Na onda do bitcoin, Venezuela vai lançar o Petro, sua moeda digital oficial

“O século XXI chegou”. Foi com essa frase que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a criação do Petro, a moeda digital oficia...

“O século XXI chegou”. Foi com essa frase que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a criação do Petro, a moeda digital oficial do país. Com base em suas reservas de petróleo, diamantes, ouro e gás, a ideia é que a nova modalidade financeira garanta a independência financeira da nação diante do que o governo afirma serem bloqueios e sanções impostos, principalmente, pelos Estados Unidos.

De acordo com Maduro, que fez o anúncio durante uma transmissão oficial, a ideia é garantir a soberania nacional diante de ameaças externas ao mesmo tempo em que garante a segurança das transações por meio de seu caráter oficial. Trata-se, inclusive, de um distanciamento da proposta inicial de criptodinheiros como o Bitcoin, voltados, justamente, para serem independentes, sem ligação com bancos centrais, firmas de investimentos ou governos estatais.

A criação do Petro é fruto de estudos profundos sobre o tema, que teria ocorrido durante todo o ano e, também, de acordo com anseios da população. O presidente da estatal petroleira PDVSA, Manuel Quevedo, que também é ministro do Petróleo do país, foi apontado como o diretor do grupo responsável pelo desenvolvimento da criptomoeda.

Além disso, Maduro criou o que chama de "Observatório de Bloqueio", um grupo governamental voltado para analisar o mercado econômico do país diante das sanções impostas por governos internacionais e facilitar o lançamento do Petro. O objetivo final da moeda, afirma o governo, é garantir que, mesmo com tantos bloqueios, o sistema financeiro da Venezuela continue funcionando, bem como o desenvolvimento social de sua população.

A crise que assola o país desde o ano passado levou muitos venezuelanos à miséria, na medida em que a hiperinflação fazia os preços aumentarem e o desemprego acabava com a fonte de renda de muitos. Aqueles que possuem mais intimidade com o mundo digital, entretanto, viram nas bitcoins uma forma de protegerem seu dinheiro em meio a tudo isso, vendo suas reservas crescerem na medida em que as moedas ganham valorização.

A descentralização das moedas virtuais, inclusive, vem sendo apontada por muitos especialistas como uma das saídas para a crise, que teria o alto controle do governo sobre todos os aspectos do sistema financeiro com uma de suas razões. O Petro, inclusive, surge como mais uma faceta dessa regulação toda, o que a torna amplamente diferente de praticamente todas as outras modalidades existentes no mercado.

O baixo custo da energia elétrica teria fomentado a atividade dos mineradores, com os mais ativos chegando a obter mais dinheiro desta maneira do que o salário mínimo venezuelano – uma amostra não do poder financeiro da criação de moedas, mas sim de quão baixo é o nível de pagamento aferido pelo governo. Essa característica, agora, é apontada como outro fator em potencial para a criação do Petro, que poderia ser gerado internamente com uso das mesmas características que fomentaram a criação das bitcoins.

O presidente, entretanto, não deu mais detalhes sobre como a criptomoeda nacional vai funcionar e, principalmente, de que maneira o lastro baseado em riquezas naturais e petróleo vai estar ligado a elas. Não se sabe, também, quando o criptodinheiro será lançado nem de que maneira o governo vai regular sua mineração, posse e realização de transações, se é que ele realmente vai fazer isso. É algo esperado, mas não confirmado.

Fonte: The Guardian

Nome

Destaque,3,Fotos e eventos,91,Geral,1557,PAPO DE ESQUINA,6,Política,386,Regional,938,Rosário Oeste,1385,Variedades,901,Videos,120,
ltr
item
Biorosario: Na onda do bitcoin, Venezuela vai lançar o Petro, sua moeda digital oficial
Na onda do bitcoin, Venezuela vai lançar o Petro, sua moeda digital oficial
https://i.ytimg.com/vi/EUNLSBtdFZY/hqdefault.jpg
https://i.ytimg.com/vi/EUNLSBtdFZY/default.jpg
Biorosario
http://www.biorosario.com.br/2017/12/na-onda-do-bitcoin-venezuela-vai-lancar.html
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/
http://www.biorosario.com.br/2017/12/na-onda-do-bitcoin-venezuela-vai-lancar.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy