Preso mais antigo da PCE e autor de roubo mais longo do Brasil ganha liberdade, em Cuiabá

Autor do mais longo assalto registrado no Brasil, o preso Gélio Nelsi da Silva deixou a Penitenciária Central do Estado (PCE), na noite dest...

200580f15f35f69af3b323a95edf9ed5Autor do mais longo assalto registrado no Brasil, o preso Gélio Nelsi da Silva deixou a Penitenciária Central do Estado (PCE), na noite desta quarta-feira (20). Após mais de 12 anos vivendo na unidade prisional, o reeducando de 54 anos passa a cumprir sua longa pena em regime semiaberto. A decisão é do juiz Jorge Luiz Tadeu, da Segunda Vara Criminal de Cuiabá.

A audiência admonitória ocorreu no Fórum de Cuiabá. Gélio tem diversas condenações por assalto e latrocínio que somam 91 anos de prisão, conforme a ação que tramita no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

O crime, que Gélio se destacou, ficou conhecido como o mais famoso assalto a banco no Brasil, cometido por ele e seu bando, na cidade de  Goioerê, interior do Paraná. Na ocasião, a quadrilha atacou uma agência do Banco do Brasil e fizeram 23 reféns, entre eles um repórter da emissora de TV local, um padre e uma freira, que permaneceram sob a ameaça dos bandidos por uma semana, até que o grupo se rendesse. A freira foi colocada para intermediar a negociação entre a polícia e o criminoso. Eles queriam um veículo para a fuga e levariam parte do dinheiro recolhido.

Após 145 horas do início do roubo, os reféns foram liberados e os criminosos fugiram em um carro fornecido pela polícia. Eles foram até o o aeroporto da cidade, onde um pequeno avião esperava pelos assaltantes, segundo matéria veiculada em jornal local. No desenrolar do crime, a polícia descobriu que a freira era falsa e fazia parte do bando.

Passado alguns anos do assalto, Gélio foi preso. Ele foi condenado a 17 anos de prisão. O roubo aconteceu em 1988 e ainda é lembrado em todo o país como o “mais longo assalto a banco do Brasil”. Na época dos fatos, Gélio ficou conhecido como um bandido muito inteligente e bem informado, sendo responsável pelo planejamento das ações criminosas.

Reprodução

freira assalto goiere gelio silvaPresos usaram uma falsa freira e capas amarelas para sair do banco

Conforme os autos, Gélio cometeu o primeiro crime em 1988 e obteve a primeira condenação naquele mesmo ano, quando foi preso pela primeira vez e começou a cumprir pena. Nesses 30 anos, Gélio passou várias temporadas na prisão, sendo a mais longa na PCE, que durou por 12 anos. O cálculo de 14 condenações aponta que ele irá terminar sua condenação somente em 2091. O assaltante teria que viver até os 127 anos para cumprir toda a pena pelos crimes que cometeu nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná.

Gélio é considerado um dos presos mais antigos que ainda estavam em regime fechado na PCE. Ele veio transferido do presídio Federal de Campo Grande (MS) no ano 2000.

Liberdade

Como alternativa a prisão em regime fechado, o juiz Jorge Tadeu determinou que Gélio seja monitorado com tornozeleira eletrônica, esteja em casa entre as 20h e as 6 horas, preste informações mensalmente ao juízo, não se envolva em novo delito, não saia da comarca sem autorização. O desrespeito às medidas cautelares acarreta em novo retorno à PCE.

Na audiência, que ocorreu na Segunda Vara Criminal, após citar as cautelares, o juiz alerta ainda que “com todos os problemas de saúde que o senhor tem, se voltar para a cadeia não sai mais vivo”. Fato que é salientado pelo preso, que diz estar consciente dos deveres e que as medidas serão cumpridas à risca. “Eu sobrevivi 12 anos na PCE, eu consigo cumprir isso”, afirmou.

Durante a audiência desta quarta-feira (20), Gélio requereu ao juiz que a pena seja cumprida na cidade de Campo Verde (143 km de Cuiabá), onde sua família mora. O magistrado autorizou o pedido feito pelo preso.

“Eu quero voltar para a roça. Ficar com minha mãe. Com minha família. Preciso sair daqui e ir para o hospital cuidar da minha saúde. Eu quase morri essa semana”, apelou o preso ao juiz.

Gélio tem vários problemas de saúde, conforme constam nos autos e também informou ao juiz. Entre os males estão: bronquite crônica, asma, cefaleia, artrite reumatoide, hemorroida grau II e III, esofagite erosiva grau C, Gastrite enantematosa, lesão submucosa em duodeno e tuberculose.

Após colocar a tornozeleira eletrônica, Gélio saiu do fórum sozinho, pois a família não foi informado de que ele teria seu alvará de soltura nessa data. “Eu tenho um dinheirinho no bolso, pego um táxi e vou embora”, disse ao juiz que questionou como ele iria embora.

Gélio informou que irá ficar no bairro São Lourenço, em Campo Verde durante a noite, mas que irá se deslocar ao sítio que a família tem em uma assentamento rural da cidade, para trabalhar durante o dia.

Condenação contestada

Durante a audiência, o preso contestou ao juiz três condenações que teve em Goiás. Ele alega que seus dois colegas de bando morreram em 1999 e 2000 e que ele estava preso no ano de 2006, quando foi atribuído ao grupo assaltos cometidos em cidades goianas. “Eu estava preso e também sou o único que age com comparsas mortos. Se fossem vivos pelo menos...”, ironiza o detento. Ele poderá recorrer das condenações.

Veja abaixo uma matéria sobre o maior assalto a banco do Brasil, comandado por Gélio e seu bando.

Fonte: Hipernoticias

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,123,Geral,2318,PAPO DE ESQUINA,6,Política,841,Regional,1510,Rosário Oeste,1633,Social,21,Tecnologia,23,Variedades,1545,Videos,425,
ltr
item
Biorosario Notícias: Preso mais antigo da PCE e autor de roubo mais longo do Brasil ganha liberdade, em Cuiabá
Preso mais antigo da PCE e autor de roubo mais longo do Brasil ganha liberdade, em Cuiabá
https://lh3.googleusercontent.com/-t96YxNhBFSk/Wo9EyUqIQdI/AAAAAAABd3g/PFwc8Na5Q2AKG03GCLZ79u6rhw5O5YBIgCHMYCw/200580f15f35f69af3b323a95edf9ed5_thumb%255B4%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-t96YxNhBFSk/Wo9EyUqIQdI/AAAAAAABd3g/PFwc8Na5Q2AKG03GCLZ79u6rhw5O5YBIgCHMYCw/s72-c/200580f15f35f69af3b323a95edf9ed5_thumb%255B4%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/02/preso-mais-antigo-da-pce-e-autor-de.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/02/preso-mais-antigo-da-pce-e-autor-de.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy