Maggi afirma que chegada de ferrovia a Cuiabá pode fomentar a criação de um pólo industrial na capital

OLHAR DIRETO O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que a ampliação da malha ferroviária em Mato Grosso, inclusive com uma ligação...

RFP1477

OLHAR DIRETO

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que a ampliação da malha ferroviária em Mato Grosso, inclusive com uma ligação que passa por Cuiabá, poderá trazer indústrias para a Capital.

A intenção dos professores que criaram a proposta das duas ligações ferroviárias, uma ligando o município de Alto Araguai a Uberlândia (MG) e outra ligando Rondonópolis a Cuiabá e Sinop, é de ir além do transporte das safras e criar um pólo industrial no Estado. Um seminário acontece nesta segunda-feira (6) na Assembleia Legislativa para discutir este tópico.

O projeto foi elaborado pelos professores Luiz Miguel de Miranda, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sílvio Tupinambá, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e também por Carlos Antônio Garcia.

O intuito é que o Governo Federal abra para a licitação dois projetos de interesse para Mato Grosso, a ligação ferroviária de Rondonópolis /Cuiabá/Sinop (EF-262), ligando o Estado de norte a sul e a Ferrogrão que em breve será licitada.

A outra proposição da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) é ligar Alto Araguaia, em Mato Grosso, a Uberlândia, em Minas Gerais. Este trecho conecta com a Ferrovia Norte Sul em Rio Verde, em Goiás, e com a Ferrovia Centro Atlântica, em Uberlândia.

Para discutir este tema, acontece hoje (6) na Assembleia Legislativa o I Seminário de Transporte Multimodal de Mato Grosso. O evento contou com a presença de políticos como os deputados Wilson Santos (PSDB) e o presidente da ALMT, Eduardo Botelho (DEM), além de estudantes, pesquisadores, do reitor em exercício da UFMT, o professor Evandro Soares e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Jandir Milan, e também o ministro Blairo Maggi.

Maggi disse que esta discussão é de extrema importância para o Estado, já que apresenta as alternativas para o transporte da safra com um custo menor que o do transporte rodoviário.

“Nós somos um estado no centro geodésico da América do Sul, e isso quer dizer que a gente está meio longe de tudo. E uma das formas mais baratas de transportar grandes volumes é pelo trem. Então a discussão e a proposição de nós aumentarmos a malha ferroviária vem nessa direção de dar competitividade ao setor, e é bastante importante, a gente gasta muitos recursos no transporte por caminhões. À medida que nós pudermos diminuir isto com os trens, ficarão mais recursos nas mãos dos produtores que moram em Mato Grosso e investem em Mato Grosso, portanto melhoram a economia do Estado”.

De acordo com o ministro se buscará modelos diferentes de financiamento para a construção destas ferrovias, que ficará a cargo da União.

A intenção dos criadores do projeto vai para além do transporte das safras de Mato Grosso. De acordo com o professor Luiz Miguel de Miranda, o intuito é também transformar a região do Distrito Industrial em Cuiabá em um pólo de indústrias. O ministro Maggi afirma que com a infraestrutura necessária, e com a vinda da ferrovia, isto é uma possibilidade.

“À medida que você traz a infraestrutura para o Estado, você possibilita a industrialização, ninguém vem e coloca uma fábrica esperando que ela vai chegar no futuro. Depois que chegou aqui ele vai fazer as contas e certamente poderá muita coisa acontecer aqui”, disse o ministro.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,151,Geral,2754,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1170,Regional,1851,Rosário Oeste,1779,Social,175,Tecnologia,318,Variedades,1978,Videos,661,
ltr
item
Biorosario Notícias: Maggi afirma que chegada de ferrovia a Cuiabá pode fomentar a criação de um pólo industrial na capital
Maggi afirma que chegada de ferrovia a Cuiabá pode fomentar a criação de um pólo industrial na capital
https://lh3.googleusercontent.com/-TX1EQzJlBCk/W2t3PdYtHjI/AAAAAAABwAA/hh6OKsdb4XAyGb4W2KsAfjp1n_h9Spq-QCHMYCw/RFP1477_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-TX1EQzJlBCk/W2t3PdYtHjI/AAAAAAABwAA/hh6OKsdb4XAyGb4W2KsAfjp1n_h9Spq-QCHMYCw/s72-c/RFP1477_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/08/maggi-afirma-que-chegada-de-ferrovia.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/08/maggi-afirma-que-chegada-de-ferrovia.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy