• Whats'app (65) 9643 7059

Rosário Oeste/MT, 26 de outubro de 2014.

Postado em: 24 de março de 2014        Fonte: http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2014/03/50-curiosidades-sobre-as-cidades-sede.html

Copa 2014

50 curiosidades sobre as cidades-sede da copa do mundo de 2014

Confira e veja coisas sobre a copa que você não sabia

reprodução

As cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 são Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá.

A cidade mais populosa é São Paulo, com 11 milhões de habitantes. A menos populosa é Cuiabá, com 570 mil moradores.

A mais antiga é Recife, fundada em 1537. A mais nova é Brasília, que foi inaugurada em 1960. Há, no entanto, quem diga que a mais antiga é o Rio de Janeiro.

Das 12 cidades-sede, três chegaram a ser capital do Brasil: Salvador, Rio de Janeiro e Brasília (a atual capital).

Entre as cidades-sede, seis abrigaram jogos da Copa das Confederações de 2013: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza.

A abertura da Copa do Mundo será em São Paulo e o encerramento (diga-se, a grande final) deve ser no Rio de Janeiro.

As cidades-sede que devem receber mais jogos serão Brasília (7 jogos), Rio de Janeiro (7 jogos), São Paulo (6 jogos), Fortaleza (6 jogos), Salvador (6 jogos) e Belo Horizonte (6 jogos).

O primeiro jogo ocorrerá em 12 de junho, em São Paulo, e será entre Brasil e Croácia. O último será no Rio de Janeiro em 13 de julho, entre os vencedores das partidas das semifinais.

O maior estádio da Copa é o Maracanã, com capacidade para 79 mil torcedores. O segundo é o Estádio Nacional, com 70 mil lugares.

Situado em Brasília, o Estádio Nacional foi o mais caro do torneio. Os custos chegaram a 1,7 bilhão de reais (detalhe: o Estádio Nacional é o terceiro mais caro do mundo).

O Estádio Nacional é também chamado de estádio Mané Garrincha. Ele recebeu esse nome em homenagem ao jogador Manuel Francisco dos Santos (1933-1983), popularmente conhecido como Garrincha.

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, recebeu esse nome porque foi fundada em 25 de dezembro.

O estádio Arena das Dunas foi assim batizado em referência às dunas de Natal, conhecidas em todo o mundo. A praia de Genipabu tem dunas que mais lembram um deserto.

Com uma população de 11.037.593 de habitantes, São Paulo é a sexta cidade mais populosa do mundo, perdendo apenas para Xangai (China), Mumbai (Índia), Karachi (Paquistão), Déli (Índia) e Istambul (Turquia).

Em termos de região metropolitana, São Paulo é a quarta maior do mundo, atrás de Tóquio (Japão), Seul (Coréia do Sul) e Cidade do México (México).

O Distrito mais populoso de São Paulo é o de Grajaú (Zona Sul), com 350 mil habitantes.

O PIB de São Paulo é de R$ 320 bilhões, o que corresponde a 15% do PIB de toda a América do Sul.

Sozinha, São Paulo produz 12% do PIB do Brasil e o décimo maior PIB do mundo.

Com quase três milhões de habitantes, Salvador, a capital da Bahia, é a terceira cidade mais populosa do Brasil. É também a oitava mais populosa da América Latina.

Salvador é a capital brasileira com maior percentual de negros. Mais de 70% dos soteropolitanos (nascidos em Salvador) são descendentes de africanos.

A primeira capital do Brasil foi Salvador.

O carnaval de Salvador atrai cerca de 2 milhões de pessoas. Salvador e Recife são as cidades com os maiores carnavais do mundo.

Com 5,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, é a terceira maior aglomeração urbana do Brasil.

Chamado de Mineirão, o estádio de Belo Horizonte para a Copa de 2014, foi durante muito tempo o segundo maior estádio coberto do mundo.

Belo Horizonte é porta de entrada para algumas das mais interessantes cidades históricas do Brasil, como Mariana, Congonhas e Ouro Preto.

Manaus, no Amazonas, é uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. Não é sem motivo que é o 10º maior destino turístico do país.

A região metropolitana de Manaus é a sexta maior do Brasil e a primeira do Norte. Manaus é também a sexta cidade mais rica do Brasil.

A Zona Franca de Manaus abriga 430 empresas, a maioria de produtos eletrônicos. Graças a ela, Manaus arrecada 60% dos impostos da região Norte.

Com mais de 2,5 milhões de habitantes, Brasília é a quarta cidade mais populosa do Brasil.

Brasília é uma das unidades do Distrito Federal que, vale lembrar, é dividido em regiões administrativas (o que equivalente a municípios). As mais conhecidas regiões administrativas são: Gama, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Paranoá.

Você sabia que os moradores de Brasília não elegem prefeito? Lá, só existe voto para deputado, senador, governado e presidente. Se é assim, quem ocupa o lugar do prefeito? O governador do Distrito Federal.

Dados do ano 2.000 indicavam que mais da metade da população de Brasília era formada por imigrantes - ou seja, a maioria dos brasilienses não nasceu lá.

Porto Alegre é a capital mais ao sul do Brasil.

Porto Alegre é ao lado de Curitiba uma das capitais com maior número de descendentes de europeus. O estado do Rio Grande do Sul recebeu uma grande porcentagem de imigrantes portugueses, italianos e alemães.

O estádio Arena Pantanal, em Cuiabá, recebeu esse nome em referência ao Pantanal, um dos principais ecossistemas da América do Sul. A cidade fica a 100 quilômetros do Pantanal.

Cuiabá e Curitiba quase foram excluídas pela FIFA da Copa do Mundo de 2014 devido ao atraso nas obras de suas arenas.

Com mais 1,5 milhões de habitantes, Recife é a terceira cidade mais populosa do Nordeste, seguida de Salvador e Fortaleza.

Recife foi erguida entre os rios Beberibe e Capiberibe. Por ter crescido nas margens desses rios é até hoje chamada de “a Veneza do Nordeste”.

O estado de Pernambuco abriga o maior parque tecnológico do Brasil, situado no bairro recifense de Recife Antigo.

Com uma população de 1.848.943 habitantes, Curitiba é a oitava cidade mais populosa do Brasil e a mais populosa da região Sul.

A região metropolitana de Curitiba é formada por 26 municípios, onde vivem quase 3 milhões de pessoas.

Curitiba é a capital mais fria do Brasil. No inverno, a temperatura pode chegar a 0º C. Chegou a nevar na cidade em julho de 2013.

O Brasil tem cinco entre as seis capitais mais verdes da América Latina. O título de cidade mais verde da região ficou com Curitiba.

A cidade do Rio de Janeiro possui o 2º maior PIB do Brasil e o 30º do mundo.

A ponte Rio-Niterói, que liga as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, mede 13.290 metros, o que faz dela uma das mais extensas pontes do mundo.

O Estádio do Maracanã foi construído por ocasião da Copa do Mundo de 1950. Aliás, Maracanã significa “semelhante a um chocalho” em tupi-guarani, em virtude do som dos papagaios (o maracanã-guaçu) que viviam na região.

O Maracanã serviu de palco de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e servirá para os Jogos Olímpicos de 2016.

O Rio de Janeiro é o principal destino turístico do Hemisfério Sul.

Fortaleza, no Ceará, é a segunda cidade mais populosa do Nordeste e a quinta do Brasil.

 

O primeiro estádio pronto para a Copa de 2014 foi o Castelão (homenagem ao ex-governador cearense Plácido Castelo), em Fortaleza.

Você pode se interessar por
Comentários

Agenda

Comente Aqui

AVISO LEGAL
Opinião
Clima
Horóscopo


Fechar
Topo