Unemat em Diamantino atendeu o clamor de prefeitos da região

A compra do prédio onde funcionava a União de Ensino Superior de Diamantino (Uned), de propriedade da família do ministro do Supremo Tribun...

35aeeb12e45f8e421f158f3a2e4f824cA compra do prédio onde funcionava a União de Ensino Superior de Diamantino (Uned), de propriedade da família do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, por parte da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), atendeu a um pedido feito por diversos prefeitos de municípios do entorno da cidade, que sofriam pela falta de acesso da população jovem carente à educação. A informação foi dada pelo presidente da Associação Matogrossense de Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PSD), que à época era prefeito de Nortelândia e participou do movimento.
Conforme Fraga, como não tinham acesso direto ao então governador, Silval Barbosa, os prefeitos recorreram ao então presidente da Assembleia Legislativa, José Riva.

“Eu e vários prefeitos pedimos a Riva e outros deputados que interviessem pedindo a Silval que instalasse um campus da Unemat em Diamantino. Tinha a Uned que tinha um campus, instalações, alunos, acabou sendo interessante. A Unemat em Diamantino atenderia Nortelândia, Araguaia, Nobres, Rosário Oeste, Santo Afonso, Denise, Marilândia, todos municípios muito pobres. Alguns estudavam na Uned, mas tinham que pagar. O custo era alto e as famílias pobres não conseguiam manter seus filhos estudando. Observando o papel do Estado de garantir a Educação, pedimos uma unidade pública na nossa região”, lembrou Fraga.

O presidente da AMM lembra que os custos não eram somente com a mensalidade da faculdade, mas também com o transporte, já que vários alunos se deslocavam de outras cidades para Diamantino em busca da graduação.

“Quem pagava, passou a não pagar. Mesmo com deficiências, limitação de corpo docente, era melhor que uma instituição privada, pela dificuldade de acesso pela cobrança de mensalidade”, explanou Fraga, que lembrou que a instalação da Unemat no município garantiu o acesso dos jovens ao ensino superior.

Fraga lembra ainda que chegou, enquanto prefeito de Nortelândia, a ceder um prédio para que a Unemat levasse à cidade um curso tecnólogo, a fim de solucionar o problema de mão de obra especializada na cidade.

Polêmica
A compra da Uned pela Unemat é alvo de uma ação civil pública por improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Estadual contra o ex-governador Silval Barbosa, o deputado Adriano Silva, o ex-secretário de Administração Francisco Faiad, o ex-adjunto José Jesus Cordeiro e o ex-reitor financeiro da Unemat, Ariel Lopes Torres. Nenhum dos ex-donos da Uned está respondendo ao processo.

A estrutura foi adquirida pelo Governo do Estado por R$ 7,7 milhões no ano de 2013. De acordo com perícia realizada pelo próprio Ministério Público Estadual, o valor pago condiz com o praticado pelo mercado, ou seja, não houve superfaturamento.

O promotor argumenta que não houve planejamento para a instalação do campus em Diamantino, o que resultou na precariedade do quadro de docentes e na aceitação de alunos da Uned (incorporada pela Universidade Estadual), que não teriam prestado vestibular para ingresso na Unemat.

Além disso, Zappia afirma não ter havia planejamento financeiro para a abertura do campus em Diamantino. Também não foram respeitadas condicionantes apresentadas pelo Conselho Universitário da Unemat, como a aprovação e publicação de emenda constitucional que definisse o percentual de repasse orçamentário e financeiro para a Unemat e realização de concurso público para docentes.

O promotor ainda aponta irregularidade a abertura de crédito suplementar feita por Silval Barbosa para aquisição da Uned. Segundo o Ministério Público, Adriano, que era então reitor da Unemat à época, teria conquistado dividendos políticos com a iniciativa.












Nome

Destaque,2,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,151,Geral,2754,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1170,Regional,1851,Rosário Oeste,1779,Social,175,Tecnologia,318,Variedades,1978,Videos,661,
ltr
item
Biorosario Notícias: Unemat em Diamantino atendeu o clamor de prefeitos da região
Unemat em Diamantino atendeu o clamor de prefeitos da região
https://lh3.googleusercontent.com/-HO559EOJtYg/WmuoOXKMZMI/AAAAAAABae8/eDoNqaJaFUg_lTj5kJyH80MIZ5W0Acx9ACHMYCw/35aeeb12e45f8e421f158f3a2e4f824c_thumb%255B7%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-HO559EOJtYg/WmuoOXKMZMI/AAAAAAABae8/eDoNqaJaFUg_lTj5kJyH80MIZ5W0Acx9ACHMYCw/s72-c/35aeeb12e45f8e421f158f3a2e4f824c_thumb%255B7%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/01/unemat-em-diamantino-atendeu-o-clamor.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/01/unemat-em-diamantino-atendeu-o-clamor.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy