Você sabia que foi uma menina de 11 anos quem deu o nome a plutão?

Fonte: Mega Curioso Você gostaria de dar um nome para um planeta ou uma estrela? Pois, em 1930, uma menina inglesa de 11 anos despretensiosa...

374232919658

Fonte: Mega Curioso

Você gostaria de dar um nome para um planeta ou uma estrela? Pois, em 1930, uma menina inglesa de 11 anos despretensiosamente sugeriu o nome do atual planeta-anão Plutão (“Pluto”, em inglês). E a sugestão nada tinha a ver com o cachorrinho de estimação do Mickey, que também surgiu naquela época.

Isso porque, segundo o site Today I Found Out, o Pluto da Disney também foi criado em 1930, mas primeiramente com o nome de “Rover”. Apenas em 1931, no episódio “Moose Hunt” é que o personagem ganhou seu nome definitivo. Portanto, a menina não se baseou nos desenhos e sim em sua admiração pela mitologia grega e romana.

Sugestão no café da manhã

Venetia na época da sugestão do nome

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

A garotinha que teve a ideia do nome era Venetia Burney, uma inglesa que vivia em Oxford, na Inglaterra com a sua mãe e seus avós. Ela tinha uma família de estudiosos, sendo que seu pai — que morreu quando ela tinha apenas seis anos — era professor de Interpretação da Sagrada Escritura na Universidade de Oxford e seu tio-avô, Henry Madan, foi um importante mestre em ciências que nomeou duas luas da órbita de Marte: Deimos e Phobos.

O fato é que, no dia 14 de março de 1930, Venetia e sua família estavam reunidas em volta da mesa tomando café da manhã quando o nome foi sugerido, depois do avô da menina, Falconer Madan, comentar sobre a notícia da descoberta de um novo planeta na época (atualmente categorizado como anão).

A notícia publicada no The Times de Londres naquele dia de 1930 divulgou o seguinte:

Professor Harlow Shapley, diretor do Observatório de Harvard, anunciou hoje que o Observatório Lowell em Flag-staff, Arizona, descobriu um nono planeta. O planeta, que ainda não foi nomeado, está além de Netuno. É, provavelmente, maior do que a Terra, mas menor do que Urano.

A descoberta confirma a crença do falecido Dr. Percival Lowell que tal planeta existia e era, na verdade, o resultado de uma busca sistemática de vários anos em prol da crença do Dr. Lowell. Professor Shapley considera a descoberta mais importante desde a que revelou Netuno em 1846.

Planeta escuro

Ainda com menos artifícios para saber exatamente o tamanho dos planetas na época, a notícia acima foi divulgada sem os estudos suficientes para mensurar a dimensão de Plutão. Mas o fato é que o corpo celeste ainda não tinha nome e um debate rolou na mesa do café da manhã de Venetia.

Por gostar muito da mitologia grega e romana, e estar atualizada nos estudos dos planetas e suas distâncias relativas a partir do sol, a menina achou que o nome Plutão (Pluto) fosse ideal. Isso porque ela argumentou que Plutão é o deus do submundo e, geralmente, morava em um lugar que a luz solar não alcançava, fazendo com que este parecesse um nome apropriado para um planeta remoto e escuro.

Nome aceito

Seu avô, que era um funcionário aposentado na Universidade de Oxford, tinha uns contatos quentes e encaminhou a sugestão da neta para Herbert Hall Turner, professor de astronomia na Universidade de Oxford, que estava participando de uma reunião da Royal Astronomical Society (RAS), em Londres. Já havia um debate sobre como chamariam o novo planeta, mas ninguém envolvido pensou em Plutão.

Venetia faleceu em 2009 aos 91 anos

Fonte da imagem: Reprodução/Universe Today

Turner respondeu Madan, dizendo-lhe que a sugestão de Venetia era excelente. Daí até o convencimento dos outros cientistas foi rápido. Na época, no Observatório Lowell, os principais candidatos eram Minerva, Zeus, Atlas e Perséfone. Quando ouviram Plutão, muitos adoraram, pois não só era apenas a nominação por um ponto de vista mitológico, mas Plutão também começava com PL, que seria em homenagem a Percival Lowell, citado na notícia do The Times (acima).

Então, finalmente, em 01 de maio de 1930, o diretor do Observatório Lowell, Vesto Slipher anunciou que o nome do nono planeta seria Plutão.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,153,Geral,2855,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1241,Regional,1914,Rosário Oeste,1809,Variedades,2561,Videos,721,
ltr
item
Biorosario Notícias: Você sabia que foi uma menina de 11 anos quem deu o nome a plutão?
Você sabia que foi uma menina de 11 anos quem deu o nome a plutão?
https://lh3.googleusercontent.com/-i7zpumN_uh8/WzjgsbE1lPI/AAAAAAABrDw/k7fKwNGtSVoGuNfedq6l9NzN5jb27MfMACHMYCw/374232919658_thumb%255B3%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-i7zpumN_uh8/WzjgsbE1lPI/AAAAAAABrDw/k7fKwNGtSVoGuNfedq6l9NzN5jb27MfMACHMYCw/s72-c/374232919658_thumb%255B3%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/07/voce-sabia-que-foi-uma-menina-de-11.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/07/voce-sabia-que-foi-uma-menina-de-11.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy