Como é feita uma palavra cruzada?

Fonte: Extra 1) Primeiro, o editor seleciona a  temática  das palavras-cruzadas. Algumas grades seguem uma linha específica, como futebol ou...

s_19

Fonte: Extra

1) Primeiro, o editor seleciona a  temática  das palavras-cruzadas. Algumas grades seguem uma linha específica, como futebol ou youtubers famosos. A maioria dos desafios, porém, usa temas mistos – e eles precisam ser bem variados e equilibrados para não deixar as revistas repetitivas. Esses temas podem ser ciência, famosos, política, geografia etc.

2) Na hora de escolher as palavras que irão compor a grade, o trabalho se divide. Jogos mais complexos ficam a cargo de humanos, os cruziverbalistas (ou “construtores”, no jargão do ramo). Os mais fáceis são bolados por  programas de computador,  como Crossword Compilar e Simpathy, que fazem os cruzamentos por conta própria. No Brasil, a editora Coquetel possui o próprio software.

3) Os  cruziverbalistas  são colaboradores não fixos das revistas. Eles podem ter as mais diversas formações, de engenheiros a professores. Quanto mais variado o time de colaboradores, mais visões de mundo e perspectivas diferentes a revista terá. O modo como eles criam o passatempo depende do estilo pessoal: há quem use planilhas de Excel e outros que fazem tudo no lápis!

4) Mesmo os cruziverbalistas contam com uma ajudinha da tecnologia. Eles passam a carreira inteira alimentando um  banco de palavras  que serve como base na hora de montar um desafio. Leu o jornal e encontrou uma expressão interessante? Joga no banco de dados. Ouviu o nome de uma celebridade nova? Joga no banco de dados. Ele é o tesouro profissional de um cruziverbalista.

5) Para montar a grade, são selecionadas primeiro cinco ou seis palavras, sempre começando pelas  maiores.  Também recebem preferência os termos com letras “A” e “R”, porque elas são frequentes no português e permitem mais cruzamentos. Pelo motivo inverso, evita-se “H” e “X”. Nos EUA, o macete é semelhante. Tanto que, lá, 7% das cruzadas usam a palavra “era” (período de tempo). Não são permitidos sinônimos ou antônimos na mesma página.

6) Só então é que são elaboradas as perguntas (chamadas de “definições”). O espaço para escrevê-las é  minúsculo,  então a missão é criar um desafio intrigante e claro com o menor número de caracteres possível. Por exemplo: se a resposta for “morcego”, a definição pode ser “único mamífero voador”. Com três palavras e sem conectivos, o texto já passa duas informações sobre o animal. Geralmente, leva-se um dia para criar o jogo.

7) A palavra cruzada vai para o  avaliador,  que faz o trabalho de um editor. Ele encontra erros, melhora as definições e faz sugestões. Normalmente, uma grade volta para o cruziverbalista pelo menos uma vez antes de ser publicada. Com a ajuda da tecnologia, erros são cada vez mais raros, mas é comum o avaliador encontrar uma maneira melhor de formular a pergunta.

8) Os cruziverbalistas também têm seus pop stars, como Will Shortz, que trabalha até hoje no jornal The New York Times.  Ele foi o responsável por adotar palavras mais coloquiais e dar uma cara mais popular ao jogo. Em 2016, Will se envolveu em uma polêmica com outro conhecido do ramo: Timothy Parker, do USA Today, foi acusado de ter plagiado mais de 60 das suas palavras-cruzadas.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,153,Geral,2899,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1264,Regional,1937,Rosário Oeste,1815,Variedades,2595,Videos,740,
ltr
item
Biorosario Notícias: Como é feita uma palavra cruzada?
Como é feita uma palavra cruzada?
https://lh3.googleusercontent.com/-v2dnSmnWYlY/WzwWuPOOomI/AAAAAAABrUY/eIv0anTt-vUfK2M6j9WysqsMmAsL_9EIwCHMYCw/s_19_thumb%255B4%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-v2dnSmnWYlY/WzwWuPOOomI/AAAAAAABrUY/eIv0anTt-vUfK2M6j9WysqsMmAsL_9EIwCHMYCw/s72-c/s_19_thumb%255B4%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/07/como-e-feita-uma-palavra-cruzada.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/07/como-e-feita-uma-palavra-cruzada.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy