MPE processa 48 moradores de bairro nobre de Cuiabá e pede demolição de muros e guaritas em vias públicas

O Ministério Público Estadual (MPE) ingressou ação civil pública pedindo a desobstrução de quatro ruas do bairro Jardim Itália, em Cuiabá. P...

jrdim-italiaO Ministério Público Estadual (MPE) ingressou ação civil pública pedindo a desobstrução de quatro ruas do bairro Jardim Itália, em Cuiabá. Para tanto, deverão ser demolidos muros e guarita construídos no local.

A ação foi proposta pela 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, contra 48 moradores residentes nas referidas ruas, que reuniram-se e formaram uma associação denominada “Residencial Itália Sul”. Caso o pedido seja deferido, eles deverão pagar indenização ao Poder Público.

Segundo os autos, os muros e guaritas foram construídos com o objetivo de reduzir o índice de crimes no local. As ruas alvo das ações são: Veneza, Modena, Ancona e Verona.

Nesta última, os moradores construíram um muro de alvenaria fechando a via. Já na esquina entre a rua Modena e Vezena, uma guarita foi construída, fechando o único acesso à área.

“Dessa maneira, os moradores se apropriaram ilicitamente da Rua Ancona, Veneza e Modena em sua integralidade e de trecho significativo da rua Verona, bens de uso comum do povo, cerceando direitos constitucionais aos demais cidadãos, como a liberdade de locomoção e o direito ao meio ambiente urbano equilibrado, regido pelas normas em vigor”, ressalta na ação o promotor de Justiça, Gerson Barbosa.

Navegue pelo Bairro:

Os moradores destas ruas já impetraram mandado de segurança, com pedido liminar, visando impedir a derrubada dos muros pelo poder público. A liminar foi parcialmente deferida, mas o mérito foi julgado improcedente e a ordem negada.

Sobre as construções, o promotor destaca que "todos os moradores envolvidos consentiram com o ilícito e contribuíram custeando as obras, motivo pela qual foram inseridos no polo passivo da ação. O direito individual de ir e vir é o mínimo que precisa ser garantido nas vias públicas, mas, no caso em tela, tem sido desrespeitado”.

Na ação, o promotor requer, além da demolição dos muros e da guarita, que os moradores paguem uma indenização, em favor da sociedade, pelos danos causados “levando em contra o tempo em que as ruas não atendem ao fim a que se destinam”.

Reportagem de Olhar Direto:

A transformação de ruas públicas em "condomínios fechados" foi tema de reportagem especial de Olhar Direto em março (veja) e junho (veja) deste ano. Nela, adiantávamos a situação do bairro Jardim Itália.

No último dia 07, o MPE também ingressou com ação civil pública requerendo que a Justiça determine a desobstrução de cinco ruas do bairro Jardim das Américas, em Cuiabá, bem como a demolição das construções edificadas nas vias.

FONTE: OLHAR DIRETO

Nome

Curiosidades e Tech,48,Destaque,2,Fotos e eventos,85,Geral,1412,PAPO DE ESQUINA,6,Política,319,Regional,867,Rosário Oeste,1350,Variedades,751,Videos,96,
ltr
item
Biorosario: MPE processa 48 moradores de bairro nobre de Cuiabá e pede demolição de muros e guaritas em vias públicas
MPE processa 48 moradores de bairro nobre de Cuiabá e pede demolição de muros e guaritas em vias públicas
https://lh3.googleusercontent.com/-JwjnVecUm_8/WguNI13y4VI/AAAAAAABTlw/vhgQLLzzZ88JHA74mGSnFIDTxoCDPrF1QCHMYCw/jrdim-italia_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-JwjnVecUm_8/WguNI13y4VI/AAAAAAABTlw/vhgQLLzzZ88JHA74mGSnFIDTxoCDPrF1QCHMYCw/s72-c/jrdim-italia_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/11/mpe-processa-48-moradores-de-bairro.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/11/mpe-processa-48-moradores-de-bairro.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy