De plagiado

Fonte: Folha Max Quem inventou o voto secreto e universal foi um sujeito muito esperto e que não pensou somente do princípio democrático do ...

60eab5ae21540f1f19718db50b502e69

Fonte: Folha Max

Quem inventou o voto secreto e universal foi um sujeito muito esperto e que não pensou somente do princípio democrático do regime do povo para o povo, pois isso, via de regra, costuma ser conversa pra boi dormir. Mesmo assim acho; acho, não, tenho certeza, que o garnizezinho Professor Pardal (Gyro Gearloose, em inglês) criado em 1952 por Carl Barks para os estúdios Disney faria melhor para o ato de votar.

Convenhamos, se o voto fosse aberto, declarado, seria constrangedor para muitos. Como explicar ao boa-praça corrupto a escolha de outro ao invés dele? Seria difícil em muitas circunstâncias contrariar eleitoralmente o patrão, o amigo, ou desencantar o político que chorou no sepultamento de sua madrinha – muito embora não soubesse seu nome.

O garnizezinho chega ao texto misturando ficção e realidade. Imaginemos que o bípede inventor criasse um dispositivo que despertasse o senso de justiça, de responsabilidade cívica e de amor ao Brasil (a Mato Grosso e Cuiabá, também), e que o mesmo fosse colocado em todas as urnas pela nossa muito lenta e cara Justiça Eleitoral. Com ele, o eleitor ao “adentrar a indevassável cabine” – como diriam os ilustres letrados formadores de opinião – seria possuído por uma corrente cívica que não sugeriria nenhum (dos poucos) nomes bons, mas que teria força suficientemente capaz de impedir o voto intempestivo ou de cabresto.

Não temos em nosso plano o Professor Pardal. Se o tivéssemos, os poderosos tentáculos do politicamente correto, das ONGs, dos direitos humanos e do zeloso Ministério Público entrariam em cena barrando o dispositivo por considerá-lo nocivo a livre manifestação política.

Sem o dispositivo do Professor Pardal, iremos às urnas onde serão depositados votos de cabresto, de gratidão por apadrinhamento, de submissão, de medo e até mesmo de conivência. O previsível resultado é a continuidade do status quo.

Esse status quo é alicerçado em poderosas forças financeiras, econômicas, grupais, no marketing que age como na pistolagem sem se preocupar com as consequências do cumprimento contratual, na imprensa – quase sempre empenhada - também apelidada de quarto poder e até mesmo na cultura que nasce da máxima popular “quem não pode com o diabo a ele se alia”.

Não nos iludamos. As cartas estão na mesa. Uma ou outra peça será mudada, mas a essência do poder será a mesma, independentemente de quem vença, pois acima de siglas e de brigas gutembergueanas de fachada eles se completam – sempre foi assim.

Não temos o mundo da criação do Professor Pardal, que vive em Patópolis, onde nasceu, mas em compensação vivemos num país, num Estado e num município quase tricentenário onde sobra o Professor Gavião aqui plagiado pela grande e inconsequente indiferença de nossa gente com o amanhã de nossos filhos e netos.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,144,Geral,2561,PAPO DE ESQUINA,6,Política,998,Regional,1682,Rosário Oeste,1714,Social,129,Tecnologia,169,Variedades,1776,Videos,532,
ltr
item
Biorosario Notícias: De plagiado
De plagiado
https://lh3.googleusercontent.com/-Zzctb8zmefE/W0vTStgGxuI/AAAAAAABtTs/-PbYA2UfLekXsOdN1FeuxN7s14gH4dk2ACHMYCw/60eab5ae21540f1f19718db50b502e69_thumb%255B3%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-Zzctb8zmefE/W0vTStgGxuI/AAAAAAABtTs/-PbYA2UfLekXsOdN1FeuxN7s14gH4dk2ACHMYCw/s72-c/60eab5ae21540f1f19718db50b502e69_thumb%255B3%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/07/de-plagiado.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/07/de-plagiado.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy