Violência nas escolas aumenta e duas ocorrências de agressão são registradas por dia

A violência nas unidades escolares está aumentando consequentemente. Pelo menos é o que dizem os dados da Secretária de Segurança Publica (S...

violencia-escolaA violência nas unidades escolares está aumentando consequentemente. Pelo menos é o que dizem os dados da Secretária de Segurança Publica (Sesp). Somente no primeiro semestre deste ano foram registradas 238 ocorrências de lesão corporal no âmbito escolar, isso é cerca de duas ocorrências por dia.

Furto, ameaças, tráfico de drogas, injuria mediante preconceito, tráfico de drogas também fazem parte das ocorrências que foram registradas entre o período de janeiro e junho de 2017.

As redes sociais tambem têm sido utilizadas com objeto de fomentar estes atos. É frequente ver vídeos de brigas entre alunos circulando. E os comentários são um mural que funciona como troca de ofensas.

No dia 5 de julho, em frente à Escola Presidente Médici, localizada na Avenida Mato Grosso, em Cuiabá, foi registrada uma tentativa de homicídio. Após um suposto desentendimento, um aluno foi esfaqueado nas costas e dois adolescentes de 13 e 14 anos acabaram apreendidos pela Polícia Militar. A vitima teve que ser levado ao Pronto Socorro Municipal (PSM) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A secretária de assuntos educacionais do Sindicado dos trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Guelda Andrade, diz que as escolas não estão fora do que ocorre na sociedade em geral. “A escola é um reflexo da sociedade. Tudo que acontece fora irá acontecer dentro”, conta.

Guelda ainda explica sobre a necessidade de investimentos na educação. “Se houvesse investimento de fato na educação nós teríamos menos casos de violência e de agressividade. Por exemplo: a escola e educação em tempo integral desde a pré-escola para todas as crianças e não só uma parte da população como temos até agora”.

Ela conta que o ideal para que as crianças respeitassem a diversidade dos outros colegas seria trabalhar estas questões desde o berçário. Na escola em tempo integral ela ressalta que não deveria ser abordada apenas língua portuguesa ou matemática, e sim todas as potencialidades do ser humano.

Outro fator apontado pela mestra em Politica Educacional pela Universidade de Mato Grosso (UFMT) é a má valorização dos professores da rede pública. Seria ideal que o professor fosse exclusivo de uma única escola, e que lá, o educador tivesse um salário justo, um determinado tempo para planejamento de aulas. Ela ainda ressalta que não existe aluno ‘problema’, e sim um aluno que se torna um desafio para os profissionais da educação.

Projetos educacionais

Com intuito de promover a paz nas escolas, a Secretaria de Educação (Seduc) colocou em prática neste ano o ‘Anjos da Escola’, um programa com diversas ações integradas para reduzir a evasão escolar, combater a indisciplina, a infrequência e a infração no ambiente escolar.

A equipe tem realizado um diagnóstico das unidades com maior índice de infrações para aumentar as ações preventivas, como palestras, capacitações e cursos para a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack, entre outras drogas.

Os pais e professores também estão sendo capacitados para identificar e prevenir as situações de risco.

A Seduc também tem ampliado os programas que funcionam no contra turno das aulas, como os projetos de Educomunicação e Prinart, este envolvendo atividades como música e arte. Além da Rede Cidadã, desenvolvido pela Polícia Militar, para diminuir as situações de risco.

FONTE: OLHAR DIRETO

Nome

Destaque,2,Esportes,42,Fotos e eventos,84,Geral,1406,PAPO DE ESQUINA,6,Política,316,Regional,865,Rosário Oeste,1348,Tecnologia,90,Variedades,627,Videos,93,
ltr
item
Biorosario: Violência nas escolas aumenta e duas ocorrências de agressão são registradas por dia
Violência nas escolas aumenta e duas ocorrências de agressão são registradas por dia
https://lh3.googleusercontent.com/-iaAQChgfutU/WaxMKe1ifsI/AAAAAAABL70/eJXgY6ue8CkXrzgEwbgo3YKh9mbwSjZRwCHMYCw/violencia-escola_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-iaAQChgfutU/WaxMKe1ifsI/AAAAAAABL70/eJXgY6ue8CkXrzgEwbgo3YKh9mbwSjZRwCHMYCw/s72-c/violencia-escola_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/09/violencia-nas-escolas-aumenta-e-duas.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/09/violencia-nas-escolas-aumenta-e-duas.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy