• Whats'app (65) 9643 7059

Rosário Oeste/MT, 25 de abril de 2015.

Postado em: 24 de março de 2014        Fonte: http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2014/03/50-curiosidades-sobre-as-cidades-sede.html

Copa 2014

50 curiosidades sobre as cidades-sede da copa do mundo de 2014

Confira e veja coisas sobre a copa que você não sabia

reprodução

As cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 são Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá.

A cidade mais populosa é São Paulo, com 11 milhões de habitantes. A menos populosa é Cuiabá, com 570 mil moradores.

A mais antiga é Recife, fundada em 1537. A mais nova é Brasília, que foi inaugurada em 1960. Há, no entanto, quem diga que a mais antiga é o Rio de Janeiro.

Das 12 cidades-sede, três chegaram a ser capital do Brasil: Salvador, Rio de Janeiro e Brasília (a atual capital).

Entre as cidades-sede, seis abrigaram jogos da Copa das Confederações de 2013: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza.

A abertura da Copa do Mundo será em São Paulo e o encerramento (diga-se, a grande final) deve ser no Rio de Janeiro.

As cidades-sede que devem receber mais jogos serão Brasília (7 jogos), Rio de Janeiro (7 jogos), São Paulo (6 jogos), Fortaleza (6 jogos), Salvador (6 jogos) e Belo Horizonte (6 jogos).

O primeiro jogo ocorrerá em 12 de junho, em São Paulo, e será entre Brasil e Croácia. O último será no Rio de Janeiro em 13 de julho, entre os vencedores das partidas das semifinais.

O maior estádio da Copa é o Maracanã, com capacidade para 79 mil torcedores. O segundo é o Estádio Nacional, com 70 mil lugares.

Situado em Brasília, o Estádio Nacional foi o mais caro do torneio. Os custos chegaram a 1,7 bilhão de reais (detalhe: o Estádio Nacional é o terceiro mais caro do mundo).

O Estádio Nacional é também chamado de estádio Mané Garrincha. Ele recebeu esse nome em homenagem ao jogador Manuel Francisco dos Santos (1933-1983), popularmente conhecido como Garrincha.

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, recebeu esse nome porque foi fundada em 25 de dezembro.

O estádio Arena das Dunas foi assim batizado em referência às dunas de Natal, conhecidas em todo o mundo. A praia de Genipabu tem dunas que mais lembram um deserto.

Com uma população de 11.037.593 de habitantes, São Paulo é a sexta cidade mais populosa do mundo, perdendo apenas para Xangai (China), Mumbai (Índia), Karachi (Paquistão), Déli (Índia) e Istambul (Turquia).

Em termos de região metropolitana, São Paulo é a quarta maior do mundo, atrás de Tóquio (Japão), Seul (Coréia do Sul) e Cidade do México (México).

O Distrito mais populoso de São Paulo é o de Grajaú (Zona Sul), com 350 mil habitantes.

O PIB de São Paulo é de R$ 320 bilhões, o que corresponde a 15% do PIB de toda a América do Sul.

Sozinha, São Paulo produz 12% do PIB do Brasil e o décimo maior PIB do mundo.

Com quase três milhões de habitantes, Salvador, a capital da Bahia, é a terceira cidade mais populosa do Brasil. É também a oitava mais populosa da América Latina.

Salvador é a capital brasileira com maior percentual de negros. Mais de 70% dos soteropolitanos (nascidos em Salvador) são descendentes de africanos.

A primeira capital do Brasil foi Salvador.

O carnaval de Salvador atrai cerca de 2 milhões de pessoas. Salvador e Recife são as cidades com os maiores carnavais do mundo.

Com 5,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, é a terceira maior aglomeração urbana do Brasil.

Chamado de Mineirão, o estádio de Belo Horizonte para a Copa de 2014, foi durante muito tempo o segundo maior estádio coberto do mundo.

Belo Horizonte é porta de entrada para algumas das mais interessantes cidades históricas do Brasil, como Mariana, Congonhas e Ouro Preto.

Manaus, no Amazonas, é uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. Não é sem motivo que é o 10º maior destino turístico do país.

A região metropolitana de Manaus é a sexta maior do Brasil e a primeira do Norte. Manaus é também a sexta cidade mais rica do Brasil.

A Zona Franca de Manaus abriga 430 empresas, a maioria de produtos eletrônicos. Graças a ela, Manaus arrecada 60% dos impostos da região Norte.

Com mais de 2,5 milhões de habitantes, Brasília é a quarta cidade mais populosa do Brasil.

Brasília é uma das unidades do Distrito Federal que, vale lembrar, é dividido em regiões administrativas (o que equivalente a municípios). As mais conhecidas regiões administrativas são: Gama, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Paranoá.

Você sabia que os moradores de Brasília não elegem prefeito? Lá, só existe voto para deputado, senador, governado e presidente. Se é assim, quem ocupa o lugar do prefeito? O governador do Distrito Federal.

Dados do ano 2.000 indicavam que mais da metade da população de Brasília era formada por imigrantes - ou seja, a maioria dos brasilienses não nasceu lá.

Porto Alegre é a capital mais ao sul do Brasil.

Porto Alegre é ao lado de Curitiba uma das capitais com maior número de descendentes de europeus. O estado do Rio Grande do Sul recebeu uma grande porcentagem de imigrantes portugueses, italianos e alemães.

O estádio Arena Pantanal, em Cuiabá, recebeu esse nome em referência ao Pantanal, um dos principais ecossistemas da América do Sul. A cidade fica a 100 quilômetros do Pantanal.

Cuiabá e Curitiba quase foram excluídas pela FIFA da Copa do Mundo de 2014 devido ao atraso nas obras de suas arenas.

Com mais 1,5 milhões de habitantes, Recife é a terceira cidade mais populosa do Nordeste, seguida de Salvador e Fortaleza.

Recife foi erguida entre os rios Beberibe e Capiberibe. Por ter crescido nas margens desses rios é até hoje chamada de “a Veneza do Nordeste”.

O estado de Pernambuco abriga o maior parque tecnológico do Brasil, situado no bairro recifense de Recife Antigo.

Com uma população de 1.848.943 habitantes, Curitiba é a oitava cidade mais populosa do Brasil e a mais populosa da região Sul.

A região metropolitana de Curitiba é formada por 26 municípios, onde vivem quase 3 milhões de pessoas.

Curitiba é a capital mais fria do Brasil. No inverno, a temperatura pode chegar a 0º C. Chegou a nevar na cidade em julho de 2013.

O Brasil tem cinco entre as seis capitais mais verdes da América Latina. O título de cidade mais verde da região ficou com Curitiba.

A cidade do Rio de Janeiro possui o 2º maior PIB do Brasil e o 30º do mundo.

A ponte Rio-Niterói, que liga as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, mede 13.290 metros, o que faz dela uma das mais extensas pontes do mundo.

O Estádio do Maracanã foi construído por ocasião da Copa do Mundo de 1950. Aliás, Maracanã significa “semelhante a um chocalho” em tupi-guarani, em virtude do som dos papagaios (o maracanã-guaçu) que viviam na região.

O Maracanã serviu de palco de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e servirá para os Jogos Olímpicos de 2016.

O Rio de Janeiro é o principal destino turístico do Hemisfério Sul.

Fortaleza, no Ceará, é a segunda cidade mais populosa do Nordeste e a quinta do Brasil.

 

O primeiro estádio pronto para a Copa de 2014 foi o Castelão (homenagem ao ex-governador cearense Plácido Castelo), em Fortaleza.

Você pode se interessar por
Comentários

Dos atuais vereadores de Rosário Oeste, em qual você NÃO votaria nas eleições de 2016?



Agenda

Comente Aqui

AVISO LEGAL
Opinião
  • Banner
Clima
Horóscopo


Fechar
Topo