Por unanimidade, TRE cassa mandato de Medeiros no Senado

MÍDIA NEWS E por 5 votos a 2, magistrados entenderam que segundo suplente Paulo Fiúza deve assumir Por unanimidade - 7 voto a 0 -, o Tribuna...

MEDEIROS

MÍDIA NEWS

E por 5 votos a 2, magistrados entenderam que segundo suplente Paulo Fiúza deve assumir

Por unanimidade - 7 voto a 0 -, o Tribunal Regional Eleitoral cassou, na noite desta terça-feira (31), o mandato do senador José Medeiros (Podemos).

Medeiros, que era primeiro suplente, está no cargo desde janeiro de 2015, quando o então senador Pedro Taques renunciou ao mandato para assumir o Governo de Mato Grosso.

Na mesma sessão, por 5 votos a 2, os juízes entenderam que Paulo Fiúza, segundo suplente, deverá assumir o posto.

O julgamento é resultado de uma ação que contestava a diplomação em razão de uma suposta fraude na ata  que da convenção que definiu os candidatos da chapa ao Senado em 2010. A chapa tinha Taques como postulante, e Medeiros e Fiúza como primeiro e segundo suplentes, respectivamente.

No início da sessão, o juiz relator Ulisses Rabaneda votou pela cassação de toda a chapa, inclusive de Pedro Taques. Assim, segundo Rabaneda,  deveria assumir o então candidato petista Carlos Abicalil.

Já a juíza revisora Vanessa Gasques viu motivos para cassar o registro de Medeiros, mas entendeu não haver razão para condenar Taques e Fiúza.

Acompanharam seu entendimento os juízes Jackson Coutinho e José Antônio Peleja, além dos desembargadores Pedro Sakamoto e Márcio Vidal, presidente do TRE.

Já o juiz Mário Kono acompanhou o voto do relator do caso.

A decisão deverá ter efeito imediato,  segundo o TRE, em razão do risco de haver perda do objeto, já que o mandato de Medeiros termina em janeiro de 2019.

Com a decisão, Medeiros ainda corre o risco de se  tornar inelegível. Segundo apurou a reportagem, será anotado um código na ficha de eleitor dele.  Essa anotação poderá levar ao indeferimento de uma eventual candidatura.

O caso 

A ação trata do caso que investiga a suposta fraude na ata de registro de candidatura de Pedro Taques ao Senado, e de seus suplentes nas eleições de 2010.

Inicialmente, a ata era composta por Taques como o líder da chapa e o deputado estadual, Zeca Viana, como primeiro suplente e o empresário Paulo Fiúza como segundo.

Entretanto, em agosto de 2010, Viana desistiu do Senado e foi concorrer uma vaga na Assembleia Legislativa. Desta forma, Fiúza teria que ter passado para a primeira suplência e o então policial rodoviário José Medeiros ficaria na segunda.

Contudo, Medeiros acabou na primeira suplência e Fiúza ocupou a segunda. A suspeita é de que houve assinaturas falsas na ata modificada.

Como Taques venceu a eleição para governador do Estado, José Medeiros ficou no seu lugar no Senado.

A investigação no TRE-MT foi extinta em novembro de 2014, mas em decisão dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez com que o processo fosse reaberto em 2016.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,151,Geral,2751,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1167,Regional,1844,Rosário Oeste,1777,Social,172,Tecnologia,315,Variedades,1974,Videos,656,
ltr
item
Biorosario Notícias: Por unanimidade, TRE cassa mandato de Medeiros no Senado
Por unanimidade, TRE cassa mandato de Medeiros no Senado
https://lh3.googleusercontent.com/-GoUlqkgXCdk/W2EUIi8B1lI/AAAAAAABvHs/Ncr716wrtJ0rgzrhP3oO3xc856UW-AOvgCHMYCw/MEDEIROS_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-GoUlqkgXCdk/W2EUIi8B1lI/AAAAAAABvHs/Ncr716wrtJ0rgzrhP3oO3xc856UW-AOvgCHMYCw/s72-c/MEDEIROS_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/07/por-unanimidade-tre-cassa-mandato-de.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/07/por-unanimidade-tre-cassa-mandato-de.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy