Balde com água não resolve problema de falta de umidade, diz pneumologista

Com a umidade relativa do ar transitando entre os 15 e 30% nos últimos meses, a população cuiabana procura diversas formas de melhorar o amb...

baixa-umidadeCom a umidade relativa do ar transitando entre os 15 e 30% nos últimos meses, a população cuiabana procura diversas formas de melhorar o ambiente onde estão e consequentemente, sua qualidade de vida. Uma destas alternativas, para muitos, é colocar um balde ou uma bacia com água dentro do quarto antes de dormir. Segundo o pneumologista Lucas Bello, no entanto, isso não passa de um mito.

“Apesar de existir a crendice, o balde e a bacia não ajudam, porque a quantidade de água que evapora é muito pequena. Você pode prestar atenção que, se colocar, no outro dia de manhã eles ainda estarão cheios”, explica. Para o médico, o ideal é utilizar um umidificador ou, se não for possível, colocar toalhas molhadas pelo chão. “Desta forma sim, pois quando colocamos as toalhas, no dia seguinte elas estão secas”.

Toalha molhada e umidificador são apenas algumas formas de se prevenir de doenças respiratórias, alergias e infecções que se proliferam durante a época da seca, que em Mato Grosso normalmente segue até o final de setembro.

“Nesta época do ano aumenta muito a procura no consultório por conta das doenças, principalmente alergias, inflamações e infecções. Os sintomas normalmente são coriza, espirros, irritação da garganta, pigarro, voz alterada, secreção [catarro] e diversos outros”, explica o pneumologista.

Segundo Dr. Lucas, os principais cuidados necessários nesta época do ano são, além da utilização de umidificador e toalhas, a ingestão de líquidos e evitar a prática de exercícios físicos das 12h às 15h. “Essa faixa de horário é a mais crítica, em que o ar está mais seco. O mais indicado é que se faça atividade física no início da manhã, e, em segundo lugar, no final da tarde”.

Fumaça

Além do calor e da baixa umidade, um dos agravantes para a saúde respiratória é grande quantidade de fumaça no ar. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), já reportados pelo Agro Olhar (AQUI), só nos primeiros cinco dias de setembro o número de queimadas era maior do que foi registrado nos meses de junho e julho de 2017.

7917_0_gr

Dr. Lucas Bello (Foto: Reprodução)

“Boa parte dessas queimadas é resultado da ação humana, de queimadas urbanas, em que muitas pessoas queimam lixo, por exemplo. E isso é muito perigoso. Dependendo da fumaça, inalá-la pode até matar”, explica o pneumologista. “Tudo depende da composição daquela fumaça, e do que foi queimado”.

Para evitar mais problemas, Bello garante que é benéfico o uso de soro fisiológico no nariz e nos olhos (mas um frasco específico para cada). “E é importante que seja somente soro, e não com remédios. Porque tem pessoas que compram remédios para pingar, e eles não ajudam na hidratação”.

Maiores cuidados

Lucas Bello afirma, ainda, que as pessoas que já tem histórico de doenças respiratórias, como bronquite, rinite e asma, precisam tomar maiores cuidados, assim como as que passaram mal nas últimas épocas de seca.
“Neste caso, é preciso que a pessoa vá ao médico, para que ele diga se serão necessários outros cuidados específicos”, finaliza.

FONTE: OLHAR DIRETO

COMMENTS

Nome

Destaque,2,Fotos e eventos,63,Geral,1044,PAPO DE ESQUINA,6,Política,149,Regional,701,Rosário Oeste,1270,Variedades,421,Videos,42,
ltr
item
Biorosario: Balde com água não resolve problema de falta de umidade, diz pneumologista
Balde com água não resolve problema de falta de umidade, diz pneumologista
https://lh3.googleusercontent.com/-EPKNIyR3StY/WbcTcdys7eI/AAAAAAABMwk/J4z6PXfD50ALbnirmKX6sp2nZzD8OrnywCHMYCw/baixa-umidade_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-EPKNIyR3StY/WbcTcdys7eI/AAAAAAABMwk/J4z6PXfD50ALbnirmKX6sp2nZzD8OrnywCHMYCw/s72-c/baixa-umidade_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/09/balde-com-agua-nao-resolve-problema-de.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/09/balde-com-agua-nao-resolve-problema-de.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy