João Balbino e demais prefeitos de MT buscam apoio dos deputados para pautas de final de mandato

A principal preocupação dos gestores é com os repasses atrasados do governo do estado que, além de comprometer a prestação de serviços para ...

CAPA_4A principal preocupação dos gestores é com os repasses atrasados do governo do estado que, além de comprometer a prestação de serviços para os cidadãos, pode prejudicar o fechamento das contas do mandato.

O Prefeito de Rosário Oeste Dr. João Balbino se reuniu com outros gestores municipais e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, que liderou um grupo de prefeitos em reunião na Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (14), em busca de apoio parlamentar para diversas pautas municipalistas. A principal preocupação dos gestores é com os repasses atrasados do governo do estado que, além de comprometer a prestação de serviços para os cidadãos, pode prejudicar o fechamento das contas do mandato. Eles foram recebidos pelo presidente da AL, Guilherme Maluf, e deputados estaduais Max Russi e Ondanir Bortolini, Nininho.

Neurilan Fraga frisou que os atrasos nos repasses para a saúde chegam a quatro meses e equivalem a cerca de R$ 5 milhões, refletindo negativamente no atendimento prestado aos munícipes. “Com a proximidade do fim do mandato o tempo para a regularização dos repasses é curto, por isso, muitos prefeitos analisam a possibilidade de acionar juridicamente o estado para receber os atrasados”, ressaltou.

O presidente da AMM também afirmou que o estado não está realizando a complementação dos recursos repassados às prefeituras do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “Foi definido que os repasses do Fethab aos municípios não seriam inferiores ao exercício anterior e, por isso, a complementação estava sendo realizada a cada quatro meses”, explicou. Entretanto, de acordo com Fraga, o repasse foi feito apenas uma vez.

Os prefeitos ainda questionaram os atrasos ocorridos nas últimas semanas nos repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS e a falta de transparência sobre os valores arrecadados. “O ICMS é uma das principais fontes de recursos para os municípios, que realizam o planejamento financeiro em cima desses valores e contam com os valores creditados em dia para pagar suas despesas”, salientou.

A sugestão do deputado Nininho foi de que as demandas sejam apresentadas ao colégio de líderes da AL, a fim de mobilizar os parlamentares para que os prefeitos não sejam prejudicados na entrega dos seus mandatos por conta dos atrasos do governo do estado.

O deputado Guilherme Maluf reconheceu a gravidade da situação enfrentada pelos prefeitos, principalmente pelo final do mandato. Ele acredita que, com a liberação do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) e a repatriação de recursos, seja possível quitar boa parte dos atrasos. Maluf prometeu levar as preocupações dos prefeitos ao governador Pedro Taques na próxima segunda-feira (17) e agendou uma reunião para quinta-feira (20) com a AMM para discutir os encaminhamentos. “Esse é um problema que só será resolvido com o envolvimento da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Governo do Estado e municípios”, pontuou.

Participaram também da reunião os prefeitos de Conquista D'Oeste, Walmir Guse; General Carneiro, Magali Vilela; Rosário Oeste, João Balbino; Nova Bandeirantes, Solange Kreidloro; Arenápolis, José Mauro Figueiredo; Nova Guarita, Francisco Endler; Porto Esperidião, Gilvan de Oliveira; Mirassol D'Oeste, Elias Leal; Torixoréu, Rafael Sá; São Pedro da Cipa, Alexandre Russi; Claudia, João Batista; Porto Estrela, Mauro André Businaro; Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa; Campos de Júlio, Dirceu Martins; de Sapezal, Ilma Grisostes.

Ambulâncias

Durante a reunião, a AMM também apresentou um levantamento como sugestão para critério de distribuição das ambulâncias adquiridas com os recursos da Assembleia. O objetivo é que tenham prioridade de atendimento os municípios mais carentes. Para elaborar a lista foram levados em conta dados sobre a frota desses veículos nas prefeituras, Índice de Desenvolvimento Humano e receita de cada um.

A proposta será apresentada na próxima semana aos demais deputados, para que a distribuição ocorra conforme a necessidade dos municípios.

Agência de Notícias da AMM

COMMENTS

Nome

Destaque,2,Fotos e eventos,63,Geral,1065,PAPO DE ESQUINA,6,Política,158,Regional,707,Rosário Oeste,1274,Tecnologia,10,Variedades,440,Videos,47,
ltr
item
Biorosario: João Balbino e demais prefeitos de MT buscam apoio dos deputados para pautas de final de mandato
João Balbino e demais prefeitos de MT buscam apoio dos deputados para pautas de final de mandato
https://lh3.googleusercontent.com/-mY11PlSaoug/WR0i4LMF_7I/AAAAAAABA0U/KUJwYGTwjSArIbXsnxGJv3Z4PGe9UugbgCHM/CAPA_4_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-mY11PlSaoug/WR0i4LMF_7I/AAAAAAABA0U/KUJwYGTwjSArIbXsnxGJv3Z4PGe9UugbgCHM/s72-c/CAPA_4_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2016/10/joao-balbino-e-demais-prefeitos-de-mt.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2016/10/joao-balbino-e-demais-prefeitos-de-mt.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy