Governo Federal decide racionalizar máquina pública e fechar 10 ministérios

O governo iniciou nesta segunda­feira uma reforma administrativa da máquina pública. As diretrizes que guiarão o programa foram apresentadas...

00O governo iniciou nesta segunda­feira uma reforma administrativa da máquina pública. As diretrizes que guiarão o programa foram apresentadas na reunião de coordenação política realizada na manhã desta segunda­feira, no Palácio do Planalto, e expostas à imprensa pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.

“Estamos iniciando formalmente hoje um processo de reforma administrativa do governo federal. Ela já vinha sendo discutida na junta orçamentária e hoje apresentamos ao conselho político as diretrizes”, disse Barbosa. Segundo ele, o assunto será discutido pelo governo até o final de setembro.

De acordo com o ministro, são cinco diretrizes. A primeira é a de redução de dez ministérios, dos atuais 39, o que, segundo ele, levará em conta critérios “de gestão” e “também políticos, de sustentação da base”.

Além disso, as diretrizes envolvem a redução do número de secretarias dentro de cada pasta. Esses dois primeiros pontos, prosseguiu Barbosa, levam à terceira diretriz, que é a redução no número de cargos comissionados. Hoje, são 22 mil cargos comissionados, sendo que 74% são concursados.

Os dois últimos pontos dizem respeito à continuação do programa de redução de gastos de custeio, o que pode passar, por exemplo, por uma integração nos convênios para transporte de funcionários de cada ministério, disse Barbosa. Ele apontou como exemplo de sucesso o programa que centralizou as compras de passagens áreas do governo federal.

Por fim, a quinta diretriz se refere à gestão do patrimônio da União. O governo planeja oferecer às pessoas que ocupam terrenos da União a possibilidade de comprá­los, já que atualmente os ocupantes pagam uma taxa ao Estado, mas não são proprietários dos imóveis.

“O [exemplo] mais famoso é o terreno de Marinha. Estamos trabalhando para promover um programa de regularização do pagamento dos direitos à União e faremos oferta para quem está ocupando terrenos da União para que adquiram esses locais mediante pagamento antecipado”, disse o ministro.

Segundo ele, ainda não há previsão de economia com a reforma administrativa, já que ele ainda será construído até o final de setembro com os demais ministérios do governo federal. Contudo, ele ponderou que o maior ganho “será de produtividade”.

Fonte: VALOR ECONÔMICO

Nome

Destaque,2,Esportes,42,Fotos e eventos,84,Geral,1406,PAPO DE ESQUINA,6,Política,316,Regional,865,Rosário Oeste,1348,Tecnologia,90,Variedades,627,Videos,93,
ltr
item
Biorosario: Governo Federal decide racionalizar máquina pública e fechar 10 ministérios
Governo Federal decide racionalizar máquina pública e fechar 10 ministérios
http://lh3.googleusercontent.com/-A4AGp3wXFsk/Vdtr30y6E4I/AAAAAAAAt1E/PTrN51v_2Eo/00_thumb%25255B3%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh3.googleusercontent.com/-A4AGp3wXFsk/Vdtr30y6E4I/AAAAAAAAt1E/PTrN51v_2Eo/s72-c/00_thumb%25255B3%25255D.jpg?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2015/08/governo-federal-decide-racionalizar.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2015/08/governo-federal-decide-racionalizar.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy