7 fatos históricos do Brasil que você nunca imaginaria serem reais

O quanto você sabe sobre o nosso país? Aprendemos muitas coisas na escola, como o descobrimento do Brasil, a Independência, Proclamação da R...

Brasil-750x450O quanto você sabe sobre o nosso país? Aprendemos muitas coisas na escola, como o descobrimento do Brasil, a Independência, Proclamação da República e por aí vai. Mas muitos fatos nós não aprendemos na escola, mas a Fatos Desconhecidos está aqui para isso. Bom, resolvemos contar um pouco da história do Brasil, mostrando fatos que muita gente não conhece.

Vocês já devem ter escutado alguns fatos que vamos citar, mas será que já ouviu falar de todos eles? Nós fizemos uma seleção de fatos históricas sobre o Brasil, como, por exemplo, que o Acre já foi independente. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com os 7 fatos históricos sobre o Brasil que você nunca imaginaria que são reais:

Rio de Janeiro já foi capital de Portugal

E que tal uma cidade brasileira que já foi capital europeia? A cidade do Rio de Janeiro tornou-se capital da colônia portuguesa ainda em 1763. Em 1808, a “cidade maravilhosa” se tornou sede de todo o império português. O Rio de Janeiro então era sede de um império que incluía Angola e Moçambique, na África; Goa, na Índia; Timor, Sudeste Asiático; e Macau, China.

O Rio de Janeiro recebeu cerca de 2 milhões de escravos

Um estudo feito pela Universidade de Emory, em Atlanta, nos EUA, analisou registros portuários feitos ao longo de três séculos e meio. Segundo o levantamento feito pelo estudo, cerca de 2 milhões de escravos chegaram apenas no Rio de Janeiro. Antes, pensava-se que 1 milhão de escravos teriam chegado na cidade e mais 2,6 milhões teriam sido levados para outras cidade do Brasil. Essa estimativa indica que, entre 1500 e 1856, a cada cinco pessoas no mundo que foram escravizadas, uma esteve no Rio de Janeiro.

O Acre já teve um presidente

Mas como assim, Fatos Desconhecidos, vocês estão ficando malucos? Pois bem, queridos leitores, o Acre era habitado por brasileiros, porém, o território era boliviano. O local era explorado por brasileiros, americanos e bolivianos pela exploração da borracha. Os americanos pretendiam comprar o território boliviano, e por isso apareceram muitas pessoas querendo “salvar a pátria”. Uma dessas pessoas foi o espanhol Luis Gálvez Rodríguez de Arias, um jornalista. Ele queria tornar o Acre um país independente, e pretendia fazer isso com ajuda de coronéis de Manaus e Belém. Pois bem, ele conseguiu. Ele criou selo, montou ministérios, mandou cartas oficiais para países europeus, todas assinadas por ele, o presidente do Acre. Ele criou até a bandeira do Acre, a mesma que é usada hoje.

Mas essa independência não durou muito tempo. Gálvez passou por alguns problemas, principalmente financeiros. Em 1903, com o Tratado de Petrópolis, o Brasil comprava o território que até então era da Bolívia. Mas até 1963, o Acre ainda era um território nacional, e foi no governo de João Goulart que o Acre se tornou, oficialmente, um estado brasileiro.

Fordlândia (uma cidade americana no meio da Floresta Amazônica)

E que tal uma cidade que “americana” no meio do Pará? No começo do século passado, exatamente em 1928, foi fundada a Fordlândia. Henry Ford, o magnata da indústria automobilística, necessitava de uma cidade como fonte permanente de borracha para fabricação dos automóveis. Ele projetou uma cidade empresarial, que tinha aulas de inglês, hospital, um pequeno cinema, infraestrutura de água, eletricidade, moradia e até saneamento básico. Mas todo esse progresso de dar inveja em qualquer cidade brasileira não deu certo. Henry Ford, à frente da Ford Motor Company, não teve sucesso no meio da Floresta Amazônica, e a cidade foi completamente abandonada. Henry Ford nunca colocou os pés na cidade, mas investiu cerca de 20 milhões de dólares na época. Ele vendeu a cidade para o governo brasileiro, em 1945.

Existiam índios canibais no Brasil

Sim, no Brasil existiam índios brasileiros. Os tupinambás, por exemplo, que viviam no litoral sudeste do país, tinham alguns rituais. Eles acreditavam fielmente nos heróis, espíritos e nas histórias que os pajés contavam. Apesar deles falarem uma língua comum entre os índios, o tupi, não existia uma relação entre as tribos, a não ser a guerra.

Os tupinambás acreditavam que os rituais faria com que eles adquirissem inteligência, coragem e força, além de outras habilidades. Quando a tribo entrou em contato com nossos colonizadores, eles acabaram morrendo. A história conta que os europeus ficaram espantados com o terror dessa tribo, passando a ideia de que eles eram violentos e comiam “churrasco” humano. Pelo fato de não conhecer o verdadeiro ideal dos rituais, os bandeirantes também ajudaram a exterminar os tupinambás.

Uma das maiores secas do Brasil matou cerca de 4% da população

O Ceará tem um grande histórico de secas. Um das mais lembradas foi de 1887 e 1879. Na época, foram 3 anos seguidos sem chuvas, colheita ou plantio, e de milhares de famílias morrendo por fala de alimentos. O que mais espanta nessa seca foi a quantidade de pessoas que morreram. De acordo com estimativas, a seca matou 500 mil pessoas, que na época era, mais ou menos, 4% da população brasileira.

O Uruguai já foi província do Brasil

101-13-600x400

Já ouviram falar do “Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarve”? Pois bem, no dia 31 de julho de 1821, o Uruguai foi anexado com esse nome sob o comando do Rei Dom João VI. A guerra da Cisplatina foi um conflito entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio do Prata. Eles disputavam a posse da Província Cisplatina, onde hoje é o Uruguai. Esse foi o primeiro dos quatro conflitos armados internacionais que o Brasil lutou pela supremacia sul-americana. Os outros conflitos foram a Guerra do Prata, a Questão Uruguaia e a Guerra do Paraguai.

fonte: fatos desconhecidos

Nome

Curiosidades e Tech,57,Destaque,2,Fotos e eventos,85,Geral,1430,PAPO DE ESQUINA,6,Política,329,Regional,878,Rosário Oeste,1355,Variedades,763,Videos,100,
ltr
item
Biorosario: 7 fatos históricos do Brasil que você nunca imaginaria serem reais
7 fatos históricos do Brasil que você nunca imaginaria serem reais
https://lh3.googleusercontent.com/-ra-rUpwDT3I/WfNw9OTebBI/AAAAAAABRyI/-UdLqtKQ_h4awZl-roCP3om5TAwwT5lpQCHMYCw/Brasil-750x450_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-ra-rUpwDT3I/WfNw9OTebBI/AAAAAAABRyI/-UdLqtKQ_h4awZl-roCP3om5TAwwT5lpQCHMYCw/s72-c/Brasil-750x450_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/10/7-fatos-historicos-do-brasil-que-voce.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/10/7-fatos-historicos-do-brasil-que-voce.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy