E-derme permite sensação de toque e dor em mão biônica

Fonte: Oficina da Net A pele artificial é feita de tecido e borracha, incorporada com sensores para imitar as terminações nervosas. Um dos m...

implantes-avancados-1_750x469_5b34e00529440

Fonte: Oficina da Net

A pele artificial é feita de tecido e borracha, incorporada com sensores para imitar as terminações nervosas.

Um dos maiores problemas a serem sanados em relação a quem necessite usar um membro biônico, é justamente a falta de sensibilidade. A novidade da vez é que engenheiros biomédicos criaram uma nova geração de pele eletrônica que é capaz de restaurar um sensor de toque verdadeiro em pacientes que perderam membros e utilizam próteses.

"Depois de muitos anos, eu senti minha mão, como se uma concha vazia tivesse sido enchida com vida novamente," disse o testador anônimo que serviu como voluntário da equipe da Universidade Johns Hopkins, nos EUA.

A pele artificial é feita de tecido e borracha, incorporada com sensores para imitar as terminações nervosas. A e-derme recria não somente a sensação de toque, mas ainda estímulos sensoriais, como a dor, e retransmite os impulsos de volta aos nervos periféricos.

A pele eletrônica permite que o usuário possa sentir um espectro contínuo de percepções táteis, incluindo o toque leve e até estímulos nocivos ou dolorosos.

"Nós fabricamos um sensor que vai além das pontas dos dedos de uma mão protética e age como sua própria pele. Ele foi inspirado no que acontece na biologia humana, com receptores para toque e para dor.”

"Isso é interessante e novo porque agora nós podemos pegar uma mão protética que já está à venda no mercado e dotá-la de uma e-derme que pode dizer ao usuário se ele ou ela está pegando algo que é redondo ou se tem extremidades pontiagudas," disse o pesquisador Luke Osborn.

A equipe desenvolveu um “modelo neuromórfico” que é capaz de imitar os receptores de toque e dor do sistema nervoso humano. Assim, rastreando a atividade do cérebro através de eletroencefalografia, ou EEG, a equipe conseguiu comprovar que o voluntário estava mesmo conseguindo perceber as sensações na sua mão biônica.

A conexão da e-derme ao voluntário ocorreu de modo não invasivo, chamado de estimulação nervosa transcutânea, ou TENS. Para ter a sensação de dor, o voluntário tocou em um objeto pontudo. A dor não foi sentida em objetos arredondados, por exemplo.

A e-derme, porém, ainda não é sensível à temperatura. No teste inicial, a equipe focou apenas na detecção da curvatura do objeto (para percepção do toque e da forma) e nitidez (para percepção da dor).

O objetivo final é ajudar amputados a recuperar a sensação.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,168,Geral,3040,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1338,Regional,2035,Rosário Oeste,1855,Variedades,2694,Videos,796,
ltr
item
Biorosario Notícias: E-derme permite sensação de toque e dor em mão biônica
E-derme permite sensação de toque e dor em mão biônica
https://lh3.googleusercontent.com/-RmS20Ef8ATE/W100pWBeL1I/AAAAAAABuzI/r_isS0N8qzMBSBd824b55Y1uq_wkUJbSACHMYCw/implantes-avancados-1_750x469_5b34e00529440_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-RmS20Ef8ATE/W100pWBeL1I/AAAAAAABuzI/r_isS0N8qzMBSBd824b55Y1uq_wkUJbSACHMYCw/s72-c/implantes-avancados-1_750x469_5b34e00529440_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/07/e-derme-permite-sensacao-de-toque-e-dor.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/07/e-derme-permite-sensacao-de-toque-e-dor.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy