Justiça revoga prisão de coronéis e nega pedido para ouvir Taques

As decisões acompanharam o parecer do promotor de Justiça Allan Sidney O Conselho de Sentença da Justiça Militar de Cuiabá decidiu, por maio...

O juiz Murilo Moura Mesquita, da 11ª Vara Criminal Militar da CapitalAs decisões acompanharam o parecer do promotor de Justiça Allan Sidney

O Conselho de Sentença da Justiça Militar de Cuiabá decidiu, por maioria, revogar as prisões domiciliares dos coronéis Zaqueu Barbosa, Evandro Lesco e Ronelson Barros.

A decisão foi dada na tarde desta sexta-feira (16), durante audiência da ação penal que apura crimes militares supostamente cometidos no caso dos grampos, no Fórum de Cuiabá. 

Agora os coronéis vão cumprir apenas medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica, da mesma forma que decidiu a Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça em favor do cabo Gérson Correa, nesta semana.

Na audiência, o Conselho também decidiu, por maioria, dispensar o governador Pedro Taques (PSDB) de depor sobre o caso.

O Conselho é formado pelo juiz Murilo Moura Mesquita, da 11ª Vara Criminal Militar (relator do caso), e pelos coronéis Elierson Metello de Siqueira, Valdemir Benedito Barbosa, Luiz Cláudio Monteiro da Silva e Renato Antunes da Silveira Junior.

A decisão pela soltura dos coronéis acompanhou o parecer do  promotor de Justiça Allan Sidney, que afirmou que a prisão domiciliar não atende nenhum dos requisitos para ser mantida.

"A prisão domiciliar não é recomendável em nenhum desses casos, porque as medidas cautelares já quase se equivalem a uma prisão domiciliar. E as cautelares, ao contrário da domiciliar, não são retraídas da pena. Dessa forma opino por estender a revogação da prisão aos demais acusados, mantendo as cautelares", disse o promotor.

O juiz Murilo Mesquita, porém, decidiu contrário ao parecer do Ministério Público, mas foi voto vencido. “Em que pese a concessão da soltura ao Gérson, vejo que ainda estão presentes os requisitos da custódia cautelar”, disse.

Depoimento de Taques

Já com relação ao depoimento do governador Pedro Taques, o magistrado decidiu por dispensá-lo, por entender que “qualquer indiciado tem direito a não autoincriminação”.

Taques havia pedido dispensa alegando que é investigado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre os mesmos fatos.

Na audiência, a defesa do cabo Gérson insistiu na oitiva do governador, afirmando ser de extrema importância seu depoimento sobre o caso.

"Se a testemunha se sentir constrangida e sentir que irá prejudicar sua defesa, poderá ficar em silêncio. Mas não pode se furtar em depor e contribuir no processo. No STJ, onde Taques é investigado, o inquérito está embrionário. Quando lá começar a instrução, o Gérson já vai ter sido julgado aqui. Ele mesmo tem o lema de 'quem não deve não teme'. Ele tem o dever de dar resposta à sociedade e aos nobres julgadores", disse o advogado Neyman Monteiro, que faz a defesa do cabo.

Três coronéis acompanharam o voto do relator. O Ministério Público também deu parecer para dispensar Taques.

Fonte: Mídia News

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,150,Geral,2751,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1167,Regional,1844,Rosário Oeste,1776,Social,172,Tecnologia,315,Variedades,1974,Videos,655,
ltr
item
Biorosario Notícias: Justiça revoga prisão de coronéis e nega pedido para ouvir Taques
Justiça revoga prisão de coronéis e nega pedido para ouvir Taques
https://lh3.googleusercontent.com/-1sT7RNmMLzw/WqxjytEJUAI/AAAAAAABghc/mvn3iSQ2VXssFTT9BA5ABNaTKlCfxVlJQCHMYCw/a8492156e0d648b6a6c85be1114486de_thumb%255B4%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-1sT7RNmMLzw/WqxjytEJUAI/AAAAAAABghc/mvn3iSQ2VXssFTT9BA5ABNaTKlCfxVlJQCHMYCw/s72-c/a8492156e0d648b6a6c85be1114486de_thumb%255B4%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/03/justica-revoga-prisao-de-coroneis-e.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/03/justica-revoga-prisao-de-coroneis-e.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy