Rosário Oeste/MT, 31 de julho de 2014.

Copa 2014

50 curiosidades sobre as cidades-sede da copa do mundo de 2014

Confira e veja coisas sobre a copa que você não sabia

reprodução

As cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 são Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá.

A cidade mais populosa é São Paulo, com 11 milhões de habitantes. A menos populosa é Cuiabá, com 570 mil moradores.

A mais antiga é Recife, fundada em 1537. A mais nova é Brasília, que foi inaugurada em 1960. Há, no entanto, quem diga que a mais antiga é o Rio de Janeiro.

Das 12 cidades-sede, três chegaram a ser capital do Brasil: Salvador, Rio de Janeiro e Brasília (a atual capital).

Entre as cidades-sede, seis abrigaram jogos da Copa das Confederações de 2013: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza.

A abertura da Copa do Mundo será em São Paulo e o encerramento (diga-se, a grande final) deve ser no Rio de Janeiro.

As cidades-sede que devem receber mais jogos serão Brasília (7 jogos), Rio de Janeiro (7 jogos), São Paulo (6 jogos), Fortaleza (6 jogos), Salvador (6 jogos) e Belo Horizonte (6 jogos).

O primeiro jogo ocorrerá em 12 de junho, em São Paulo, e será entre Brasil e Croácia. O último será no Rio de Janeiro em 13 de julho, entre os vencedores das partidas das semifinais.

O maior estádio da Copa é o Maracanã, com capacidade para 79 mil torcedores. O segundo é o Estádio Nacional, com 70 mil lugares.

Situado em Brasília, o Estádio Nacional foi o mais caro do torneio. Os custos chegaram a 1,7 bilhão de reais (detalhe: o Estádio Nacional é o terceiro mais caro do mundo).

O Estádio Nacional é também chamado de estádio Mané Garrincha. Ele recebeu esse nome em homenagem ao jogador Manuel Francisco dos Santos (1933-1983), popularmente conhecido como Garrincha.

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, recebeu esse nome porque foi fundada em 25 de dezembro.

O estádio Arena das Dunas foi assim batizado em referência às dunas de Natal, conhecidas em todo o mundo. A praia de Genipabu tem dunas que mais lembram um deserto.

Com uma população de 11.037.593 de habitantes, São Paulo é a sexta cidade mais populosa do mundo, perdendo apenas para Xangai (China), Mumbai (Índia), Karachi (Paquistão), Déli (Índia) e Istambul (Turquia).

Em termos de região metropolitana, São Paulo é a quarta maior do mundo, atrás de Tóquio (Japão), Seul (Coréia do Sul) e Cidade do México (México).

O Distrito mais populoso de São Paulo é o de Grajaú (Zona Sul), com 350 mil habitantes.

O PIB de São Paulo é de R$ 320 bilhões, o que corresponde a 15% do PIB de toda a América do Sul.

Sozinha, São Paulo produz 12% do PIB do Brasil e o décimo maior PIB do mundo.

Com quase três milhões de habitantes, Salvador, a capital da Bahia, é a terceira cidade mais populosa do Brasil. É também a oitava mais populosa da América Latina.

Salvador é a capital brasileira com maior percentual de negros. Mais de 70% dos soteropolitanos (nascidos em Salvador) são descendentes de africanos.

A primeira capital do Brasil foi Salvador.

O carnaval de Salvador atrai cerca de 2 milhões de pessoas. Salvador e Recife são as cidades com os maiores carnavais do mundo.

Com 5,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, é a terceira maior aglomeração urbana do Brasil.

Chamado de Mineirão, o estádio de Belo Horizonte para a Copa de 2014, foi durante muito tempo o segundo maior estádio coberto do mundo.

Belo Horizonte é porta de entrada para algumas das mais interessantes cidades históricas do Brasil, como Mariana, Congonhas e Ouro Preto.

Manaus, no Amazonas, é uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. Não é sem motivo que é o 10º maior destino turístico do país.

A região metropolitana de Manaus é a sexta maior do Brasil e a primeira do Norte. Manaus é também a sexta cidade mais rica do Brasil.

A Zona Franca de Manaus abriga 430 empresas, a maioria de produtos eletrônicos. Graças a ela, Manaus arrecada 60% dos impostos da região Norte.

Com mais de 2,5 milhões de habitantes, Brasília é a quarta cidade mais populosa do Brasil.

Brasília é uma das unidades do Distrito Federal que, vale lembrar, é dividido em regiões administrativas (o que equivalente a municípios). As mais conhecidas regiões administrativas são: Gama, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Paranoá.

Você sabia que os moradores de Brasília não elegem prefeito? Lá, só existe voto para deputado, senador, governado e presidente. Se é assim, quem ocupa o lugar do prefeito? O governador do Distrito Federal.

Dados do ano 2.000 indicavam que mais da metade da população de Brasília era formada por imigrantes - ou seja, a maioria dos brasilienses não nasceu lá.

Porto Alegre é a capital mais ao sul do Brasil.

Porto Alegre é ao lado de Curitiba uma das capitais com maior número de descendentes de europeus. O estado do Rio Grande do Sul recebeu uma grande porcentagem de imigrantes portugueses, italianos e alemães.

O estádio Arena Pantanal, em Cuiabá, recebeu esse nome em referência ao Pantanal, um dos principais ecossistemas da América do Sul. A cidade fica a 100 quilômetros do Pantanal.

Cuiabá e Curitiba quase foram excluídas pela FIFA da Copa do Mundo de 2014 devido ao atraso nas obras de suas arenas.

Com mais 1,5 milhões de habitantes, Recife é a terceira cidade mais populosa do Nordeste, seguida de Salvador e Fortaleza.

Recife foi erguida entre os rios Beberibe e Capiberibe. Por ter crescido nas margens desses rios é até hoje chamada de “a Veneza do Nordeste”.

O estado de Pernambuco abriga o maior parque tecnológico do Brasil, situado no bairro recifense de Recife Antigo.

Com uma população de 1.848.943 habitantes, Curitiba é a oitava cidade mais populosa do Brasil e a mais populosa da região Sul.

A região metropolitana de Curitiba é formada por 26 municípios, onde vivem quase 3 milhões de pessoas.

Curitiba é a capital mais fria do Brasil. No inverno, a temperatura pode chegar a 0º C. Chegou a nevar na cidade em julho de 2013.

O Brasil tem cinco entre as seis capitais mais verdes da América Latina. O título de cidade mais verde da região ficou com Curitiba.

A cidade do Rio de Janeiro possui o 2º maior PIB do Brasil e o 30º do mundo.

A ponte Rio-Niterói, que liga as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, mede 13.290 metros, o que faz dela uma das mais extensas pontes do mundo.

O Estádio do Maracanã foi construído por ocasião da Copa do Mundo de 1950. Aliás, Maracanã significa “semelhante a um chocalho” em tupi-guarani, em virtude do som dos papagaios (o maracanã-guaçu) que viviam na região.

O Maracanã serviu de palco de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e servirá para os Jogos Olímpicos de 2016.

O Rio de Janeiro é o principal destino turístico do Hemisfério Sul.

Fortaleza, no Ceará, é a segunda cidade mais populosa do Nordeste e a quinta do Brasil.

 

O primeiro estádio pronto para a Copa de 2014 foi o Castelão (homenagem ao ex-governador cearense Plácido Castelo), em Fortaleza.

http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2014/03/50-curiosidades-sobre-as-cidades-sede.html

Postado em: 24 de março de 2014

Você pode se interessar por
Comentários

Agenda

Comente Aqui

  • Paulo Henrique

    Para: agricultor

    Oi agricultor, que bom que vc paga seus impostos, isso não é mais que obrigação nossa, parabéns pela árdua tarefa de alimentar as pessoas, porém lembre-se que pagamos pela comida que vosmecê produz, assim quero dizer que nesta vida -salvo em raras exceções- não estamos a fazer favores para os outros e sim a trocá-los por meio de dinheiro. Creio que vossa senhoria vai ser bem atendido em Rosário Oeste, temos comércios muito bons, com preços ótimos, tá certo que tem uns que parece que estamos fazendo favor de ir comprar lá, mais vou permitir indicar-lhe alguns que considero bons em atendimento e preço: Polo Centro, Conquista, Bambil, Sup do Germano (N. Srª. Ap) etc.

    31 de julho de 2014
  • indignado

    Para: todos

    tentei ligar no numero da ouvidoria da prefeitura que tem no cartaz e não consegui..... ele tá funcionando? alguém sabe?

    30 de julho de 2014
  • Cinderela

    Para: Moralistas e/ou a quem servir

    Ao apontar um dedo para o outro, três outros aponta para si; Quando se fala TODOS, o interlocutor também se inclui. Os críticos do comportamento social da população Rosariense, desconhece que a mazela de falar sem conhecimento de causa, a popular FOFOCA, é uma coisa intrinsecado do ser humano e não uma particularidade privativa dos habitante deste rincão, se outras cidades vivem um momento histórico econômico favorável, se dá pela conjuntura nacional e não por desempenho regional ou local. Se não sabes , está terra já foi o maior centro econômico do estado e a sua população mais homogênea que na atualidade. Com os mesmos comportamentos de apontar os ABUSOS cometidos pelos que ESTÂO no cargo de mando. Só se interessa pelo silencio os que estão no poder ou quem dele se beneficia. Portanto, continuem a defender seus interesses população, grite, denuncie, aponte e se for o caso derrube os incautos administradores desonestos ou incompetente.E para os que de fora querem ditar regras: Colher de fora não se intromete em panela alhia; Caminho de feio é de onde veio. Está cidade nasceu, existe e assim permanecerá, com o povo que tem e será melhor sem intromissão indevida de AD ARGUMENTO de sapiência, como a sua. SEU PAU MANDADO.

    30 de julho de 2014
  • rener de oliveira

    Para: rosarienses

    Segundo atendente e algumas enfermeiras, disseram ao nosso portal editorial, de que a comida do hospital é só osso com arroz para os doentes. Isso é uma vergonha. Sr.presidente do conselho muncipal,gilberto loureiro voce é uma negação, porque não investiga a diretora do hospital amparo a dona rebeca, com essa comida para porco e que é servido no almoço e na janta a mesma coisa. isto traz prejuizo para as pessoas que se encontram doentes.rebeca voce é uma decepção.final do ano espero que os socios de um basta na sua atuação.

    30 de julho de 2014
  • silveira

    Para: prefeito

    o povão está gritando preeito quando o sr. vai pedir para instalar 3G aqui nesta cidade. Há ta certo o sr. é ainda do tempo da maquina de datilografia. Se mexe prefeito.

    30 de julho de 2014
  • José Oliveira

    Para: Célio Macedo

    Qual é o problema de asfaltar uma rua? Cada coisa tem sua verba distinta, não se está tirando dinheiro da saúde, educação etc para isso. acho que você deveria é parar de faltar ao serviço seu, que é algo rotineiro e toda cidade sabe, pelo menos uma falta por semana, toda semana, aí num dá, eu que pago seu salário!!

    30 de julho de 2014
  • agricultor

    Para: paulo henrique

    tenho vinte funcionarios todos registrados, nao dependo de prefeitura, so quero que a cidade mi de suporte necessario para morar aqui, nao mi importo de ir 200 km para chegar nova mutum sei que la serei bem atendido, la meu filho todo mundo trabalha e eu quero rosario desenvolva tambem gosto dessa terra , pago meus impostos em dia , nao tenho culpa dos gestores nao conhecer potencial do municipio

    30 de julho de 2014
  • cellio macedo

    Para: todos

    sabe aquelas noticias que,é deficil de acreditar?pois elas existem.fiquei sabendo,que o nosso glorioso ministério publico de rosário oeste,que por sinal esta erguendo um palacete,nesta humilde cidade.com o dinheiro do contribuinte,nada contra.mesmo tendo ganho o terreno ao lado da prefeitura,da gestão do ex prefeito joemil araujo,esta agora,tentando fazer que o atual gestor providencie asfaltar aquela rua aos fundos da prefeitura;que dará acesso ao novo palacete.tanta coisa mais importante pra se resolver,como por exemplo o péssimo serviço de telefonia móvel nessa cidade.que resposta o ministério publico tem?só falta construir uma nova sede do legislativo!e aí teremos a praça dos três poderes.

    29 de julho de 2014
  • Esperança

    Para: Maria

    Olá, não te conheço, mas já gostei de você, é de pessoas como você que Rosário Oeste precisa, pessoa séria que cuida da própria vida e corre atras para conseguir conquistar a própria vitória, aqui em Rosário muitas pessoas ficam perdendo tempo cuidando da vida alheia, falando mal dos outros, desmoralizando pessoas ao invés de cuidar da própria vida, e fazer com a cidade torne uma cidade respeitada. Eu tenho a esperança que um dia ao invés das pessoas criticarem estarão correndo atras para novas conquistas tanto pessoal como para nossa cidade. Um forte abraço e que sua vida seja cheia de realizações.

    29 de julho de 2014
  • Maria Clara

    Para: Os moradores de Rosario Oeste

    Por acaso entrei no site da cidade por ser filha da cidade e ha muito tempo ter me mudado FELIZMENTE, pois ai so tem um povinho invejoso e desocupado que fica com esses tipos de assunto ofendendo as pessoas, preocupado com a vida alheia, por isso que essa cidade não vai pra frente entra ano e sai ano é a mesma olha as cidades vizinhas e vejam a diferença mais é que nesses lugares so existe gente trabalhador que sai cedo e chega á noite cansado de trabalhar para o progresso da cidade. Rosario esta parecendo cidade de lavadeira e BICHAS LOUCAS PRA DAR .........Vao trabalhar e deixe os outros trabalharem em paz INVEJA MATA E Atrasa o progresso da cidade.

    29 de julho de 2014
  • Paulo Henrique

    Para: agricultor

    Muito bem senhor agricultor, vc deve estar indo a Nova Mutum porque quer aparecer, bancar uma de dono de fazenda, aqui temos uma rede de mercados que podem atender seus desejos e ai sim vc estará ajudando o município. Rosário Oeste já motivo de muita chacota, agora aparece tipos igual você que deve ser um assentado do MST querendo dar uma de patrão, nossa pequena Rosário sempre acolhe , agora se não gostas e não pode fazer nada , vá embora, quem gosta paga seus impostos e colabora de forma efetiva e não fica aí colocando textos incompreensíveis. O Banco do Brasil fica na Praça Manuel Loureiro.

    29 de julho de 2014
  • agricultor

    Para: paulo henrique

    pois vc fala assim pois a cidade nao tem nada a oferecer , tenho que ir nova mutum fazer minhas compras para fazenda e vc deve ser mais um funcionario publico que nao tem mentalidade e quer que rosario seja sempre cidade pobre , todos queremos uma bela cidade, vc ja foi nova mutum , la povo quer cidade para todos com emprego e igualdade social e nao na miseria como vive

    28 de julho de 2014
  • Paulo Henrique

    Para: Quem quiser

    Agora deu para aparecer um monte de pseudoagricultores em R Oeste dizendo que aqui é nova ou a última fronteira agrícola de MT. pois bem, o Banco do Brasil está aí para financiar esses senhores, cabendo a prefeitura a manutenção da estradas municipais, ao estado as estrada estaduais.

    28 de julho de 2014
  • cleber bethunne

    Para: prefeito

    vergonha e cidade tao historica e antiga nao ter desenvolvimento, rosario tem aptidao para lavoura mas as pessoas nao investem por que nao tem ajuda poder publico, so destribuir csta basica para populaçao nao e desenvolvimento.

    28 de julho de 2014
  • familia silva

    Para: prefeito

    Prefeito tenho filhos que estudam fora e nas férias vem para cá, pois aqui é a cidade deles, e quando chegam aqui depara com a falta de tecnologia de 3 G que todas as cidades já possuem.É uma vergonha sua prefeito, pois você não age para correr atras e implantar esse recurso tecnologico para os estudantes e todos desta cidade que vivem anos e anos com a imcompetencia de maus administradores municipais. Procure atender os anseios dos estudantes, se você quizer vamos marcar uma audiencia com esses jovens e voce verá prefeito o quanto vai ser vaiado pela sua má administração.

    27 de julho de 2014
  • filhos de Rosario Oeste

    Para: Prefeito

    Veja bem, prefeito é uma vergonha uma cidade como a nossa terra natal não disponibilizar do atendimento ou melhor instalação de 3G. Todas as cidades de mato grosso já possui esse serviço. Mas o sr. não esta nem aí . Procure fazer esforços para a implantação do 3G em nossa cidade, o sr. que no palanque na época da eleição mentiu bastante. Ve se age prefeito os jovens e os empresarios precisam desse artificio. Outra em todas as cidades aí do nortão a mais de 500 km da capital, pega mais de um canal de tv de Cuiabá, e rosario oeste a 96 km só recebe 3 canais. Isto porque o sr. não tem interessa de ir nas outras emissoras e pedir para fazer ou melhor instalar outros canais existente em cuiabá. Se mexe prefeito, estamos esperando o sr. vir com o seu primo deputado pedir votos, você verá a resposta que daremos .

    27 de julho de 2014
  • agropecuaria lima

    Para: todos

    É vergonhoso ver noticias de falta de respeito com os pacientes do hospital amparo dirigida por essa incopetente diretora rebeca . Fazer osso com arroz todos os dias de ainda servir o resto na janta para os doentes enfraquecidos é uma vergonha. segundo a atendente zislaine diz qe isso é rotina vem na hora do almoço e comprova.

    26 de julho de 2014
  • editorial

    Para: tdos os rosarienses

    segundo a informação que nos chegou ao nosso editorial atraves dr. elvin é muita falta de vergonha, essa diretora rebeca mandar fazer osso cosido para dar aos pcientes em estado de convalescencia. Isso é contra as deritrizes do conselho mundial de saúde.Segundo dr o que é mais vergonhoso é que a mesma comida repete a janta, que deve segundo o dr.elvin, faz um mal horrivel aos pacientes. doentes.Conclamo aqui onselhero municipal dde saúde de rosario oeste, sr Gilberto loureiro que fiscalize esse cardapio diario e faça um BO para que seja tomada as providencias. Porque segundo algumas enfermeias essa diretora rebeca no passado não fez nada em prol o hosital amparo Tai apenas para porque ninguem quiz responsabilizar então se ofereceu para assumir mas não tem competencia. Esta na hora dos socios vetarem a continuação dessa diretora que autoriza essa porcanalha de comida para os sofridos doentes.

    26 de julho de 2014
  • luciana zanitte

    Para: todos

    mi envergonha ver nossa cidade nao ter plano diretor eficiente pois tem grandes agricultores plantando lavouras em nossa regiao mas nao tem nada na cidade para dar suporte ai o agricultor tem que ir a nova mutum fazer tuas compras pois nao a nada em nossa cidade que vergonha

    26 de julho de 2014
  • antonio

    Para: prefeitura

    sr.prefeito vc tem apoiar o produtor soja do municipio, conseguir armazens va na aprosoja, rosario ja e nova fronteira agricola

    26 de julho de 2014
AVISO LEGAL
Opinião
Clima
Horóscopo