Cartório de Rosário Oeste participa de Prêmio de Responsabilidade Socioambiental

A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (17 de novembro) durante o XVIII Congresso de Direito Notarial e de Registro, em Maceió (AL). Nove c...

AA cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (17 de novembro) durante o XVIII Congresso de Direito Notarial e de Registro, em Maceió (AL).

Nove cartórios de Mato Grosso participaram do “Prêmio de Responsabilidade Socioambiental” organizado pela Rede Ambiental de Responsabilidade Social (Rares-NR 2016) e Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), sendo que todos receberam menção honrosa pela demonstração efetiva de projetos implementados voltados à área ambiental. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (17 de novembro) durante o XVIII Congresso de Direito Notarial e de Registro, em Maceió (AL).
Os cartórios homenageados pelas boas práticas foram o 2º Ofício de Rosário Oeste; 2º Ofício de Barra do Bugres; 2º Ofício de Lucas do Rio Verde; 2º Ofício de Sorriso; 2º Ofício de Campo Verde; 1º Ofício de Lucas do Rio Verde; 1º Ofício de Poxoréu; 1º Ofício de Sinop; e 1º Serviço Notarial e Registral de Cuiabá.
Rosário Oeste
O Cartório do 2º Ofício de Rosário Oeste participou do prêmio com o projeto “O Rio Cuiabá nasce aqui”, que é uma iniciativa da equipe da qualidade da serventia e foi criado em 2013. O objetivo principal do projeto é a conservação de 132 nascentes localizadas na Serra do Tombador, no município de Rosário Oeste, as quais formam o Rio Cuiabá, que passa por 11 cidades de Mato Grosso, inclusive sua capital, e que abastece 258 mil casas em seis das cidades citadas.
Para cumprir sua missão, o projeto se desenvolve em alguns segmentos: conscientização ambiental às populações ribeirinhas acerca da preservação, prevenção e recuperação das referidas nascentes e das áreas que margeiam o rio por meio de palestras feitas na sede da parceira CDL; palestras ministradas em escolas pela engenheira florestal Thaisa Avelar, também parceira do projeto; desenvolvimento de formas de economia sustentável em substituição às altamente degradáveis desenvolvidas pelos ribeirinhos.
Desde 2013 foram praticadas várias ações decorrentes do projeto, sendo, por exemplo: o cartório se tornou ponto de coleta de pilhas e baterias usadas; substituiu os copos descartáveis utilizados pelos colaboradores por canecas térmicas; acordou com uma associação de reciclagem local que todos os copos de água e café utilizados na serventia pelos usuários são entregues semanalmente na referida associação.
A campanha consistiu na elaboração de folders que foram distribuídos aos motoristas que passaram no período da manhã na rodovia MT010, que corta a cidade; o Corpo de Bombeiros apoiou a campanha elaborando a arte de um banner educativo; foram adquiridas camisetas do Rio Cuiabá para todos os colaboradores contendo bordado nas costas o nome do projeto: “ O Rio Cuiabá nasce aqui” como uma forma de conscientização; dentre outras ações.
Barra do Bugres
O Segundo Serviço Notarial de Barra do Bugres, com a autorização e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo do Município, participou com o projeto “Plantando árvore, plantando vida”, que revitalizou a Avenida Joaquim Mariano de Miranda, na cidade.
No dia 21 de setembro de 2015 (Dia da Árvore) foi plantado o primeiro Ipê simbolizando o início do projeto. Em 2016, todo o canteiro central da avenida foi agraciado com ipês, sombreiros e quaresmeiras. A intenção do cartório é transformar a avenida numa alameda com muita sombra para, futuramente, servir como cartão postal da cidade.
Lucas do Rio Verde
No município de Lucas do Rio Verde, dois foram os cartórios participantes: o do 2º Ofício, com o projeto “Juntos Somos mais Fortes!”, que tem como objetivo combater o mosquito Aedes Aegypti, bem como ajudar a conscientizar a população sobre os cuidados na prevenção de doenças que o inseto transmite (dengue, zika e chikungunya). Como conscientização, estão sendo distribuídos panfletos informativos de prevenção e sementes de Crotalária, planta de fácil cultivo que ajuda no combate e prevenção do mosquito.
Já o Cartório Magalhães participou com o projeto “Ajudar o Hospital São Lucas também é nosso ofício”, cuja finalidade é ajudar o hospital com doações de produtos (kits enxovais e cirúrgicos, cadeiras de rodas e de acompanhante e demais produtos de necessidade do hospital). A campanha consiste na venda de pizzas e na arrecadação de valores doados em dinheiro pelas empresas locais como forma de incentivar toda população a participar da campanha.
Em 2015 foram arrecadados mais de R$ 24 mil em vendas de pizzas e doações e, em 2016, o valor arrecadado até o momento ultrapassa R$ 90 mil.
A campanha envolve todos os colaboradores da serventia de forma voluntária.
Sorriso
O Cartório do 2º Ofício Extrajudicial contribuiu com o projeto “Amigos do dentinho”. Este projeto foi iniciado em 2015 e tem como intuito promover a saúde bucal das crianças carentes, tratando de cáries, restaurações, raios-X, selante, endodôntico, limpezas e qualquer outro tipo de doença bucal.
Campo Verde
Em Campo Verde, o 2º Serviço Notarial e Registral Nesken desenvolveu o projeto “Campo Verde mais Verde”, que consiste em entregar uma muda de árvore (frutífera ou ornamental) para os pais de cada criança registrada na serventia. Desde a criação do projeto, em 2006, o cartório já distribuiu mais de 10 mil mudas de plantas. O projeto recentemente ‘adotou’ um espaço junto à Apae local e mantém árvores frutíferas para que sejam cultivadas e aproveitadas pelas pessoas que ali estão, auxiliando em suas atividades psicomotoras. O projeto emite uma declaração de “Potencial Protetor da Natureza”, sendo tudo devidamente controlado e contabilizado na serventia.
Poxoréu
No município de Poxoréu há o Projeto de Regularização Fundiária do 1º Ofício de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, que consiste em elaborar programas e ações para a regularização urbana da cidade. É uma parceria entre o Cartório do 1° Ofício de Poxoréu, Fórum, Prefeitura, Defensoria Pública do município, Promotoria Pública e sociedade organizada.
O processo de regularização de assentamentos precários compreende ações de caráter físico, urbanístico e social a ser realizado de forma integrada visando garantir a permanência dos moradores daquelas comunidades em seus locais de moradia.
Sinop
O Cartório de Registro de Imóveis de Sinop promoveu o Projeto Meio Ambiente 2016. Por meio dele foram distribuídas mudas de árvores para todos os colaboradores e clientes em uma comemoração ao dia do Meio Ambiente.
Cuiabá
O 1º Serviço Notarial e Registral de Cuiabá participou do prêmio com a “Campanha pela Vida, contra a Dengue”. Ela surgiu diante de casos alarmantes causados pelo mosquito Aedes Aegypti e que tem assustado a sociedade. Desde o dia 8 de março deste ano estão sendo entregues sementes de Crotalárias aos clientes da serventia.

FOLHAMAX


COMMENTS

Nome

Destaque,2,Fotos e eventos,63,Geral,1062,PAPO DE ESQUINA,6,Política,157,Regional,706,Rosário Oeste,1272,Tecnologia,7,Variedades,434,Videos,46,
ltr
item
Biorosario: Cartório de Rosário Oeste participa de Prêmio de Responsabilidade Socioambiental
Cartório de Rosário Oeste participa de Prêmio de Responsabilidade Socioambiental
https://lh3.googleusercontent.com/-irpKZfBHmZw/WSOTk5I8YuI/AAAAAAABBLc/Ebotq8QuuyAubXanVqXl2hd0fPU2VZ8OACHM/A_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-irpKZfBHmZw/WSOTk5I8YuI/AAAAAAABBLc/Ebotq8QuuyAubXanVqXl2hd0fPU2VZ8OACHM/s72-c/A_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2016/11/cartorio-de-rosario-oeste-participa-de.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2016/11/cartorio-de-rosario-oeste-participa-de.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy