Mistério ou turismo? Conheça os Mima Mounds, fenômeno ainda sem explicação

MEGACURIOSO Quem mora ou visita a cidade Olympia, em Washington (EUA), tem uma vista bem diferente. Quem for para o sul, encontrará, entre a...

23135624803098

MEGACURIOSO

Quem mora ou visita a cidade Olympia, em Washington (EUA), tem uma vista bem diferente. Quem for para o sul, encontrará, entre as áreas de preservação, uma paisagem composta por pequenos montes cobertos de grama que se estendem por centenas de quilômetros e são chamados de Mima Mounds, em inglês. Basicamente, pode-se dizer que é um grande campo de plástico bolha natural, coberto de pequenas flores que lembram um cenário paradisíaco.

A questão que cerca o local, no entanto, é sobre o surgimento desses montes. Desde a época das grandes navegações, existem lendas e hipóteses para explicar a formação dos Mima Mounds, mas ninguém ainda conseguiu acertar na mosca.

Em 1841, à primeira vista o explorador Charles Wilkes imaginou que fossem antigos túmulos indígenas, mas, quando ordenou que seus homens escavassem a área, todos tiveram uma surpresa. Apesar do tamanho dos montes — cerca de 2 metros de altura e 9 metros de largura —, não havia ossos nem sinais de qualquer outra presença humana, apenas muitas pedras redondas.

Já para os nativos americanos, a lenda que explica o fenômeno é bem mais criativa. Segundo eles, uma estrela cadente teria passado sobre a região, derrubando as pedras que depois foram cobertas, resultando no efeito de “bolhas” sob o solo. Contudo, há quem diga que foram os alienígenas que fizeram o serviço; por que não?

Obra da natureza

Voltando aos fatos e às hipóteses científicas, de acordo com o Departamento de Recursos Naturais (DNR) do estado de Washington, o solo dos Mima Mounds teriam se formado logo após a era glacial que cobriu a Terra cerca de 2 milhões de anos atrás. Quando as geleiras começaram a recuar, o gelo derreteu e acabou acumulando cascalho e pedras pela região. A teoria faz sentido, especialmente devido à localização geográfica dos montes.

Outras hipóteses apontam que eles surgiram por meio de ondas de choque de terremotos, inundações ou escoamento das próprias geleiras, o que explicaria as “lombadas” no solo.

Acredita-se, também, que possam ser o resultado da quebra do solo congelado em formas multifacetadas no final da era glacial. Isso teria permitido que o gelo penetrasse nas rachaduras e deixasse o solo amontoado quando derreteu. Apesar da explicação para a formação do solo, a origem dos montes ainda não convence os cientistas.

Outra opção, com vários adeptos — incluindo Walter Dalquest, professor da Universidade de Washington, e o biólogo Victor Scheffer —, é que a culpa é dos esquilos e das marmotas. Eles publicaram no Journal of Geology, em 1942, que foram os animais, famosos por escavar túneis subterrâneos, os arquitetos dos Mimas Mounds.

Segundo essa teoria, após o degelo da era glacial, a vegetação começou a crescer na área e atraiu os roedores. Esses animais, então, começaram a cavar túneis, mas logo teriam encontrado restos e materiais acumulados debaixo do solo, que organizaram em montes para poder facilitar o trabalho.

Dúvidas à parte, o que se sabe é que o local com certeza vale a visita. Vai que, entre um passeio e outro, você acaba matando a charada da origem dos Mima Mounds!

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,153,Geral,2890,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1260,Regional,1934,Rosário Oeste,1815,Variedades,2588,Videos,734,
ltr
item
Biorosario Notícias: Mistério ou turismo? Conheça os Mima Mounds, fenômeno ainda sem explicação
Mistério ou turismo? Conheça os Mima Mounds, fenômeno ainda sem explicação
https://lh3.googleusercontent.com/-gVLaxUEGgjs/W4cngIvkfCI/AAAAAAABzFo/EwNfM2gQYUAIdI2t82XFqIe0jLD4jL7qQCHMYCw/23135624803098_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-gVLaxUEGgjs/W4cngIvkfCI/AAAAAAABzFo/EwNfM2gQYUAIdI2t82XFqIe0jLD4jL7qQCHMYCw/s72-c/23135624803098_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/08/misterio-ou-turismo-conheca-os-mima.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/08/misterio-ou-turismo-conheca-os-mima.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy