Perri: “Direitos foram devassados por interesse mesquinho”

Desembargador aponta "periculosidade social" do coronel Zaqueu Barbosa e do cabo Gérson Correa O desembargador Orlando Perri, do T...

9221b5717e852ff613d58feebeb16aabDesembargador aponta "periculosidade social" do coronel Zaqueu Barbosa e do cabo Gérson Correa

O desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça, classificou como de “alta periculosidade” os militares envolvidos no esquema de grampos ilegais operado em Mato Grosso, especialmente o ex-comandante da Polícia Militar, coronel Zaqueu Barbosa, e o cabo PM Gérson Correa.

Segundo Perri, a periculosidade não necessariamente está relacionada à materialização de violência ou à grave ameaça às pessoas.

“A periculosidade pode ser também a social, como normalmente se dá os crimes praticados contra a administração pública ou contra valores e/ou direitos fundamentais dos cidadãos, entre os quais o da intimidade e da vida privada, que foram devassados – provavelmente, de incontáveis mato-grossenses – por interesses mesquinhos, inescrupulosos e nada republicanos”, disse o desembargador.

A informação consta na decisão proferida pelo magistrado, na tarde da última sexta-feira (18).

No despacho, Perri manteve a prisão de Zaqueu e Gérson e determinou a soltura dos coronéis Ronelson Barros e Evandro Lesco.

Perri, na decisão, afirmou que o coronel Zaqueu e o cabo Gérson foram os principais responsáveis pelo esquema de escutas ilegais.

Segundo o desembargador, em nenhum momento eles se preocuparam com a gravidade de suas condutas, tampouco com as consequências de seus atos.

“Tanto é que o cabo da PM Gérson Correa alugou, em seu próprio nome, uma sala comercial para instalar o malsinado Núcleo de Inteligência”, disse o magistrado, referindo-se ao núcleo criado com o objetivo de realizar as escutas.

“Prestígio e influência”

Na decisão, desembargador Orlando Perri ainda citou outros motivos pelos quais se faz necessária a manutenção da prisão dos dois militares.

Um dos itens citados é o “prestígio e a influência” do ex-comandante da PM, coronel Zaqueu.

“Entendo que subsistem os fundamentos que autorizaram a prisão cautelar. Digo isso porque o idealizador do plano de criação do escritório/núcleo de inteligência foi o cel. Zaqueu Barbosa, que, apesar de haver, recentemente, passado para a reserva, goza de extremo prestígio e influência entre os policiais militares, até pela sua condição de caveira”, disse Perri.

“No caso especifico, a probabilidade de reiteração delitiva decorre muito mais de sua relação fática com os envolvidos conhecidos [e possíveis desconhecidos, ainda a se descortinar] no enredo criminoso, do que propriamente com os vínculos jurídicos formais decorrentes de estar ou não a ocupar qualquer posto ou função pública”, acrescentou o desembargador.

O magistrado também observou o fato de o cabo Gérson ter atuado por vários anos no Gaeco, com interceptações telefônicas, e ainda citou a não localização do Sistema Sentinela, que é o equipamento usado para fazer grampos.

Na avaliação do desembargador, existe a possibilidade, inclusive, de o sistema estar em posse do coronel Zaqueu ou do cabo Gérson.

“Neste particular, convém registrar que o Sistema Sentinela não foi apreendido, havendo mesmo alta probabilidade de estar, em algum canto, operando ‘a pleno vapor’, uma vez que seu acesso é remoto e, ao que parece, o principal operador do aludido sistema, ou seja, aquele que mais conhece da máquina e de sua utilização é justamente o CB PM Gerson Correa”, afirmou.

“Há alta probabilidade [e não mera possibilidade] de que o equipamento esteja com o Cb PM Gérson Correa (principal operador do sistema) ou mesmo com o próprio Cel. PM Zaqueu Barbosa (idealizador do núcleo de inteligência)”, concluiu Perri.

FONTE: MÍDIA NEWS

Nome

Destaque,2,Esportes,26,Fotos e eventos,76,Geral,1225,PAPO DE ESQUINA,6,Política,234,Regional,776,Rosário Oeste,1307,Tecnologia,81,Variedades,534,Videos,70,
ltr
item
Biorosario: Perri: “Direitos foram devassados por interesse mesquinho”
Perri: “Direitos foram devassados por interesse mesquinho”
https://lh3.googleusercontent.com/-wqXV9hTBBag/WZwRkeCZM0I/AAAAAAABKhY/loqfR-nRxhs68gQccknhviTQFkO9ue2aQCHMYCw/9221b5717e852ff613d58feebeb16aab_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-wqXV9hTBBag/WZwRkeCZM0I/AAAAAAABKhY/loqfR-nRxhs68gQccknhviTQFkO9ue2aQCHMYCw/s72-c/9221b5717e852ff613d58feebeb16aab_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/08/perri-direitos-foram-devassados-por.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/08/perri-direitos-foram-devassados-por.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy