Governabilidade e mediocridade

Fonte Mídia News: No último fim de semana ministrei o módulo de “O Brasil e a Política Externa” no curso de pós-graduação “Geopolítica, Int...

cc426de62a7e19a62b6f821ca6eaccd8

Fonte Mídia News:

No último fim de semana ministrei o módulo de “O Brasil e a Política Externa” no curso de pós-graduação “Geopolítica, Inteligência e Política Externa” da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - Adesg. Tomo a liberdade de colocar aqui algumas das conclusões a que chegamos depois de excelentes discussões e debates  muito qualificados entre o professor e os alunos.

Começamos no cenário de mundo e encerramos no Brasil de agora e do futuro próximo. Estados Unidos, Rússia e China são os três grandes protagonistas políticos e econômicos do mundo moderno. Com seus arsenais militares, possuem problemas internos complexos dentro dos respectivos territórios.

De nada lhes adiantará os seus arsenais militares diante dos cenários ambientais, econômicos e do aumento populacional do mundo. Problemas políticos, ambientais, escassez de alimentos, de oxigênio e de recursos naturais serão seus maiores pontos frágeis.

Aqui entra o Brasil. O país não tem arsenais militares do mesmo porte e certamente não terá nunca. Mas tem um potencial fantástico que lhe dá a posse do maior ativo bélico, financeiro e econômico dos próximos anos: água, produção de alimentos, oxigênio, clima, recursos naturais florestais e minerais.  No futuro as armas se curvarão à sobrevivência.

Vamos ao Brasil. Como o país lidará com esse potencial, desgovernado como está. Pior. Como se mostrará pros próximos anos. Tomemos a eleição-tampão do Tocantins. No segundo turno 51,1% dos eleitores não compareceram ou anularam os votos e votaram em branco. Os eleitores brasileiros indicam isso pra eleição de 7 de outubro deste ano.

Quem se eleger se elegerá com margem pouco superior a 30% dos votos brasileiros. Não terá governabilidade pra lidar com a indignação popular que espera um ambiente de reformas estruturais graves e profundas já conhecidas. O pior é que o Congresso Nacional deverá se renovar em menos de 30%.

Teremos uma péssima equação: um presidente eleito sem representatividade da maioria dos votos, uma população querendo reformas e governabilidade, e o terceiro pior elemento: um Congresso Nacional não renovado, retrógrado, corrupto e incapaz de dar respostas aos dois pontos anteriores.

O Congresso Nacional tem a força constitucional de sufocar o próximo presidente e puxá-lo pra ambiente de mediocridade da política partidária e das práticas que estão aí escancaradas aos olhos de todos nós.

Numa leitura pessimista, ousaria dizer que o cenário mais próximo de nós a partir de 1º. de janeiro de 2019 será o de caos. Independente do presidente que seja eleito. O problema desce em cascata pra os estados também! Esperar pra ver.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,138,Geral,2473,PAPO DE ESQUINA,6,Política,929,Regional,1594,Rosário Oeste,1681,Social,100,Tecnologia,101,Variedades,1685,Videos,478,
ltr
item
Biorosario Notícias: Governabilidade e mediocridade
Governabilidade e mediocridade
https://lh3.googleusercontent.com/-OsY4AnVVqtI/WzQOc41pWxI/AAAAAAABqhs/U_wMNSLBoH8iW8OB8sSvBafixINyJSQawCHMYCw/cc426de62a7e19a62b6f821ca6eaccd8_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-OsY4AnVVqtI/WzQOc41pWxI/AAAAAAABqhs/U_wMNSLBoH8iW8OB8sSvBafixINyJSQawCHMYCw/s72-c/cc426de62a7e19a62b6f821ca6eaccd8_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/06/governabilidade-e-mediocridade.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/06/governabilidade-e-mediocridade.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy