Ministro do STJ mantém prisão de ex-comandante-geral da PM

O ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve a prisão do ex-comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso,...

2712e9861b61bfafa4d11b4f3d59055fO ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve a prisão do ex-comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Zaqueu Barbosa, acusado integrar o esquema de interceptações clandestinas que operou no Estado.

A decisão é da última sexta-feira (1º). A íntegra não foi publicada, porém ele não chegou a conhecer o habeas corpus impetrado pela defesa do coronel, ou seja, entendeu que a medida não era cabível de ser analisada neste momento do processo.

O coronel foi preso no dia 23 de maio, juntamente com o cabo Gérson Correa, por ordem do juiz Marcos Faleiros, que atuava na Vara Militar de Cuiabá à época.

As prisões ocorreram dias após a exibição de uma reportagem no programa “Fantástico”, da Rede Globo, que mostrou que o sistema funcionaria por meio da tática de “barriga de aluguel”, quando números de pessoas que não têm qualquer relação com investigações policiais são inseridos de maneira disfarçada – sob outras identificações – em pedidos de quebra de sigilos telefônicos feitos à Justiça.

Zaqueu e Gérson são acusados de serem os principais operadores do esquema no núcleo militar da organização criminosa. O primeiro está detido no Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o segundo no Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam)

Até o momento, somente o cabo Gérson confessou os crimes, enquanto Zaqueu nega ter cometido qualquer conduta ilegal em sua atuação.

Após ser preso, o coronel Zaqueu tentou obter a liberdade por meio de vários habeas corpus nas diversas instâncias da Justiça.

Mauro Campbell Marques

O ministro Mauro Campbell: habeas corpus negado

Todavia, todas as medidas foram rejeitadas, tanto no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), quanto no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e até pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em setembro, o TJ-MT aceitou a denúncia dos “grampos” e os dois viraram réus na ação penal, juntamente com outros três militares (os coronéis Evandro Alexandre Lesco e Ronelson Barros, ex-chefe e ex-adjunto da Casa Militar, respectivamente, e o coronel Januário Batista).

Neste meio tempo, outros militares e até ex-secretários foram presos por participação no esquema, a exemplo de Paulo Taques (Casa Civil) e Rogers Jarbas (Segurança), mas foram posteriormente soltos.

Atualmente, todo o caso tramita sob a responsabilidade do ministro Mauro Campbell.

A participação

Antes de o caso “subir” ao STJ, as investigações que estavam nas mãos do desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, indicavam que Zaqueu, junto com Gérson, foi o principal responsável pelos crimes praticados pelo grupo.

Segundo Perri, o coronel foi o idealizador do plano de criação do Núcleo de Inteligência da Polícia Militar, ainda em setembro de 2014. À época, ele exercia a função de subchefe do Estado Maior Geral da PM-MT.

Também de acordo com o desembargador, o Núcleo foi criado totalmente à margem da lei e das normativas internas da PM, não tendo outro objetivo senão o de realizar escutas telefônicas clandestinas.

“O cel. Zaqueu foi, portanto, iniludivelmente, o idealizador de todo o esquema criminoso, não só no aspecto material, como também, valendo-se da função de subchefe do Estado Maior Geral da PM-MT, ter arregimentado profissionais para trabalhar na missão, escolhendo aqueles mais habilidosos no assunto de inteligência e, notadamente, em interceptação telefônica”.

FONTE: MIDIA NEWS

Nome

Destaque,3,Fotos e eventos,91,Geral,1557,PAPO DE ESQUINA,6,Política,386,Regional,938,Rosário Oeste,1385,Variedades,901,Videos,120,
ltr
item
Biorosario: Ministro do STJ mantém prisão de ex-comandante-geral da PM
Ministro do STJ mantém prisão de ex-comandante-geral da PM
https://lh3.googleusercontent.com/-w6OvPxR8kSE/WiW4ui-2dpI/AAAAAAABVfg/S1exw-OQTrcoc7W-fLeRYsjuH3umJF26gCHMYCw/2712e9861b61bfafa4d11b4f3d59055f_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-w6OvPxR8kSE/WiW4ui-2dpI/AAAAAAABVfg/S1exw-OQTrcoc7W-fLeRYsjuH3umJF26gCHMYCw/s72-c/2712e9861b61bfafa4d11b4f3d59055f_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/12/ministro-do-stj-mantem-prisao-de-ex.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/12/ministro-do-stj-mantem-prisao-de-ex.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy