Governador do RN transfere controle operacional dos órgãos de segurança para o Exército

Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (30). Exército diz objetivo é centralizar o planejamento das ações na capital...

whatsapp-image-2017-12-30-at-06.58.55Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (30). Exército diz objetivo é centralizar o planejamento das ações na capital e em Mossoró.

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), transferiu o controle operacional dos órgãos de Segurança Pública do estado para o general de brigada Ridauto Lúcio Fernandes, comandante da Operação Potiguar III, para "garantia da Lei e da Ordem", que começou nesta sexta-feira (29) na região metropolitana de Natal e Mossoró.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (30). Com isso, toda a responsabilidade pelas ações das forças estaduais de segurança também passa a ser do Exército. A medida vale até o dia 12 de janeiro.

Decreto do governador Robinson Faria transfere controle operacional dos órgãos de segurança do RN para o Exército (Foto: Reprodução)Decreto do governador Robinson Faria transfere controle operacional dos órgãos de segurança do RN para o Exército (Foto: Reprodução)

Decreto do governador Robinson Faria transfere controle operacional dos órgãos de segurança do RN para o Exército (Foto: Reprodução)

Apesar da presença do Exército, a capital teve uma noite violenta, com assaltos, roubos e confronto armado entre facções criminosas rivais.

Como argumento para a transferência do controle operacional, o governador considerou a paralisação das atividades dos policiais militares e civis que gerou "insegurança e transtornos à população do Estado".

Procurado pelo G1, o coronel Erland Mota, relações públicas do Exército na Operação Potiguar III, informou que a medida não significa uma suplantação do poder da Secretaria de Estado da Segurança ou do comando das polícias estaduais. "O objetivo é apenas sincronizar as ações, criar um planejamento centralizado", declarou.

Exército inicia patrulhamento nas ruas de Natal

Exército inicia patrulhamento nas ruas de Natal

Ainda de acordo com o coronel, a decisão está resguardada pela Lei Complementar 97 de 1999, que regulamento o uso das tropas na garantia da lei e da ordem. A primeira reunião entre os órgãos está marcada para a manhã deste sábado.

O envio de dois mil homens ao Rio Grande do Norte foi anunciado nesta sexta (29) pelo ministro da Justiça Raul Jungman. Ainda durante a noite, 720 homens já começaram o patrulhamento na capital potiguar. Os demais devem chegar ao estado ao longo do final de semana.

Protestos

Policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte estão aquartelados desde a última terça-feira (19). Policiais civis trabalham em regime de plantão desde o dia 20 de dezembro. As categorias reivindicam, além de melhores condições de trabalho, o pagamento dos salários e 13º.
A paralisação das polícias gerou uma onda de crimes em várias cidades do estado. Assaltos, arrombamentos e arrastões se repetem diariamente. Em 10 dias, foram registrados mais de 500 casos somente na Grande Natal.

O governo pagou na sexta-feira os salários de novembro dos servidores que ganham até R$ 4 mil. Segundo o Executivo, foram 86% da folha das polícias foi quitada. Ainda assim, os militares seguem aquartelados. O governo afirmou que vai concluir o pagamento de novembro na primeira semana de janeiro e trabalha para quitar em janeiro o salário de dezembro e o 13º.

FONTE: G1

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,111,Geral,2228,PAPO DE ESQUINA,6,Política,756,Regional,1408,Rosário Oeste,1590,Variedades,1465,Videos,371,
ltr
item
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e Região: Governador do RN transfere controle operacional dos órgãos de segurança para o Exército
Governador do RN transfere controle operacional dos órgãos de segurança para o Exército
https://lh3.googleusercontent.com/-usrBge34Phw/Wke86rZk0qI/AAAAAAABYCQ/4H1BIvJAMIcLf8oew-12kAXqkh9Mm50wACHMYCw/whatsapp-image-2017-12-30-at-06.58.55_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-usrBge34Phw/Wke86rZk0qI/AAAAAAABYCQ/4H1BIvJAMIcLf8oew-12kAXqkh9Mm50wACHMYCw/s72-c/whatsapp-image-2017-12-30-at-06.58.55_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e Região
https://www.biorosario.com.br/2017/12/governador-do-rn-transfere-controle.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2017/12/governador-do-rn-transfere-controle.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy