1ª Copa Novembro Azul promove integração entre os usuários da Saúde

Grande final do evento vai acontecer na sexta-feira (25/11) Uma Ação Esportiva da Prefeitura de Rosário Oeste através da Secretaria Municip...

Grande final do evento vai acontecer na sexta-feira (25/11)

3844Uma Ação Esportiva da Prefeitura de Rosário Oeste através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a 1ª Copa Novembro Azul. O evento teve o apoio do Núcleo de Atenção a Saúde da Família e das Unidades de Saúde do município como o objetivo principal realizar a integração entre os homens que são usuários da Saúde ao mesmo tempo em que promove a conscientização das pessoas do sexo masculino quanto à importância da prevenção do câncer de próstata defendidos pelo movimento denominado “Novembro Azul”.

A Abertura da competição aconteceu na noite desta quinta-feira (17/11) e contou com a participação do Prefeito de Rosário Oeste João Antônio da Silva Balbino e autoridades de saúde do Município como a Secretária Municipal de Saúde Maria da Penha, Coordenador Geral de Apoio e logística Assunção Igino, Dr. Jorge Luiz, Enfermeira Jerusa Amaral, Educador Físico Francisval Silva, Psicóloga Lígia Surubi e demais profissionais envolvidos na realização do evento. Participou também da abertura do evento a Fanfarra da Escola Elizabet Evangelista coordenado pelo Professor Adeilton.

Cada equipe de saúde entrou com um time e além da rodada esportiva desta quinta-feira (17/11), na sexta-feira (18/11) acontecerá mais uma rodada da competição com a finalização na próxima sexta-feira (25/11).

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil e é de olho principalmente em quem não se cuida que a campanha Novembro Azul está nas ruas. A campanha que deveria acontecer durante o ano todo chama a atenção para a prevenção do câncer de próstata, que é a segunda doença que mais mata homens no mundo.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que exista 61 mil novos casos só esse ano. Antes uma doença de idosos, hoje esse tumor maligno atinge homens cada vez mais jovens. Como qualquer câncer, quando detectado no início, a chance de cura é maior. Mas quando ele se espalha, o estrago costuma ser irreversível.

Segundo o Prefeito João Balbino “Os especialistas afirmam que o diagnóstico precoce permite um grande leque de opções de terapia, que começa simplesmente em acompanhar e observar esses doentes sem precisar fazer algum tratamento. Esse acompanhamento médico evita as complicações das terapias mais agressivas, até nos casos de alto risco como a cirurgia e a radioterapia que são os tratamentos mais consagrados”.

Muitos homens ainda têm dúvida sobre qual é o exame mais eficiente para detectar a doença, se o de sangue - conhecido como PSA - ou o exame do toque. Quem responde é a estatística. Se o paciente faz apenas um desses exames, a chance de falha no diagnóstico é de 20% no PSA e de 40% no exame de toque. Mas quando os dois são feitos ao mesmo tempo, o índice de falha no diagnóstico cai para 8%.

A Secretária Municipal de Saúde Maria da Penha nos explicou que “Os exames de avaliação devem ser feitos a partir dos 45 anos de idade, mas quem tem história familiar tende a ter tumores de forma mais precoce e quem tem, portanto, um pai ou um irmão com câncer de próstata, o primeiro exame deve ser feito após os 40 anos de idade”.

Azul_(24)  Azul_(5)  Azul_(4)  Azul_(7)  Azul_(10)  Azul_(12)  Azul_(14)  Azul_(16)  Azul_(13)  Azul_(9)  Azul_(18)  Azul_(17)  Azul_(20)  Azul_(19)  Azul_(15)  Azul_(22)  Azul_(21)  Azul_(23)  Azul_(25) 

Por Manoel Netto

Nome

Destaque,2,Esportes,42,Fotos e eventos,84,Geral,1388,PAPO DE ESQUINA,6,Política,308,Regional,862,Rosário Oeste,1348,Tecnologia,90,Variedades,617,Videos,93,
ltr
item
Biorosario: 1ª Copa Novembro Azul promove integração entre os usuários da Saúde
1ª Copa Novembro Azul promove integração entre os usuários da Saúde
https://lh3.googleusercontent.com/-PzdOtoKXMHg/WSOIgnglsuI/AAAAAAABBG4/ds4BSK6ov6YXdQ2FqJJtL4kd-pPBY1ajACHM/3844_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-PzdOtoKXMHg/WSOIgnglsuI/AAAAAAABBG4/ds4BSK6ov6YXdQ2FqJJtL4kd-pPBY1ajACHM/s72-c/3844_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2016/11/1-copa-novembro-azul-promove-integracao.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2016/11/1-copa-novembro-azul-promove-integracao.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy