Procuradoria autoriza deputados a votarem soltura de Mauro Savi

FONTE: REPÓRTER MT A Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa apontou não ver “nenhum impedimento legal para a realização da sessão que ...

2ca244aba6a209d2c87f330c7154a630

FONTE: REPÓRTER MT

A Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa apontou não ver “nenhum impedimento legal para a realização da sessão que deve deliberar acerca da medida cautelar imposta” ao deputado estadual Mauro Savi.

A Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa emitiu parecer autorizando que os deputados estaduais votem a soltura do colega Mauro Savi (DEM), preso na quarta-feira (9) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

O parecer foi emitido no último dia 9, porém, os parlamentares devem aguardar a iniciativa da defesa de Savi, que vai recorrer da prisão na Justiça, antes de decidir pela votação em plenário.

No parecer, o procurador-geral Gregory Maia lembrou a advertência do desembargador José Zuquim para que os deputados não votassem a soltura do colega, sob alegação de que está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) a possibilidade de Assembleias Legislativas reverterem prisões ou medidas cautelares de parlamentares. Caso descumpram, existe o risco de intervenção federal no Legislativo estadual.

Entretanto, o procurador destacou que o julgamento no STF não está concluso, com cinco votos contrários e quatro favoráveis às Assembleia, restando ainda o voto de outros dois ministros e o entendimento “poderá ser modificado, tornando-se maioria em favor da Assembleia Legislativa”.

Diante do impasse, a Procuradoria apontou não ver “nenhum impedimento legal para a realização da sessão que deve deliberar acerca da medida cautelar imposta” e, por isso, manifestou “pela viabilidade dos trâmites legais que culminem na realização da sessão plenária com o objetivo de analisar o cárcere provisório do parlamentar”.

Mauro Savi foi alvo das Operações Bereré e Bônus, esta última deflagrada na quarta-feira, que investigam pagamento de propina e fraudes em licitação no contrato da EIG Mercados com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no montante de R$ 27,7 milhões, entre os anos de 2009 e 2015.

De acordo com as investigações, o deputado teria usado o empresário Claudemir Pereira dos Santos, seu 'braço-direito', para esconder o recebimento de propina, no valor de R$ 3,9 milhões, da EIG.

Zuquim apontou em sua decisão que Savi utilizaria “várias pessoas interpostas, pessoas estas de sua confiança, seja por pacto de lealdade, seja pelo vínculo funcional de subordinação (servidores da Assembleia Legislativa), seja pelo parentesco” para não deixar “rastros da possível propina paga pela EIG”.

Na ocasião, além de Savi e Claudemir, foram presos os advogados Paulo e Pedro Jorge Taques, o empresário Roque Anildo Reinheimer e o ex-diretor-presidente da EIG Mercados, Valter José Kobori.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,151,Geral,2754,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1170,Regional,1851,Rosário Oeste,1779,Social,175,Tecnologia,318,Variedades,1978,Videos,661,
ltr
item
Biorosario Notícias: Procuradoria autoriza deputados a votarem soltura de Mauro Savi
Procuradoria autoriza deputados a votarem soltura de Mauro Savi
https://lh3.googleusercontent.com/-8SROlKalk6M/WvbaHPHBSiI/AAAAAAABlnM/-VsXqHbXhlYf7SMkQ3kuumZvkuW31oIvACHMYCw/2ca244aba6a209d2c87f330c7154a630_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-8SROlKalk6M/WvbaHPHBSiI/AAAAAAABlnM/-VsXqHbXhlYf7SMkQ3kuumZvkuW31oIvACHMYCw/s72-c/2ca244aba6a209d2c87f330c7154a630_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/05/procuradoria-autoriza-deputados-votarem.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/05/procuradoria-autoriza-deputados-votarem.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy