É necessário coragem para mudar e cortar na própria carne

Os últimos fatos, revelados após a análise das contas de governo do prefeito de Rosário Oeste, sobre o ano de 2016, apontam para uma única d...

DCIM\100GOPRO\G0020609.Os últimos fatos, revelados após a análise das contas de governo do prefeito de Rosário Oeste, sobre o ano de 2016, apontam para uma única direção – corte de gasto com pessoal. O prefeito Balbino pratica uma gestão administrativa de alguns pecados capitais, entre os quais, investimento em 55,15% com folha salarial, inaceitável pelo ponto de vista da Corte de Contas.

O Aplic está em atraso com as informações e duas contas rejeitadas representam fortes indícios de que tudo caminha para a direção oposta daquela que recomenda o rigoroso colegiado de avaliadores das contas públicas.

O TCE indica que o município não disponibiliza informações necessárias para análise do controle externo e social, ante uma gestão ranqueada nas últimas posições no que se refere á gestão fiscal.

Uma terceira conta reprovada será o caos para um governante que optou pela reeleição sabendo que as dificuldades seriam imensas, principalmente aquelas criadas entre 2013 a 2016, quando ficou claro o tiro no próprio pé em um município onde os centavos valem muito e o apadrinhamento de aliados políticos destoam da necessidade da economicidade.

Os indicadores sociais e econômicos, a própria economia municipal ainda não tem vocação própria e não há um gestor que atente para a necessidade de atração de empresas, estando atrelados, a cada quatro anos a um único frigorífico, que mais parece promessa de político profissional.

E em meio a toda essa escuridão, sempre aparece alguém de fora para ajudar o candidato a vencer as eleições, mas não ajuda a governar com equilíbrio financeiro e com austeridade administrativa.

Ronda Rosário Oeste desde o ano 2000, uma exímia arrumadeira de vitórias nas urnas para depois desaparecer na escuridão em que está mergulhado o governo municipal em Rosário Oeste e não é de hoje. A gestão do dr. Fernando foi péssima, passando o bastão para Zeno Gonçalves que se reelegeu e que entregou para Joemil Araújo que ficou por duas temporadas, entregando para o atual que já tem 60 meses no poder e tudo continua igual em Rosário Oeste.

Mas será que não está piorando? A população sabe medir o tamanho do problema que tem com a cidade e seus casarios envelhecendo, caindo e vazios de tudo, até de esperança.

Será preciso negociar com o Legislativo para que os poderes encontrem uma saída honrosa para o município e seu povo. Quem sabe uma agricultura forte, um turismo que não fique só na fantasia e o próprio Legislativo ajudando a governar e não a sugar as forças. Mas que força tem o município economicamente em estado de pré falência?

O protagonista (Executivo) e os coadjuvantes (vereadores) precisam se alinhar e falar a mesma língua, rompendo com velhas práticas do passado, em que o povo é sempre o último a saber (quando fica sabendo) das mazelas políticas.

Há que se aplaudir o povo pacato do município que não se revolta diante desse tal de equilíbrio de forças favoráveis e contrárias no Parlamento, que não passa de jogo de interesses enquanto o município está à míngua. A cidade está quase fantasma e as perspectivas de mudança no panorama são remotas.

O prefeito Balbino chora pitangas e aqueles que deveriam auxiliá-lo na estratégia de bem governar, ofertam-lhe um lenço manchado com pimenta... ou seja, o tempo passa e nada de novo acontece.

E quando o prefeito se rebelar contra a falta de apoio dos coadjuvantes? Aqui neste caso, entenda-se como sendo os vereadores, que sempre acabam bem, bem melhor que o município e muitos dos seus habitantes.

O jogo político não permite que todos se ajudem em favor do bem comum? Ou é melhor integrar o bloco daqueles que torcem e até agem para que tudo dê errado?

Balbino está só e este ano que se inicia será importante para o seu futuro como gestor e será preciso reorganizar a casa que ele mesmo ajudou a desconstruir em quatro anos. Antes que as contas de 2017 recebam parecer contrário, do que ninguém dúvida.

E não é mau presságio, é falta de se olhar para o interior do governo e auditar sobre os próprios números, em ordem decrescente no grau de confiança e cada vez mais crescente nos gastos de uma economia que não permite aforismos e que precisa ser exatamente como regem os mandamentos da gestão fiscal.

Bom 2018 a todos e a todos. Olho nos números e muito colírio para evitar conjuntivite algébrica.

Por Margarida Rúbia

Nome

Destaque,3,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,104,Geral,2145,PAPO DE ESQUINA,6,Política,676,Regional,1304,Rosário Oeste,1546,Variedades,1385,Videos,320,
ltr
item
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e Região: É necessário coragem para mudar e cortar na própria carne
É necessário coragem para mudar e cortar na própria carne
https://lh3.googleusercontent.com/-S6RXGZ5AKBM/WlNFwKimLvI/AAAAAAABYoc/BKc5X8f1gacd2u0tus8i_ZBMAStA2Qm8wCHMYCw/Ros%25C3%25A1rio%2BOeste%2B-%2BVista%2BA%25C3%25A9rea_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-S6RXGZ5AKBM/WlNFwKimLvI/AAAAAAABYoc/BKc5X8f1gacd2u0tus8i_ZBMAStA2Qm8wCHMYCw/s72-c/Ros%25C3%25A1rio%2BOeste%2B-%2BVista%2BA%25C3%25A9rea_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e Região
https://www.biorosario.com.br/2018/01/e-necessario-coragem-para-mudar-e.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/01/e-necessario-coragem-para-mudar-e.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy