O desafio da profissionalização na empresa familiar

Fonte: Folha Max A empresa familiar é a mais antiga forma de negócio ao longo da evolução da humanidade. No Brasil e em Mato Grosso, represe...

a19efda5758d632c9ebf45e6436e26af

Fonte: Folha Max

A empresa familiar é a mais antiga forma de negócio ao longo da evolução da humanidade. No Brasil e em Mato Grosso, representa mais de 90% dos empreendimentos de pequeno a grande porte. Se por um lado é a mais frequente, por outro lado é a mais desafiadora na implementação de mudanças e inovações.

Mesmo demonstrando boa forma, com um crescimento de mais de 70% no mercado brasileiro, de acordo com pesquisa Global de Empresas Familiares da PwC de 2016, apenas 30% sobrevivem à segunda geração e apenas 5 em cada 100 chegam à terceira.

Então qual seria o caminho para ampliar o ciclo de vida da empresa familiar? Por mais doloroso e difícil que possa parecer, a única alternativa viável para a perpetuação do negócio familiar de maneira sólida se dá a partir do processo de profissionalização da família e da empresa.

Não é uma construção simples, pois existe um conflito latente o tempo todo. A lógica da família é ‘socialista’, ao buscar ser justa, equânime e oferecer oportunidades igualitárias; ao passo que a lógica da empresa é ‘capitalista’, já que quer obter resultados, alta performance, meritocracia e atender ao mercado.

A junção desses dois elementos por si só já é uma explosão! Portanto, uma das questões primordiais a serem equacionadas é justamente se a família deve servir a empresa ou a empresa deve servir a família.

Também existe um terceiro elemento chamado patrimônio, que quando não reflete exatamente as relações da família e da empresa, pode potencializar a confusão e aumentar conflitos. Entre os exemplos podemos citar quando um imóvel da família está somente em nome de um membro; quando uma empresa possui composição societária não convergente com a realidade; quando regimes de casamento não protegem o patrimônio, entre outros.

O primeiro passo é compreender a situação real da família empresária. Não há uma receita única, cada família tem sua realidade, necessidades e dilemas para enfrentar, por isso a importância de se fazer um diagnóstico inicial.

A partir desse mapeamento, pode-se reconhecer a mistura presente entre família e empresa, e clarificar os papéis em cada esfera: no ambiente familiar (pai, mãe, filho, neto, cunhado, genro), da empresa (presidente, diretor, gerente, comprador, vendedor, financeiro) e da propriedade (sócio, sócio investidor, sócio gestor). Cada um deles tem sua importância e abrangência.

Compreender e respeitar a hierarquia dos papéis contribui significativamente para a maturidade da família e a profissionalização da empresa. Existem mecanismos que ajudam a família empresária a se organizar, encontrando a forma mais apropriada de acordo com a geração que está no controle e com o contexto dos negócios.

Na fase inicial dos negócios, o fundador com foco em fazer acontecer, geralmente centraliza poder para aproveitar as oportunidades de mercado. Já quando se está na segunda ou terceira geração, há um número maior de sócios, o poder está compartilhado, por isso é preciso ter maturidade para que os familiares mais preparados assumam posições de controle e as pessoas mais competentes (da família ou do mercado) assumam a gestão da empresa.

Como você pode ver, não há varinha mágica! É tudo uma questão de muito esforço, equilíbrio emocional, trabalho em equipe e planejamento. O sucesso vai depender do conhecimento das relações de poder das famílias e da busca dos melhores caminhos para aperfeiçoar a governança familiar e empresarial.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,138,Geral,2473,PAPO DE ESQUINA,6,Política,929,Regional,1594,Rosário Oeste,1681,Social,100,Tecnologia,101,Variedades,1685,Videos,478,
ltr
item
Biorosario Notícias: O desafio da profissionalização na empresa familiar
O desafio da profissionalização na empresa familiar
https://lh3.googleusercontent.com/-59YMIlgjPeI/W0Vkkh62ojI/AAAAAAABsmA/HuJcHwgCp8QI7_uBbGHVLbEpIO_MiFNlACHMYCw/a19efda5758d632c9ebf45e6436e26af_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-59YMIlgjPeI/W0Vkkh62ojI/AAAAAAABsmA/HuJcHwgCp8QI7_uBbGHVLbEpIO_MiFNlACHMYCw/s72-c/a19efda5758d632c9ebf45e6436e26af_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/07/o-desafio-da-profissionalizacao-na.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/07/o-desafio-da-profissionalizacao-na.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy