TCE aponta que 45% dos médicos não cumprem carga horária

Em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) na rede pública de saúde da Capital constatou que 45% da carga horári...

ad2000bb6528cd4b4e3d96d546d91f5cEm auditoria realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) na rede pública de saúde da Capital constatou que 45% da carga horária de trabalho dos profissionais médicos da Atenção Básica não é cumprida.

O estudo tem objetivo de avaliar a qualidade da prestação de serviços médicos na rede pública de saúde de Cuiabá, com ênfase no cumprimento da carga horária dos profissionais médicos.

A auditoria também identificou insuficiência de médicos nas unidades de saúde do primeiro nível de atenção, problema abordado por 66,66% dos coordenadores e 70,58% dos médicos das Unidades de Saúde da Família (USF).

A conclusão técnica foi de que ficou evidente que a estrutura do sistema de saúde em Cuiabá não permite aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso universal, integral, com qualidade e em tempo, às ações e serviços médicos, sejam preventivos, seja curativo.

A auditoria ordinária de natureza operacional acerca da prestação de serviços médicos foi autorizada pela Presidência do TCE-MT, em consonância com Plano Estratégico 2014-2015 do TCE-MT, e incluída no Plano Anual de Fiscalização da instituição e no Plano Anual de Atividades da Secretaria de Controle Externo de Auditorias Operacionais da Corte de Contas mato-grossense.

Relatório

O escopo da auditoria foi ampliado para abranger as unidades de saúde da Atenção Primária, Policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento e Hospital e Pronto Socorro Municipal.

Na fase de execução da auditoria, foram visitadas 47 unidades de Atenção Primária, entre Centros de Saúde, Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. Algumas dessas unidades foram revisitadas ao final da fase de execução, totalizando-se 54 visitas às unidades da Atenção Primária.

As inspeções foram realizadas entre 8h e 11h e entre 14h e 17h, dentro do horário de funcionamento dessas unidades. Também foram visitadas quatro Policlínicas, duas Unidades de Pronto Atendimento e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Como limitação de auditoria, evidenciou-se a discrepância entre os dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e do Portal da Transparência e fragilidades na fidedignidade dos dados apresentados pela SMS Cuiabá acerca do local de lotação dos profissionais médicos.

De acordo com dados extraídos do CNES, em julho de 2016, a rede pública de saúde do município de Cuiabá contava com 88 estabelecimentos de saúde cadastrados como Centros de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e quatro Policlínicas, duas Unidades de Pronto Atendimento e um Hospital e Pronto e Socorro Municipal.

Conforme relatório fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, o quadro da rede municipal, no que se refere às unidades de saúde que fizeram parte do escopo da auditoria operacional, possui um quantitativo de 596 médicos, distribuídos entre três níveis de atenção.

Segunda auditoria

Essa foi a segunda auditoria operacional no sistema de atenção à saúde pública em Mato Grosso realizada pelo TCE-MT. A primeira auditoria na rede pública de saúde aconteceu em 2014.

Foi verificado naquela ocasião a Atenção Básica, a Assistência Farmacêutica e a Regulação Assistencial. O trabalho resultou na assinatura do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com a Secretaria Estadual de Saúde visando a melhoria das políticas públicas.

FONTE: MIDIA NEWS

Nome

Destaque,2,Esportes,18,Fotos e eventos,73,Geral,1208,PAPO DE ESQUINA,6,Política,225,Regional,766,Rosário Oeste,1303,Tecnologia,74,Variedades,524,Videos,69,
ltr
item
Biorosario: TCE aponta que 45% dos médicos não cumprem carga horária
TCE aponta que 45% dos médicos não cumprem carga horária
https://lh3.googleusercontent.com/-RELp2MsHVHk/WdLOlNYQaSI/AAAAAAABO3E/zfilArR-QDcJG4J30y0GfEM-GPbcqYBzACHMYCw/ad2000bb6528cd4b4e3d96d546d91f5c_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-RELp2MsHVHk/WdLOlNYQaSI/AAAAAAABO3E/zfilArR-QDcJG4J30y0GfEM-GPbcqYBzACHMYCw/s72-c/ad2000bb6528cd4b4e3d96d546d91f5c_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/10/tce-aponta-que-45-dos-medicos-nao.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/10/tce-aponta-que-45-dos-medicos-nao.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy