Projeto da Defensora Pública de Rosário Oeste propõe levar bibliotecas públicas para as cadeias de MT

O Projeto da defensora pública Giovanna Santos propõe a Estruturação e Fortalecimento do Ambiente Escolar na Cadeira Pública de Rosário Oest...

PMR_4271O Projeto da defensora pública Giovanna Santos propõe a Estruturação e Fortalecimento do Ambiente Escolar na Cadeira Pública de Rosário Oeste. O Projeto que tem como tema “um livro, um novo caminho” rompeu as fronteiras rosarienses e ganhou a simpatia de vários municípios que abraçaram o projeto.
Uma das importantes parcerias vem da Assembleia Legislativa do Estado que se uniu à Defensoria Pública de Mato Grosso para criação de bibliotecas nas cadeias públicas mato-grossenses. O escopo central é a realização de atividades educacionais complementares para fins de remissão de pena pela leitura.
Para cada 12 horas de estudo, o reeducando tem um dia de remissão da pena. A alternativa para remição de pena está prevista na Recomendação 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Essa recomendação prevê que os presos provisórios tenham acesso à educação e uma das maneiras de educar e contribuir para sua ressocialização é através da leitura”, ressaltou a defensora pública Giovanna Marielly da Silva Santos, idealizadora do projeto.
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), explicou que a intenção é implementar o projeto inicialmente nas cadeias públicas da Baixada Cuiabana e, depois, expandir para os demais municípios.
“Buscaremos reunir o maior número possível de livros paradidáticos para criar bibliotecas nas cadeias públicas. Desta forma estaremos incentivando a busca por conhecimento e contribuindo para o retorno dos presos ao convívio social”, afirmou Maluf.
A defensora pública Giovanna Santos, que atua em Rosário Oeste, observou que projetos semelhantes já são colocados em prática em alguns municípios, como Nobres, Juara e São Félix do Araguaia.
“Uma pessoa que deixa o sistema prisional tem dificuldade para se inserir no mercado de trabalho, então quanto mais qualificada ela for, melhor será seu retorno à sociedade”, salientou Giovanna.
O defensor público-geral Sílvio Jeferson de Santana reforçou a relevância da iniciativa. “A Defensoria Pública dará todo o apoio necessário para realização desse projeto, que é muito importante”, ponderou Sílvio Santana.
O Instituto Memória da Assembleia Legislativa também participará do projeto.
Remissão de pena
A Recomendação 44/2013 do CNJ é de que, para a cada livro lido, o preso poderá ter direito à remissão de quatro dias da sua pena. Para concessão do benefício, é necessário apresentação de uma resenha, que será submetida à avaliação.
Segundo critério legal de avaliação, ao final de até 12 obras efetivamente lidas e avaliadas, o preso terá a possibilidade de redimir 48 dias da sua pena, no prazo de 12 meses, de acordo com a capacidade gerencial da unidade prisional.
da Redação












Nome

Destaque,2,Fotos e eventos,90,Geral,1544,PAPO DE ESQUINA,6,Política,381,Regional,936,Rosário Oeste,1383,Variedades,887,Videos,120,
ltr
item
Biorosario: Projeto da Defensora Pública de Rosário Oeste propõe levar bibliotecas públicas para as cadeias de MT
Projeto da Defensora Pública de Rosário Oeste propõe levar bibliotecas públicas para as cadeias de MT
https://lh3.googleusercontent.com/-WrJAlltGbwM/WdDtZXwyvkI/AAAAAAABOuw/MSO4pnnDSl8DZElsjE0caIXlFJF3rjGowCHMYCw/PMR_4271_thumb%255B22%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-WrJAlltGbwM/WdDtZXwyvkI/AAAAAAABOuw/MSO4pnnDSl8DZElsjE0caIXlFJF3rjGowCHMYCw/s72-c/PMR_4271_thumb%255B22%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/10/projeto-da-defensora-publica-de-rosario.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/10/projeto-da-defensora-publica-de-rosario.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy