Aprovação de 'fundão' bilionário para custear eleições divide bancada de MT

Dos 8 deputados federais de Mato Grosso, 6 estavam presentes na sessão plenária na noite de quarta-feira (4) e se dividiram no que diz respe...

002427cf7eb00771aa50f0bf9ce455deDos 8 deputados federais de Mato Grosso, 6 estavam presentes na sessão plenária na noite de quarta-feira (4) e se dividiram no que diz respeito à votação da criação do Fundo Público Eleitoral, que deve utilizar R$ 1,7 bilhão de recursos públicos para financiar campanhas eleitorais de 2018.

Votaram pela criação do fundo, os deputados mato-grossenses Ezequiel Fonseca (PP), professor Victório Galli (PSC) e Ságuas Moraes (PT). O projeto foi aprovado por 223 votos contra 209 votos e 3 abstenções.

O fundo prevê que os recursos sejam divididos em 48% entre os partidos na proporção do número de deputados na Câmara dos Deputados e outros 35% entre os partidos com pelo menos um representante na Câmara dos Deputados, proporcionalmente aos votos obtidos por eles na última eleição.

Além disso, serão divididos 15% entre os partidos na proporção do número de senadores e 2% igualmente entre todos os partidos. Todos os recursos são públicos, porém, o projeto prevê ainda que os candidatos poderão fazer arrecadação prévia de recursos por meio de financiamento coletivo na internet.

O deputado federal Galli explicou, em sua rede social, que foi a favor após acordo realizado. “Como líder, lutei para impedir a votação e aprovação do fundão de 3 bilhões, mas fiz o compromisso de apoiar o fundo se ficasse na metade do que seria antes. Foi a forma que encontramos para impedir a aprovação do fundão com o valor maior”, disse.

Ele explicou ainda que “os debates estão invertidos” uma vez que “o correto” seria o fim do fundo público e o financiamento privado para as campanhas eleitorais. “Se toda a população que grita contra o fundo público passar a eleger políticos de direita, iremos acabar com o fundo público na sua totalidade. Com isso, iremos instituir o financiamento privado que é o correto, o modelo americano. Pois o correto é que a população não seja obrigado a doar como é no fundo público, mas que a população doe se quiser, como é no sistema privado. E a população precisa entender isso”.

Já os deputados Adilton Sachetti (PSB), Fabio Garcia (PSB) e Rogério Silva (PMDB) votaram contra o projeto enquanto os deputados Nilson Leitão (PSDB) e Carlos Bezerra (PMDB) não participaram da votação.

Em sua rede social, Sachetti lamentou a aprovação do projeto. “Infelizmente a política mais tradicional venceu. E nos teremos de usar um recurso que seria revertido em beneficio da sociedade para financiar campanha”.

Após aprovado na Câmara e Senado, a matéria segue para sanção do presidente Michel Temer (PMDB), que deve ocorrer até este fim de semana quando se encerra o prazo para que mudanças nas regras eleitorais ocorram. Isto porque estas devem ser aprovadas até um ano antes das próximas eleições.

Confira aqui como votou cada deputado sobre o fundo eleitoral.

FONTE: GAZETA DIGITAL

Nome

Destaque,2,Fotos e eventos,90,Geral,1544,PAPO DE ESQUINA,6,Política,381,Regional,936,Rosário Oeste,1383,Variedades,887,Videos,120,
ltr
item
Biorosario: Aprovação de 'fundão' bilionário para custear eleições divide bancada de MT
Aprovação de 'fundão' bilionário para custear eleições divide bancada de MT
https://lh3.googleusercontent.com/-EXZygLLFSRc/WdehB9Ll4PI/AAAAAAABPgI/mLBKD7-A7ZoX2aCPZXR33A7e4KBtQKPLgCHMYCw/002427cf7eb00771aa50f0bf9ce455de_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-EXZygLLFSRc/WdehB9Ll4PI/AAAAAAABPgI/mLBKD7-A7ZoX2aCPZXR33A7e4KBtQKPLgCHMYCw/s72-c/002427cf7eb00771aa50f0bf9ce455de_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/10/aprovacao-de-fundao-bilionario-para.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/10/aprovacao-de-fundao-bilionario-para.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy