Procurador afirma que Blairo é líder do esquema de corrupção em Mato Grosso

De acordo com o procurador geral da República, Rodrigo Janot, o ex-governador de Mato Grosso (2006/2010) e atual ministro da Agricultura, Pe...

senador-blairo-maggi-brasilia-20110818-original1De acordo com o procurador geral da República, Rodrigo Janot, o ex-governador de Mato Grosso (2006/2010) e atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi (PP), é o líder do esquema de corrupção que se instalou no Executivo do Estado entre 2006 e 2015. A acusação consta na delação premiada do também ex-governador Silval Barbosa (PMDB).

As informações são do jornal Estadão, que divulgou nessa sexta (25) a íntegra a colaboração premiada de Silval. O procurador Janot ainda pontua no documento que Blairo tem tentado interferir na Operação Ararath desde 2014.

A delação foi homologada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 9 de agosto. Hoje o ministro determinou a retirada do sigilo do depoimento de Silval à Justiça e autorizou a abertura de um inquérito para apurar os esquemas de corrupção em Mato Grosso.

blairo maggi e silval barbosa.jpeg

Trecho da delação do ex-governador Silval Barbosa envolvendo Blairo Maggi

No documento, Janot pontua sobre a importância de Blairo no esquema. “Entre os agentes políticos, destaca-se a figura de Blairo Borges Maggi, o qual exercia incontestavelmente a função de liderança mais proeminente na organização criminosa, embora se possa afirmar que outros personagens tinham também sua parcela de comando no grupo, entre eles o próprio Silval Barbosa e José Geraldo Riva”, diz trecho da delação.

Anteriormente, antes da delação se tornar pública, trechos em que Silval acusa Blairo de participar do esquema já haviam sido divulgados. O peemedebista tinha dito que o ministro, junto do ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes haviam o orientado para se aproximar do então candidato ao governo Pedro Taques (eleito) para que não investisse pesado na campanha do adversário ao governo Lúdio Cabral (PT). (Com informações do Estadão)

Outro lado

Ministro emite nota e diz que nunca houve ação ou autorização dele para agir de forma ilícita dentro do governo ou para obstruir a justiça. Diz também que não houve pagamentos feitos ou autorizados ao então secretário Eder Moraes para acobertar qualquer ato, se referindo ao pagamento de R$ 3 milhões para mudar versão em depoimento. "Etendo ser lamentável os ataques à minha reputação, mas recebo com tranquilidade a notícia da abertura de inquérito, pois será o momento oportuno para apresentação de defesa."

Íntegra da nota

Deixo claro, desde já, que causa estranheza e indignação que acordos de colaboração unilaterais coloquem em dúvida a credibilidade e a imagem de figuras públicas que tenham exercido com retidão, cargos na administração pública. Mesmo assim, diante dos questionamentos, vimos a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Nunca houve ação, minha ou por mim autorizada, para agir de forma ilícita dentro das ações de Governo ou para obstruir a justiça. Jamais vou aceitar qualquer ação para que haja "mudanças de versões" em depoimentos de investigados. Tenho total interesse na apuração da verdade. Qualquer afirmação contrária a isso é mentirosa, leviana e criminosa.

2. Também não houve pagamentos feitos ou autorizados por mim, ao então secretário Eder Moraes, para acobertar qualquer ato. Por não ter ocorrido isto, Silva Barbosa mentiu ao afirmar que fiz tais pagamentos em dinheiro ao Eder Moraes.

3. Repudio ainda a afirmação de que comandei ou organizei esquemas criminosos em Mato Grosso. Jamais utilizei de meios ilícitos na minha vida pública ou nas minhas empresas.

4. Sempre respeitei o papel constitucional das Instituições e como governador, pautei a relação harmônica entre os poderes sobre os pilares do respeito à coisa pública e à ética institucional.

5. Por fim, entendo ser lamentável os ataques à minha reputação, mas recebo com tranquilidade a notícia da abertura de inquérito, pois será o momento oportuno para apresentação de defesa e, assim, restabelecer a verdade, pois definitivamente acredito na Justiça.

Blairo Maggi

FONTE: RD NEWS

Nome

Destaque,2,Fotos e eventos,91,Geral,1564,PAPO DE ESQUINA,6,Política,388,Regional,941,Rosário Oeste,1388,Variedades,905,Videos,124,
ltr
item
Biorosario: Procurador afirma que Blairo é líder do esquema de corrupção em Mato Grosso
Procurador afirma que Blairo é líder do esquema de corrupção em Mato Grosso
https://lh3.googleusercontent.com/-K93ldycN0W4/WaC6o8w74yI/AAAAAAABK-Q/9X66Cu-Fscs5UAZj1AB4ihP00OC9jnoOgCHMYCw/senador-blairo-maggi-brasilia-20110818-original1_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-K93ldycN0W4/WaC6o8w74yI/AAAAAAABK-Q/9X66Cu-Fscs5UAZj1AB4ihP00OC9jnoOgCHMYCw/s72-c/senador-blairo-maggi-brasilia-20110818-original1_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/08/procurador-afirma-que-blairo-e-lider-do.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/08/procurador-afirma-que-blairo-e-lider-do.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy