Procurador-Geral de Justiça ouvirá Mauro Zaque antes de decidir sobre pedido de afastamento

O procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, disse que começará a analisar o pedido do governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB) , contr...

8a016cc0a8ef9a79dcd2a6ad4555394cO procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, disse que começará a analisar o pedido do governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB) , contra o promotor de Justiça Mauro Zaque a partir desta segunda-feira (11). Taques quer o afastamento de Zaque de todas as investigações que tenham como alvo o chefe do Executivo estadual ou seus secretários.

"Nesta segunda eu vou tomar conhecimento do pedido do governo em relação ao promotor Mauro Zaque. Eu estava em viagem e só tomei conhecimento pela imprensa. O pedido já deve ter sido protocolado na PGJ e na segunda vou analisar o pedido", disso Mauro Curvo ao HiperNoticias.

O chefe do Ministério Público Estadual evitou entrar na "polêmica" de que Zaque estaria "perseguindo" e se "vingando" do governo Taques após ter deixado a secretaria de Segurança Pública em dezembro de 2015.

"Eu só posso formar qualquer juízo deste caso, após a leitura do pedido e depois de ouvir o promotor Mauro Zaque. Eu não vou tomar qualquer decisão sem antes ouvi-lo sobre o caso. Qualquer decisão sem antes ouvi-lo seria precipitada", explicou.

O requerimento assinado pelo governador Pedro Taques foi encaminhado para o procurador no dia 1º deste mês.

“Favorável ou contrária a determinado sujeito político -, por maior razão se deve reconhecer que, no presente caso, paira sobre o excelentíssimo promotor de justiça Mauro Zaque de Jesus impedimento de ordem constitucional, de natureza absoluta”, diz trecho do documento.

Taques ainda problematiza a situação atual de Zaque, que denunciou o esquema de grampos no alto escalão da Polícia Militar de Mato Mauro Zaque e Pedro Taques

Grosso e está a frente de alguns inquéritos que apura a conduta de policiais acusados de envolvimento no escândalo. [...] subitamente, o promotor excepto passou a se "sentir confortável" em investigar atos do atual governo, embora ainda permaneça a causa objetiva de impedimento”, ressalta.

O escândalo dos grampos foi responsável por levar à prisão os coronéis  Evandro Ferraz Lesco, Ronelson Jorge de Barros, Zaqueu Barbosa, e o cabo da PM, Gerson Luiz Ferreira Corrêa Júnior. Também promoveu a saída do secretário Paulo Taques da Casa Civil para, ao contrário de Zaque, atuar na defesa dos acusados no caso.

O requerimento contra Zaque ocorreu após ele e mais três promotores terem pedido o afastamento do chefe do Gabinete de Comunicação (Gcom), Kleber Lima, por assédio moral e sexual contra jornalistas que trabalham como assessores de imprensa no órgão e improbidade administrativa. O advogado de Kleber Lima, Paulo Fabrini Medeiros, disse que essa denúncia é um "absurda e infundada'.

Pedro Taques diz que, mesmo com quatro secretários de Estado sendo investigados, não pretende fazer troca do primeiro escalão. O chefe do Executivo diz confiar em sua equipe.

"[Eles] não estão sendo investigados por corrupção. Confio nos meus secretários, no Ministério Público e no Judiciário", disse o governador ao HiperNoticias.

Taques também voltou a afirmar que a sua gestão vem sofrendo "vingança" por "desafetos".

"Não confio em quem persegue, em quem usa as instituições com parcialidade e como instrumento de vingança contra desafetos", pontuou.

"Vou esperar a procuradoria Geral do Estado  ter acesso aos autos do pedido para me manifestar", concluiu Taques.

Delação de Silval

Já em relação às delações do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), de seu familiares, e do ex-chefe de gabinete Silvio César Corrêa, o procurador disse que aguarda o compartilhamento de provas que deve ocorrer nos próximos dias.

"Já diligenciamos visando a obtenção do compartilhamento das delações, que segundo nos informaram na Procuradoria-Geral da República (PGR), já foi pedido ao STF. Estado aguardando", revelou Curvo.

Porém, caso se confirme o compartilhamento de provas, Mauro Curvo explicou que o MPE só poderá tomar previdências no âmbito da improbidade administrativa.

"No caso da responsabilidade penal, só poderemos agir depois do desmembramento dos autos. Providência esta que cabe somente a PGR, que leva em consideração o interesse da investigação. No momento não terá desmembramento. Tudo vai ficar por conexão com o STF, finalizou.

FONTE: HIPERNOTICIAS

Nome

Curiosidades e Tech,54,Destaque,2,Fotos e eventos,85,Geral,1424,PAPO DE ESQUINA,6,Política,326,Regional,873,Rosário Oeste,1354,Variedades,759,Videos,98,
ltr
item
Biorosario: Procurador-Geral de Justiça ouvirá Mauro Zaque antes de decidir sobre pedido de afastamento
Procurador-Geral de Justiça ouvirá Mauro Zaque antes de decidir sobre pedido de afastamento
https://lh3.googleusercontent.com/-7kWqRJZa73Q/WbYE5mi15HI/AAAAAAABMqA/I62DXxs53iEiCpv4ICoamhOgHLU6B5l6QCHMYCw/8a016cc0a8ef9a79dcd2a6ad4555394c_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-7kWqRJZa73Q/WbYE5mi15HI/AAAAAAABMqA/I62DXxs53iEiCpv4ICoamhOgHLU6B5l6QCHMYCw/s72-c/8a016cc0a8ef9a79dcd2a6ad4555394c_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/09/procurador-geral-de-justica-ouvira.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/09/procurador-geral-de-justica-ouvira.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy