Menino de 11 anos é encontrado em cela de preso acusado de estupro no Piauí

A Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) do Piauí investiga a presença de um menino de 11 anos na cela de um detento acus...

d0d865d1b4e6d4e41a0959fccb3afc35A Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) do Piauí investiga a presença de um menino de 11 anos na cela de um detento acusado de estupro na Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos, município da região metropolitana, localizado a 42km de Teresina.

Segundo o Conselho Tutelar, que acompanha o caso, o menor foi deixado propositalmente na colônia penal pelos pais. Ele foi encontrado embaixo da cama do detento e foi submetido a um exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), o qual não constatou conjunção carnal

A criança foi encontrada após uma vistoria no local, realizada depois de um alvoroço entre os presos por causa da presença da criança. O menor não tem qualquer grau de parentesco com o detento, que não teve o nome revelado, e está preso acusado de estupro, segundo o registro na Secretaria de Justiça.

A Colônia Agrícola Major César de Oliveira integra o Complexo Penal de Altos, que também abrange o Centro de Detenção Provisória de Altos e a Unidade de Apoio Prisional. Inaugurado em julho de 1977, o espaço é a única colônia agrícola do Piauí.

Pais

Em depoimento ao Conselho Tutelar da região, os pais da criança disseram que o detento é amigo da família e que deixaram o menino passar a noite no local porque ele estava cansado. Afirmaram, ainda, que voltariam no dia seguinte para buscá-lo.

"Eles são de situação vulnerável e foram a pé visitar esse amigo. Relataram que é uma caminhada muito longa e estavam cansados. O adolescente disse que ele mesmo pediu para ficar", comentou a conselheira tutelar Nazaré Castelo Branco.

Sábado e domingo são dias de visitação na colônia agrícola, onde ficam os presos do regime semiaberto. A família relatou que foi ao local a pé para visitar o suposto amigo e tinha a expectativa de pegar as roupas do detento para lavá-las em troca de algum dinheiro.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) informou que, nesta colônia, as visitações acontecem dentro dos alojamentos, e não em uma área comum.

"O menino foi resgatado pelos agentes, que suspeitaram de ações dos detentos e resolveram fazer uma verificação em um dos prédios da unidade prisional. Segundo as informações que conseguimos colher, o preso estava sem camisa, deitou com o adolescente e tocou em suas partes íntimas. Tem que ser investigado se houve favorecimento financeiro para que esse menino ficasse em poder desse preso", disse o vice-presidente do Sindicato, Kleiton Holanda.

Ao Conselho Tutelar, no entanto, o menino negou que tenha sido tocado pelo detento. "A fala do adolescente prevalece. Em depoimento, ele relata que não aconteceu coisa nenhuma, que estava lá assistindo a um filme. A mãe do menino ia levá-lo para casa no dia seguinte quando voltasse ao presídio para levar as roupas desse preso. Isso não é uma coisa normal ou correta. Lugar de criança e adolescente não é no presídio. E tem que haver mais segurança e um trabalho mais eficaz no sentido de não permitir crianças em celas. Também não é correto dos pais permitir que o filho passe a noite em um presídio", disse a conselheira Nazaré Castelo Branco.

O gerente da colônia agrícola Major César, Cleiton Lima, disse que os pais do menino contaram que deixaram a criança de propósito na unidade prisional para "evitar levar o menino para casa e trazer no outro dia, já que domingo também é dia de visita". Segundo Lima, não foi constatada nenhuma violência contra o menor, de acordo com o exame realizado no IML.

"É uma situação gravíssima. Essas visitas deveriam ser cadastradas no serviço social da unidade e deveriam ser feitas sob supervisão dos agentes. Mas não é feita, porque o número de agentes penitenciários é insuficiente", comentou o diretor jurídico do sindicato, Vilobaldo Carvalho.

A Secretaria de Justiça afirma que o preso foi punido e deslocado para a ala de triagem. "As investigações também estão correndo no âmbito da Polícia Civil. Além disso, solicitei um relatório para o gerente da unidade prisional", disse o secretário Daniel Oliveira.

Em nota, a Sejus informou que a investigação deve ser concluída em até 30 dias. "O objetivo apurar em que circunstâncias em que a criança foi deixada na unidade, bem como apontar responsáveis pelo ocorrido. (...) A comissão de sindicância da Secretaria de Justiça do Piauí para investigar o caso foi designada pelo gabinete do secretário, por meio da Portaria nº 062/17, dessa segunda-feira (2)", escreveu.

Estadao

Nome

Destaque,2,Fotos e eventos,91,Geral,1564,PAPO DE ESQUINA,6,Política,388,Regional,941,Rosário Oeste,1388,Variedades,905,Videos,124,
ltr
item
Biorosario: Menino de 11 anos é encontrado em cela de preso acusado de estupro no Piauí
Menino de 11 anos é encontrado em cela de preso acusado de estupro no Piauí
https://lh3.googleusercontent.com/-LHh-lT7YYSs/WdPiNdCbNhI/AAAAAAABO_A/YwQJ2NwZRy8VIaIfLKJcv5L4bNomrFpfACHMYCw/d0d865d1b4e6d4e41a0959fccb3afc35_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-LHh-lT7YYSs/WdPiNdCbNhI/AAAAAAABO_A/YwQJ2NwZRy8VIaIfLKJcv5L4bNomrFpfACHMYCw/s72-c/d0d865d1b4e6d4e41a0959fccb3afc35_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/10/menino-de-11-anos-e-encontrado-em-cela.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/10/menino-de-11-anos-e-encontrado-em-cela.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy