CHERNOBYL: como foi o pior acidente da história da humanidade

Todo mundo já deve ter ouvido falar do famoso acidente nuclear de Chernobyl, porém poucas pessoas conhecem essa interessante história mais ...

chernobyl-coverTodo mundo já deve ter ouvido falar do famoso acidente nuclear de Chernobyl, porém poucas pessoas conhecem essa interessante história mais a fundo, por isso nós vamos contar os fatos que criaram o pior acidente da história da humanidade.

A história desse desastre se inicia nos anos 70, quando a União Soviética decidiu construir uma usina nuclear a 20 Km da cidade de Chernobyl. O projeto dizia que a usina devia contar com 6 reatores trabalhando com Césio-137, que é um material extremamente radioativo.

Infelizmente o projeto nunca se completou, pois no dia 26 de abril de 1986 o reator de número 4 explodiu, liberando material radioativo por quilômetros, em uma proporção 400 vezes maior do que a radiação liberada nas explosões das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki.

Inicialmente o governo soviético tentou esconder o acidente, mas 30 horas após eles tiveram que revelar tudo ao público e começar um operação enorme para tentar conter os problemas. Mais de 600 mil homens foram convocados para o trabalho “suicida”.

images

Enquanto as pessoas eram evacuadas da cidade, helicópteros levavam areia e chumbo para serem jogados sobre o lugar onde o reator ainda queimava, porém isso foi pouco efetivo. Somente no dia 6 de maio que as emissões radioativas cessaram, mas o estrago já havia sido feito.

Mais de 130 mil pessoas foram evacuadas, doses de iodo foram distribuídas para tentar diminuir os efeitos da radiação, porém milhares de pessoas morreram ou tiveram câncer, além disso, os filhos de muitos que sobreviveram a essa tragédia apresentam deficiências físicas e mentais.

kindergarten_461

Outro grande problema aconteceu com os mais de 600 mil trabalhadores que foram convocados para ajudar no plano de contenção, muitos milhares morreram e muitos outros têm problemas graves de saúde até hoje, mesmo toda a proteção não conseguiu ser totalmente efetiva.

Fora isso ainda houve a contaminação de vários países europeus, que receberam parte da radiação que foi levada em nuvens. Por esses motivos é quase impossível calcular o número de mortos ou pessoas afetadaspelo desastre, acredita-se que seja algo em torno de 100 mil pessoas, contudo esse número pode estar completamente errado, ele é apenas uma estimativa.

384778142_9df7e4c278

Depois de todos os problemas, somente em novembro daquele ano que o governo conseguiu uma solução “definitiva”, lacrando o reator dentro de uma cápsula de concreto e aço, contudo isso não durará para sempre, pois com o tempo o material pode se deteriorar, por isso é necessário um constante controle do local.

nukes_03

Como pode-se imaginar, a cidade de Chernobyl ainda é uma cidade fantasma, sendo um local muito perigoso para se viver, pois mesmo com todos esses anos ainda existe muita radiação. Apesar de toda a desgraça, algumas lições importantes foram aprendidas, o que deixou as usinas nucleares mais seguras, evitando que um acidente destas proporções voltasse a acontecer.

Fique com algumas fotos tiradas do que sobrou da cidade:

300px-Chernobyl_Disaster-378x349

Buraco ocasionado pela explosão

chernobyl_sarcophagus_440

Proteção construída em volta da usina:images

Imagens de várias partes da cidade

2446391227_e51457b0e9

Chernobyl (1)

chernobyl (2)

chernobyl (6)

chernobyl (8)

chernobyl (9)

chernobyl (10)

chernobyl (21)

chernobyl (22)

chernobyl (28)

chernobyl (42)

chernobyl

CHERNOBYL_

View_of_Chernobyl_taken_from_Pripyat

FONTE: MINILUA

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,147,Geral,2572,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1003,Regional,1685,Rosário Oeste,1716,Social,133,Tecnologia,175,Variedades,1784,Videos,540,
ltr
item
Biorosario Notícias: CHERNOBYL: como foi o pior acidente da história da humanidade
CHERNOBYL: como foi o pior acidente da história da humanidade
https://lh3.googleusercontent.com/-31AmO7TimmE/Wi3P4RYK6tI/AAAAAAABWSI/KkelrrQRfeIoB-3B50eFDstg9EswuXBBwCHMYCw/chernobyl-cover_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-31AmO7TimmE/Wi3P4RYK6tI/AAAAAAABWSI/KkelrrQRfeIoB-3B50eFDstg9EswuXBBwCHMYCw/s72-c/chernobyl-cover_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2017/12/chernobyl-como-foi-o-pior-acidente-da.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2017/12/chernobyl-como-foi-o-pior-acidente-da.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy