Novacki: Silval usou Maggi como ‘bola da vez’ para deixar prisão

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, afirmou que o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) citou o ministro Blair...

0b39315fc7dcf30517adab4982a90414O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, afirmou que o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) citou o ministro Blairo Maggi (PP) em sua delação premiada como tática para conseguir deixar a prisão.

Silval estava preso desde setembro de 2015, no Centro de Custódia da Capital (CCC), e conseguiu o direito à prisão domiciliar em junho deste ano, após firmar acordo de colaboração com a Procuradoria-Geral da República (PGR). A denúncia foi homologada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em sua delação, o peemedebista atribuiu vários crimes a Blairo Maggi, de quem foi vice-governador e sucessor. Entre eles, o de usar dinheiro de propina para comprar apoio na Assembleia Legislativa e a suposta “compra” da retratação do ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes, que havia atribuído crimes aos dois, em depoimento prestado em 2014.

As acusações embasaram a Operação Malebolge, deflagrada no dia 14 de setembro, e que teve as residências e gabinetes de Maggi, em Brasília e em Rondonopolis (212 km ao Sul de Cuiabá), alvos de busca e apreensão.

“É óbvio que isso constrange, ainda mais você sendo acusado de algo que não fez. O ministro Blairo Maggi se incomodou muito porque uma série de mentiras foi levantada contra ele. Mas, por outro lado, ele está muito tranquilo, ele tem a consciência tranquila de tudo o que praticou e deixou de praticar no período em que foi governador, porque nunca se configurou ilegalidade”, disse Novacki.

Não há dúvida nenhuma que a única forma que ele encontrou de buscar uma liberdade relativa era apresentando o nome de alguém que estivesse forte

Para o secretário, as acusações contra Maggi tiveram o objetivo de viabilizar o acordo de delação. Isso porque a legislação não permite que o líder da organização criminosa faça o acordo; logo, para conseguir tal benefício, Silval teria que apontar outro político como sendo o chefe do grupo.

“A pessoa estava naquela situação, sendo lhe imputados vários crimes, e a forma como ele teve de ter um refresco, a chave foi tentar trazer alguém para dentro do processo. Alguém que, em tese, estaria acima dele, dentro de uma estrutura imaginária. Essa pessoa acabou sendo o Blairo. Quem conhece o Blairo sabe que nada daquilo corresponde a realidade”, afirmou.

“Não há dúvida nenhuma de que a única forma que ele encontrou de buscar uma liberdade relativa era apresentando o nome de alguém que estivesse forte, que estivesse em uma posição importante, dentro da estrutura política do país. E o Blairo foi a bola da vez”, disse.

Para o secretário, o único erro cometido por Blairo Maggi foi o de confiar que Silval “pudesse fazer um bom trabalho pelo Estado”.

Efeitos em 2018

De acordo com Eumar Novacki, as acusações de Silval não devem impactar o projeto político de Blairo Maggi, que pretende se reeleger ao Senado nas eleições do próximo ano.

“Eu acredito que [a delação] não vai afetar, não só pelo trabalho que ele tem desenvolvido no Ministério da Agricultura e dos resultados que nos estamos colhendo  aqui, mas, principalmente, pela história de vida do ministro Blairo Maggi, pela sua trajetória pessoal e empresarial e por aquilo que ele fez como governador do Estado de Mato Grosso. O mato-grossense sabe que o Blairo Maggi é bem diferente daquilo que foi pintado, do que foi colocado nas delações. Nós entendemos as delações como um ato de desespero”, afirmou.

O secretário também minimizou a declaração do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no sentido de que Blairo Maggi seria líder da organização criminosa, e atribuiu a acusação como fruto de possível “desconhecimento”.

“O procurador saiu da chefia do MPF. Infelizmente, ele não conhece a história do Estado de Mato Grosso, não conhece a história do Blairo Maggi. Então, talvez essas afirmações tenham sido mais frutos do desconhecimento. Agora, os mato-grossenses conhecem, sabem quem é Blairo Maggi, como foi a gestão dele, e sabem fazer as comparações com quem veio depois”, completou.

FONTE: MIDIA NEWS

Promoção válida somente para o dia 18/10/2017

Promoção válida somente para o dia 18/10/2017
Nome

Destaque,2,Esportes,21,Fotos e eventos,73,Geral,1214,PAPO DE ESQUINA,6,Política,228,Regional,768,Rosário Oeste,1306,Tecnologia,78,Variedades,528,Videos,70,
ltr
item
Biorosario: Novacki: Silval usou Maggi como ‘bola da vez’ para deixar prisão
Novacki: Silval usou Maggi como ‘bola da vez’ para deixar prisão
https://lh3.googleusercontent.com/-Vlg0mYu8c44/WdD9F42Q9rI/AAAAAAABOv8/hFoK3_tSSiIL6SBQ5fKy3dx1DTATqqWDQCHMYCw/0b39315fc7dcf30517adab4982a90414_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-Vlg0mYu8c44/WdD9F42Q9rI/AAAAAAABOv8/hFoK3_tSSiIL6SBQ5fKy3dx1DTATqqWDQCHMYCw/s72-c/0b39315fc7dcf30517adab4982a90414_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/10/novacki-silval-usou-maggi-como-bola-da.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/10/novacki-silval-usou-maggi-como-bola-da.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy