Rosário Oeste/MT, 25 de julho de 2014.

Copa 2014

50 curiosidades sobre as cidades-sede da copa do mundo de 2014

Confira e veja coisas sobre a copa que você não sabia

reprodução

As cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 são Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá.

A cidade mais populosa é São Paulo, com 11 milhões de habitantes. A menos populosa é Cuiabá, com 570 mil moradores.

A mais antiga é Recife, fundada em 1537. A mais nova é Brasília, que foi inaugurada em 1960. Há, no entanto, quem diga que a mais antiga é o Rio de Janeiro.

Das 12 cidades-sede, três chegaram a ser capital do Brasil: Salvador, Rio de Janeiro e Brasília (a atual capital).

Entre as cidades-sede, seis abrigaram jogos da Copa das Confederações de 2013: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza.

A abertura da Copa do Mundo será em São Paulo e o encerramento (diga-se, a grande final) deve ser no Rio de Janeiro.

As cidades-sede que devem receber mais jogos serão Brasília (7 jogos), Rio de Janeiro (7 jogos), São Paulo (6 jogos), Fortaleza (6 jogos), Salvador (6 jogos) e Belo Horizonte (6 jogos).

O primeiro jogo ocorrerá em 12 de junho, em São Paulo, e será entre Brasil e Croácia. O último será no Rio de Janeiro em 13 de julho, entre os vencedores das partidas das semifinais.

O maior estádio da Copa é o Maracanã, com capacidade para 79 mil torcedores. O segundo é o Estádio Nacional, com 70 mil lugares.

Situado em Brasília, o Estádio Nacional foi o mais caro do torneio. Os custos chegaram a 1,7 bilhão de reais (detalhe: o Estádio Nacional é o terceiro mais caro do mundo).

O Estádio Nacional é também chamado de estádio Mané Garrincha. Ele recebeu esse nome em homenagem ao jogador Manuel Francisco dos Santos (1933-1983), popularmente conhecido como Garrincha.

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, recebeu esse nome porque foi fundada em 25 de dezembro.

O estádio Arena das Dunas foi assim batizado em referência às dunas de Natal, conhecidas em todo o mundo. A praia de Genipabu tem dunas que mais lembram um deserto.

Com uma população de 11.037.593 de habitantes, São Paulo é a sexta cidade mais populosa do mundo, perdendo apenas para Xangai (China), Mumbai (Índia), Karachi (Paquistão), Déli (Índia) e Istambul (Turquia).

Em termos de região metropolitana, São Paulo é a quarta maior do mundo, atrás de Tóquio (Japão), Seul (Coréia do Sul) e Cidade do México (México).

O Distrito mais populoso de São Paulo é o de Grajaú (Zona Sul), com 350 mil habitantes.

O PIB de São Paulo é de R$ 320 bilhões, o que corresponde a 15% do PIB de toda a América do Sul.

Sozinha, São Paulo produz 12% do PIB do Brasil e o décimo maior PIB do mundo.

Com quase três milhões de habitantes, Salvador, a capital da Bahia, é a terceira cidade mais populosa do Brasil. É também a oitava mais populosa da América Latina.

Salvador é a capital brasileira com maior percentual de negros. Mais de 70% dos soteropolitanos (nascidos em Salvador) são descendentes de africanos.

A primeira capital do Brasil foi Salvador.

O carnaval de Salvador atrai cerca de 2 milhões de pessoas. Salvador e Recife são as cidades com os maiores carnavais do mundo.

Com 5,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, é a terceira maior aglomeração urbana do Brasil.

Chamado de Mineirão, o estádio de Belo Horizonte para a Copa de 2014, foi durante muito tempo o segundo maior estádio coberto do mundo.

Belo Horizonte é porta de entrada para algumas das mais interessantes cidades históricas do Brasil, como Mariana, Congonhas e Ouro Preto.

Manaus, no Amazonas, é uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. Não é sem motivo que é o 10º maior destino turístico do país.

A região metropolitana de Manaus é a sexta maior do Brasil e a primeira do Norte. Manaus é também a sexta cidade mais rica do Brasil.

A Zona Franca de Manaus abriga 430 empresas, a maioria de produtos eletrônicos. Graças a ela, Manaus arrecada 60% dos impostos da região Norte.

Com mais de 2,5 milhões de habitantes, Brasília é a quarta cidade mais populosa do Brasil.

Brasília é uma das unidades do Distrito Federal que, vale lembrar, é dividido em regiões administrativas (o que equivalente a municípios). As mais conhecidas regiões administrativas são: Gama, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Paranoá.

Você sabia que os moradores de Brasília não elegem prefeito? Lá, só existe voto para deputado, senador, governado e presidente. Se é assim, quem ocupa o lugar do prefeito? O governador do Distrito Federal.

Dados do ano 2.000 indicavam que mais da metade da população de Brasília era formada por imigrantes - ou seja, a maioria dos brasilienses não nasceu lá.

Porto Alegre é a capital mais ao sul do Brasil.

Porto Alegre é ao lado de Curitiba uma das capitais com maior número de descendentes de europeus. O estado do Rio Grande do Sul recebeu uma grande porcentagem de imigrantes portugueses, italianos e alemães.

O estádio Arena Pantanal, em Cuiabá, recebeu esse nome em referência ao Pantanal, um dos principais ecossistemas da América do Sul. A cidade fica a 100 quilômetros do Pantanal.

Cuiabá e Curitiba quase foram excluídas pela FIFA da Copa do Mundo de 2014 devido ao atraso nas obras de suas arenas.

Com mais 1,5 milhões de habitantes, Recife é a terceira cidade mais populosa do Nordeste, seguida de Salvador e Fortaleza.

Recife foi erguida entre os rios Beberibe e Capiberibe. Por ter crescido nas margens desses rios é até hoje chamada de “a Veneza do Nordeste”.

O estado de Pernambuco abriga o maior parque tecnológico do Brasil, situado no bairro recifense de Recife Antigo.

Com uma população de 1.848.943 habitantes, Curitiba é a oitava cidade mais populosa do Brasil e a mais populosa da região Sul.

A região metropolitana de Curitiba é formada por 26 municípios, onde vivem quase 3 milhões de pessoas.

Curitiba é a capital mais fria do Brasil. No inverno, a temperatura pode chegar a 0º C. Chegou a nevar na cidade em julho de 2013.

O Brasil tem cinco entre as seis capitais mais verdes da América Latina. O título de cidade mais verde da região ficou com Curitiba.

A cidade do Rio de Janeiro possui o 2º maior PIB do Brasil e o 30º do mundo.

A ponte Rio-Niterói, que liga as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, mede 13.290 metros, o que faz dela uma das mais extensas pontes do mundo.

O Estádio do Maracanã foi construído por ocasião da Copa do Mundo de 1950. Aliás, Maracanã significa “semelhante a um chocalho” em tupi-guarani, em virtude do som dos papagaios (o maracanã-guaçu) que viviam na região.

O Maracanã serviu de palco de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e servirá para os Jogos Olímpicos de 2016.

O Rio de Janeiro é o principal destino turístico do Hemisfério Sul.

Fortaleza, no Ceará, é a segunda cidade mais populosa do Nordeste e a quinta do Brasil.

 

O primeiro estádio pronto para a Copa de 2014 foi o Castelão (homenagem ao ex-governador cearense Plácido Castelo), em Fortaleza.

http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2014/03/50-curiosidades-sobre-as-cidades-sede.html

Postado em: 24 de março de 2014

Você pode se interessar por
Comentários

Agenda

Comente Aqui

  • Edil

    Para: Filho de Chocadeira F Calixto

    esses recados que estão sendo publicados são da mesma pessoa e eu Edil não sou dono de Empresa quanto a dor que eu me referi que estou sentido é sobre a perda de uma filha recentemente é só isso que eu quero dizer para esse safado respeite a dor e o sentimento dos outros que para mim não passa de um desocupado, agora quantas obras a empresa do tuca fez, basta você olhar o prédio da antiga Telemat que foi construída lá pelos anos 80 e se você quer saber ? tem mais várias casas que passaram pela mão dele inclusive, hoje se você aquele cinema do jeito que está foi obra passado por ele, e para o seu conhecimento ele tem para mais de 30 anos na área de construção, agora se você está com dor de cotovelo concorra igual a ele e que vença o melhor, o menor preço e se ele faz serviço na escola marechal é porque tem competência e , tem mais, chega até a ele e fala pessoalmente porque esse negocio de cada hora usar o nome falso é covardia faça igual a mim se identifique

    25 de julho de 2014
  • Cidadão

    Para: Paulo

    Agradeço o elogio. Não entendi da esposa; agora o que é "DESPRECIVEL, alguma ramificação do verbo anômalo de conjugação imperfeita ou mais um atestado de seu grau de capacidade mental.

    25 de julho de 2014
  • Mãe de aluno

    Para: Fernando Calixto

    A obra que eles fizeram ou fazem não é da minha conta pois não vivo do salario deles, apenas disse a verdade, que a diretora faz um excelente trabalho, junto com seu esposo, pois, com mas de trinta anos de trabalho e especialista na sua área tem um salario bem gordo, sabe Calixto acho que você esta é com uma inveja, brincadeira, deixa eles trabalharem em paz feliz daquele que vivem de obras da prefeitura, não é mesmo pois, tem uns sangue sugas que vivem da prefeitura sem fazer obra alguma e outras pessoas querendo pegar uma beirinha.

    25 de julho de 2014
  • Paulo Henrique

    Para: Fernando Calixto

    E Profª Edil vocês não tem que mostrar nada para esses malandros, faça o seguinte: Vá a delegacia e denuncie por calúnia e difamação, a Policia Civil vai inquirir este site a entregar os IP de onde partiram os e-mails aí é só esperar para aparecer os tais denunciantes. E continuem suas obras em paz.

    25 de julho de 2014
  • antonio sales

    Para: edil

    ei para de ameaçar rapaz mostre verdade edil, diga qual serviço fora do colegio e a prefeitura tua empresa faz e so falar se vc tiver verdade ele pedira desculpas, quem tem verdade nao tem medo

    24 de julho de 2014
  • só verdade

    Para: edil

    isso que o fenando calixto comentou não passa de verdade.a verdade incomoda, quando estamos cometendo algo errado e ningúem sab, ninguém tem esse chilique ,mais é só públicar na mídia ai sim vc começa a ter esse chilique, né edil?ele não mentiu em nada. a dor que vc está se referindo não passa de consciencia pessada.e isso vai muito além minha.cuidado com o passado ele de uma forma ou outra ven nos assombrar querida

    24 de julho de 2014
  • Edil

    Para: Filho de Chocadeira F Calixto

    Em primeiro lugar quero pedir para esse #?*$%#}{* que respeite a dor e o sentimento alheio. 2º Vou te responder porque para mim você é um #?*$%#}{* que não sabe que para ser feito serviço para órgãos públicos, tem que ter nota eletrônica , pagar impostos. 3º Inveja mata, principalmente em se tratando de pessoas dos mais baixos níveis. 4º Se você tem tanta raiva de mim quanto da minha família, seja capaz suficiente e cruze na minha frente. 5º Por si você está se condenando e eu bem sei o autor dessa palhaçada. Então peço me enfrente cara a cara seu  #?*$%#}{*!

    24 de julho de 2014
  • Paulo Henrique

    Para: Fernando Calixto

    Porque vc não cuida de sua vida, já que vc não está criticando ou acusando o que você quer?? As pessoas podem ir atrás de você camarada, é só pegar o IP onde você enviou esta mensagem aí sua casa vai cair e o Tuca não vai levantar ela de novo, ou vc acha que está tão escondido? Afinal qual é o problema? Vc perdeu a licitação pra eles?

    24 de julho de 2014
  • cellio macedo

    Para: TODOS

    DEUS NÃO DEIXA NINGUÉM Á ESPERA A NÃO SER QUE JULGUE SER BENÉFICO

    24 de julho de 2014
  • fernando calixto

    Para: mae

    vc sabe que eles vivem so para prefeitura, mi mostra uma obra do colegio que eles nao fizeram durante 20 anos mi prova ai eu retiro que disse... nao to criticando e sim falando a verdade, e so mi falarem onde ele trabalha e mi mostra uma obra que e particular ja que ele tem construtora ok

    23 de julho de 2014
  • Esperança Mãe de Aluno do Mare

    Para: Fernando Calixto, Prof do Mare

    Boa Tarde, fiquei sabendo pelo meu querido filho dessas conversas fiada que estão saindo sobre a atual diretora e sua família, me envergonha ver que tem gente que chega tão baixo capaz de falar essas barbaridades de pessoas, que fazem tanto pelos nossos filhos, eu conheço e reconheço o seu trabalho diretora, não liga para esse povo, que ao invés de conquistar alguma coisa na vida fica criticando quem corre atrás e conquista com trabalho prestado dignidade e competência, o que me dói mais é saber que os melhores diretores que tem dentro da cidade esta prestes a aposentar, você é importante porque mostra serviço, por isso você não tem concorrência nas eleições, pois o que importa para nós pais é o serviço prestado e você o faz muito bem, não preciso dizer nada basta olhar na sua atuação e ver o serviço prestado durante a sua gestão, não liga para os invejosos pois meus filhos e netos precisam de seus serviços, muito obrigado, Há me faça um favor diga para seu esposo, que não ligue para os comentários, isso me parece dor de cotovelo, pois, quem sabe quanto custa uma diária de pedreiro saberá calcular perfeitamente que ele não tem lucro nós serviços prestados ai, ele faz por você diretora, e outra coisa espero que ele pegue todas as obras que vier para o município, por que assim o dinheiro vai girar pelo menos um pouco dentro da nossa cidade, e você Fernando acha que é o povo de fora que é bom, para de ser invejoso e vai correr atrás de serviço para ocupar o seu tempo, pois quem não tem o que fazer fica falando mal dos outros e ainda se passando por outra pessoa.

    22 de julho de 2014
  • produto de soja

    Para: dr. elvin

    Parabens dr. o senhor nos alertou quanto o maltrato com os pacientes do Hospital Amparo dirigido por uma tal de rebeka, mandando servir osso de cachorro com arroz todos os dias para pacientes internados. Isso é desumanidade.foi bom o senhor dr. dar esse alerta, pois isso é caso de policia.

    22 de julho de 2014
  • paulo

    Para: cidadão

    que bom seria, se seus atos fossem tão bom quanto suas escritas, escreve bonito, com certeza deve falar bonito também. vc deve criar alguém com essa alimentação que vc chamou de ração.sab quem é sua esposa. que não passa de uma jumenta, que toma chifre e não faz nada éssa sim pode ser considerada uma animal.HOMEM DE PALAVRAS BONITAS E ATITUDES DESPRECIVEL.

    22 de julho de 2014
  • Cidadão

    Para: Alguem

    Diante de um posicionamento tão chulo e desrespeitoso, tendo abandonado as idéias e partido para ofensas morais, retiro a minha limitada sapiência diante de um espirito tão carente de bons propósitos e uma educação aceitável. Retiro-me por julga-la enfezada.

    22 de julho de 2014
  • produtor soja

    Para: dr elvim

    vc ta com razao, e vergonha, a ex diretora vejo na rua com cara cinica e niguem faz nada , ela desvia dinheiro do hospital e fica por si mesmo, vejo a prefeitura abarotada de puxa sacos fazendo festinha de aniversario e os pacientes comendo osso e vergonha termos um municipio que arecada tanto dinheiro e nao e usado na cidade, eu pago muitos impostos e nao vejo sendo aplicados e vergonha, e cidade muito suja e de admistraçao fraca, da vergonha ver cidade que eu gosto ta assim, so fico aki por que meus filhos gostam e sao rosarienses , da saudade da rosario oeste 1987 quando cheguei aki ,vindo parana

    21 de julho de 2014
  • Dr,elvin

    Para: diretora do hospítal amparo

    Estive este final de semana visitando a tia de minha mãe e fiquei aterrorizado de ver a comida que é servida para os pacientes. Uma vergonha nem favelados comem dessa maneira. Uma comida totalmente contraria as exsigencias do Conselho estadual , em vez de uma comida com muitas verduras e leve, servem osso para pacientes como se eles fossem cachorros. Irei entrar com uma representação junto ao Conselho Estadual de Saúde e tambem na promotoria para mostrar o descaso com os doentes desse hospital amparo. Pedi a minha mãe que retirasse a minha tia o mais urgente possivel pois se não ela iria se entoxicar com esse alimento de quinta categoria. Outra o mesmo osso que é servido no almoço para os pacientes é servido na janta. Isto é uma vergonha. Sr. Conselheiro da saúde de rosario oeste vê esse descaso urgente.

    21 de julho de 2014
  • Morador do bairro monjolo

    Para: Umberto, Pref. de Rosário

    Estamos sofrendo muito com poeira, aqui no bairro monjolo! Por favor, manda esse caminhão pipa, passar aqui, rua do campo.

    21 de julho de 2014
  • alguém

    Para: cidadão

    agora não é mais médico, é professor de letraskkkkkkkkkkkkkk.é triste não ter oque fazer. que vocabulário maravilhoso. doutor , agora professor oque será a por vir. não pssa de um pisicopatakkkkkkkkkkkkk. tudo isso é sonho de que? de não ter uma mulher chifruda, um filho noiado. uma filha prostituta?

    21 de julho de 2014
  • mais uma vez

    Para: promotoria

    Vcs estão atuando em que município pois aqui em Rosário Oeste não vejo acontecer nada, só uns exemplos carro de som fazendo propaganda passando 7 horas da manhã, lanchonete fazendo musica ao vivo até 2 horas da manhã , motoqueiros fazendo baderna carro de som passando de madrugada com o som no ultimo e ninguém toma providencias, denunciar pra policia militar não adianta nada pois se eles trabalhassem do jeito como eles andam bem fardados e perfumados nossa cidade não estaria neste caos, ta mesmo uma palhaçada tomem providencias e divulguem para a população que vcs estão trabalhando.

    19 de julho de 2014
  • Cidadão

    Para: Alguem

    Enfezado individuo, a sua rasteira linguagem, o aproxima das bestas pervertidas, as quais defendes. Seu analfabetismo vai além do Léxico, aonde aponto que não existe "TUBULAÇÔES; O Médico diagnostica seus Clientes e não CRIENTE; E atos de cunho ofensivo a mora , são atos libidinosos e não DELIBIDINOSO. Feito este introito, aonde já me dá ideia da sua incipiente capacidade mental. Te assevero que na minha família não reina a perfeição, mas por graça divina não possuo os quadros que apresentas-te o que deve ser dolorido, assim como ter um neófito metido a orientador e analfabeto como você no seio familiar. Nas primeiras letras é um tapado, não se atire em pensamentos mais elaborados pois quem nasceu para jumento assim deve permanecer. Como logrei exito na sua identificação personalística, faço voto que permaneças sendo pelego de quem te dá a ração.

    18 de julho de 2014
AVISO LEGAL
Opinião
  • Banner
Clima
Horóscopo