Governador reúne Poderes para contornar crise e minimizar impactos da Operação

Ainda sob o impacto da Operação Esdras da Polícia Judiciária Civil (PJC) que resultou na prisão de ex-secretários e secretários de Estado, o...

ad456d2261f0845f6d70e73b563ccc1fAinda sob o impacto da Operação Esdras da Polícia Judiciária Civil (PJC) que resultou na prisão de ex-secretários e secretários de Estado, oficiais da PM, advogados e uma personal trainer, o governador Pedro Taques (PSDB) reuniu os chefes dos Poderes e órgãos autônomos para contornar qualquer crise entre as instituições. A reunião foi realizada ontem (27) à noite, no Palácio Paiaguás.

Além de Taques, participaram os presidentes da Assembleia, deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), e do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Rui Ramos. O presidente em substituição do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Domingos Neto, foi representado pelo conselheiro substituto, Luiz Henrique Lima. Já o procurador de Justiça Hélio Faust participou na condição de corregedor geral do Ministério Público Estadual.

Segundo Botelho, a reunião transcorreu em clima de cordialidade e serviu para o governador reforçar que a relação entre os Poderes é autônoma. Além disso, deixou claro que respeita a autonomia determinada pela Constituição. “Não existe rusga entre os Poderes. Vamos continuar trabalhando unidos porque o Estado não pode parar nem deixar de entregar políticas públicas para os cidadãos”, disse Botelho ao .

O presidente do TJ também pontuou que não existe intriga entre Executivo e Judiciário. Rui Ramos garantiu a Taques que decisões atingindo secretários estaduais se referem a questões de ordem pontual sem reflexo na relação administrativa e institucional entre os Poderes.

A fala de Rui Ramos se referiu às recentes declarações de Taques. Isso porque o governador acusou o desembargador Orlando Perri de agir com parcialidade, de perseguir seus secretários no âmbito das investigações sobre o escândalo dos grampos ilegais e prometeu representá-lo no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Taques também aponta perseguição do promotor de Justiça Mauro Zaque, que foi secretário estadual e Segurança Pública, contra seu staff. Neste caso, solicitou seu impedimento para atuar em investigações sobre o Governo do Estado, na Procuradoria Geral de Justiça.

O governador não se pronunciou após a reunião. No entanto, o chefe da Casa Civil, José Adolpho, explicou que Taques discorreu sobre o momento que Mato Grosso está passando e destacou a importância do bom relacionamento entre Poderes e órgãos autônomos em benefício da sociedade.

“O Estado não pode pagar por situações pontuais. O Estado é maior que qualquer servidor e o governador preza pelo bom funcionamento das instituições. Foi esse o tema da reunião. Não existe nenhuma tensão entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”, concluiu.

Prisões

A Operação Esdras, deflagrada com autorização do desembargador Orlando Perri, resultou na prisão dos secretários de Estado coronel da PM Airton Siqueira (Justiça e Direitos Humanos) e Rogers Jarbas (Segurança Pública), que já estava afastado e monitorado por tornozeleira eletrônica. Também foram presos o ex-chefe da Casa Civil Paulo Taques e o ex-chefe da Casa Militar, coronel da PM Evandro Lesco. Hoje (28), o secretário estadual de Comunicação foi afastado por determinação judicial.

PEC do Teto dos Gastos

Na reunião, os Poderes e órgãos autônomos também revelaram preocupação com os dispositivos da PEC do Teto dos Gastos Públicos que congela os duodécimos a partir do orçamento de 2016 corrigido pela inflação, que será de 7,5% para 2017. Além disso, reclamaram da suspensão do repasse dos excessos de arrecadação.

“O governador colocou a equipe econômica à disposição para debater essas questões. Mas não deixou de alertar que a situação fiscal do Estado é grave e que a aprovação da PEC é a saída para evitar o colapso financeiro do Estado”, explicou José Adolpho.

FONTE: RD NEWS

Nome

Destaque,2,Esportes,26,Fotos e eventos,76,Geral,1226,PAPO DE ESQUINA,6,Política,234,Regional,776,Rosário Oeste,1307,Tecnologia,81,Variedades,534,Videos,70,
ltr
item
Biorosario: Governador reúne Poderes para contornar crise e minimizar impactos da Operação
Governador reúne Poderes para contornar crise e minimizar impactos da Operação
https://lh3.googleusercontent.com/-SOR6-Wdzx4k/Wc2uEhFSwyI/AAAAAAABOlw/25AQ17Z72wAuvvUp9qAO8nrv_LaExLl4gCHMYCw/ad456d2261f0845f6d70e73b563ccc1f_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-SOR6-Wdzx4k/Wc2uEhFSwyI/AAAAAAABOlw/25AQ17Z72wAuvvUp9qAO8nrv_LaExLl4gCHMYCw/s72-c/ad456d2261f0845f6d70e73b563ccc1f_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/09/governador-reune-poderes-para-contornar.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/09/governador-reune-poderes-para-contornar.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy