Rio que nasce em Rosário Oeste recebe 352 litros de esgoto por segundo

Rio tem 828 km desde a nascente, em Rosário Oeste, até o rio Paraguai. Maior degradação de Cuiabá a VG Por segundo, são despejados 352,...

rio_cuiaba_3Rio tem 828 km desde a nascente, em Rosário Oeste, até o rio Paraguai. Maior degradação de Cuiabá a VG

Por segundo, são despejados 352,8 litros de esgoto no rio Cuiabá. Desse total, aproximadamente 39% recebe tratamento antes de ser lançado. Por hora, de acordo com a Águas Cuiabá - empresa que assumiu o sistema de água e esgoto da Capital -, o rio chega a receber mais de 1,2 mil metros cúbicos de esgoto considerando a população urbana de 582,3 mil habitantes.

De todo o esgoto produzido pelas residências na Capital, 54,76% é recolhido. Desse percentual, 72,8% passa por vários tipos de tratamento como lodos ativados, reatores, lagoas, biodigestores e fossas sépticas. E o principal recurso hídrico onde todo esse esgoto é destinado é, inevitavelmente, o rio Cuiabá, pois ainda que o material seja lançado em córregos e/ou no rio Coxipó, a destinação final é a mesma.

Mesmo com todos esses números que chocam num primeiro momento, a secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) alerta que o rio não é considerado poluído em toda a sua extensão, que tem aproximadamente 828 km desde a nascente, em Rosário Oeste (a 117 km de Cuiabá), até a foz, no rio Paraguai. Possui, entretanto, trechos onde apresenta considerável grau de degradação da qualidade da água, o que diminui o rol de usos do recurso hídrico.

Plano de saneamento

No ano passado, a Águas Cuiabá assumiu o sistema de água e esgoto da Capital com limite de 18 meses para executar um Plano Emergencial de Investimentos na ordem de R$ 204 milhões. O prazo vence em janeiro de 2019 e está estipulado no aditivo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Estadual, a CAB Cuiabá S/A, CAB Ambiental S/A (ex-acionista controladora da concessionária) e a prefeitura.

Ao todo, o projeto prevê construção e ampliação de três sistemas de água, Ribeirão do Lipa, Parque Cuiabá e Coophema, e dois sistemas de esgoto.

Diariamente, cerca de 352,8 litros por segundo, o equivalente a mais de 1,2 mil metros cúbicos por hora de efluentes, são despejados dentro do Rio Cuiabá

Monitoramento da qualidade

A Sema monitora o Rio Cuiabá desde 1995. Ao longo da bacia, foram distribuídas 17 estações de monitoramento que adotam o Índice de Qualidade da Água (IQA) como avaliação. Na análise, são utilizados cerca de nove parâmetros para avaliar a adequabilidade do recurso hídrico tendo como uso preponderante o abastecimento público. A secretaria destaca que as categorias do IQA variam de ótimo a péssimo.

O último relatório, cujo monitoramento foi realizado entre 2012 e 2014 e o resultado publicado em 2015, apontou que em vários trechos a qualidade da água oscila entre boa e regular, sendo que a degradação da qualidade ocorre principalmente nas proximidades das áreas urbanas de Cuiabá e Várzea Grande.

Nas estações localizadas acima do córrego São Gonçalo e Barbado foram registrados os piores resultados entre os parâmetros monitorados. Conforme se afasta da área urbana, a qualidade da água começa a melhorar gradativamente, o que evidencia o processo de autodepuração ativo do rio.

Além da poluição da água, o rio Cuiabá enfrenta problemas como o desmatamento das áreas de Preservação Permanentes (APP’s), onde se encontram as nascentes, desmatamento das matas ciliares, destinação incorreta de resíduos sólidos e saneamento básico deficiente.

Tipos de poluição

Ainda de acordo com a Sema, existem dois tipos principais de poluição que afetam a bacia do Rio Cuiabá atualmente: o lançamento de esgotos por fontes pontuais sem tratamento ou com tratamento deficiente. Com relação aos lançamentos de empreendimentos, a secretária faz o monitoramento por meio dos setores de fiscalização e licenciamento. Em todos os casos, a competência para o tratamento dos esgotos nas cidades é do Poder Público Municipal.

Já o desmatamento e a falta de saneamento geram a poluição difusa, que é o material levado para o rio pelas chuvas. Esse problema é considerado mais difícil de ser resolvido e tem aumentado na bacia, evidenciado pela piora na qualidade da água no período chuvoso em alguns anos e pela presença de resíduos sólidos no rio.

Punição

A punição para quem for pego jogando lixo diretamente no rio está prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei n. º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998). As penas variam de seis meses a cinco anos de reclusão.

Segundo a Sema, os 2 principais tipos de poluição do rio são: lançamento de esgotos por fontes pontuais sem tratamento ou com tratamento deficiente

Fonte: RD News
Nome

Destaque,3,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,138,Geral,2470,PAPO DE ESQUINA,6,Política,926,Regional,1593,Rosário Oeste,1680,Social,100,Tecnologia,99,Variedades,1682,Videos,478,
ltr
item
Biorosario Notícias: Rio que nasce em Rosário Oeste recebe 352 litros de esgoto por segundo
Rio que nasce em Rosário Oeste recebe 352 litros de esgoto por segundo
https://lh3.googleusercontent.com/-pIFXCF5ijGA/WpfalnEiyRI/AAAAAAABe2U/G77zn37P5iQ_Jn07QBKG-fUcAT2OjtaswCHMYCw/rio_cuiaba_3_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-pIFXCF5ijGA/WpfalnEiyRI/AAAAAAABe2U/G77zn37P5iQ_Jn07QBKG-fUcAT2OjtaswCHMYCw/s72-c/rio_cuiaba_3_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/03/rio-que-nasce-em-rosario-oeste-recebe.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/03/rio-que-nasce-em-rosario-oeste-recebe.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy