MPE impugna candidaturas de Fabris e Bezerra, mas defesas contestam

GAZETA DIGITAL O Ministério Público Eleitoral em Mato Grosso (MPE-MT) impugnou a candidatura do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD). O arg...

PIVETTA

GAZETA DIGITAL

O Ministério Público Eleitoral em Mato Grosso (MPE-MT) impugnou a candidatura do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD). O argumento é que o político possui  condenação criminal estabelecida por colegiado. Além de Fabris, o deputado federal Carlos Bezerra (MDB) também é alvo de impugnação.

O pedido de registro de candidatura de Gilmar Fabris ao cargo de deputado estadual foi protocolado pela Coligação Pra Mudar Mato Grosso IV, composta pelos partidos DEM, PDT, PSD, PSC, MDB, PHS, PTC e PMB.

De acordo com a documentação apresentada à Justiça Eleitoral, Fabris foi condenado à pena de 6 anos e 8 meses de reclusão pela prática de crime contra a Administração Pública, mais especificamente peculato em continuidade delitiva (22 vezes). Por se tratar de uma decisão proferida por órgão colegiado a Procuradoria Regional Eleitoral entende que ele se enquadra na Lei da Ficha Limpa que barra a candidaturas de pessoas condenadas em 2ª instância.

O acórdão promulgado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) foi publicado no Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça Eleitoral nº 10301, de 24 de julho de 2018, marco inicial da inelegibilidade do candidato.

A inelegibilidade por condenação criminal está prevista na Lei Complementar nº 64/90.

No caso do deputado federal Carlos Bezerra (MDB), que teve o pedido de registro de candidatura para reeleição ao cargo pela Coligação Pra Mudar Mato Grosso 2, composta pelos partidos PDT, MDB, DEM, PMB e PSD, foi impugnado por falta de quitação eleitoral.

Ou seja, Bezerra foi condenado, em caráter definitivo, ao pagamento de multa eleitoral no valor de R$ 5 mil, por prática de propaganda eleitoral irregular. As impugnações serão julgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Outro lado - Ambos os candidatos se manifestaram por meio de notas. Confira abaixo

Gilmar Fabris - Lei da ficha limpa não barra registro de Gilmar Fabris, diz advogado

A assessoria jurídica da Coligação “Pra Mudar Mato Grosso” discorda veementemente da tese levantada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de solicitar a Justiça à impugnação do registro de candidatura do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) com base na lei complementar 135/2010, a popular “lei da Ficha Limpa”.

O registro de candidatura ainda será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em data ainda a ser definida.

“Respeitamos o papel do Ministério Público de cumprir sua missão constitucional de investigar, mas não há impeditivo para o deputado Gilmar Fabris obter o registro de candidatura e disputar a eleição. Tenho convicção que essa tese não prospera. No momento oportuno, faremos a devida contestação”, afirma o advogado José Patrocínio.

De acordo com o jurista, a lei da ficha limpa só veda a candidatura dos condenados em órgão colegiado após o esgotamento de recursos na segunda instância, o que ainda não ocorreu.

No pedido formulado pelo Ministério Público Eleitoral e assinado pela Procuradora da República Cristina Nascimento de Melo, é citado que nos autos da ação penal que condenou o deputado Gilmar Fabris a seis anos e oito meses de reclusão pelo crime de peculato ainda reúne embargos de declaração pendentes de julgamento. Ainda assim, defende a impugnação do registro de candidatura.

“Essa é a prova clara de que não houve o esgotamento de recursos na segunda instância. O embargo de declaração não foi protocolado com caráter meramente protelatório. Ainda há questionamentos tanto da defesa quanto da acusação. Assim, não há impeditivo para que o registro de candidatura seja impugnado pela Justiça Eleitoral”, sustenta.

Patrocínio ainda traça um paralelo com o direito penal para argumentar que sem o esgotamento de recursos em segunda instância, não há pena a ser aplicada.

“O Supremo Tribunal Federal entende que o esgotamento de recursos na segunda instância autoriza a execução provisória da pena. Basta lembrar do episódio da prisão do ex-presidente Lula. Somente após o julgamento dos embargos de declaração pela Segunda Seção do Tribunal Regional Federal da Segunda Região do Rio Grande do Sul é que foi autorizado o cumprimento da pena”, conclui.

Carlos Bezerra

Nota de esclarecimento

Informamos que a candidatura do deputado federal Carlos Bezerra (MDB) à reeleição segue regular junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT). Esclarecemos que a multa mencionada pela Procuradoria Regional Eleitoral foi aplicada à coligação das eleições de 2014 e foi inscrita em nome do Deputado Carlos Bezerra em decorrência de este ser o Presidente Estadual do MDB, portanto responsável pelo Partido.

A multa em questão foi parcelada e está sendo quitada, de forma que não existem mais impedimentos para sua quitação eleitoral, conforme demonstra a Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo próprio Deputado na última sexta-feira (17), junto ao Cartório Eleitoral de Rondonópolis. Portanto, a própria justiça eleitoral já deu baixa na pendência.

Assessoria de Comunicação
Deputado Federal Carlos Bezerra

Nome

Destaque,3,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,178,Geral,3523,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1606,Regional,2303,Rosário Oeste,1967,Variedades,3000,Videos,997,
ltr
item
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e região: MPE impugna candidaturas de Fabris e Bezerra, mas defesas contestam
MPE impugna candidaturas de Fabris e Bezerra, mas defesas contestam
https://lh3.googleusercontent.com/-uBMWP0mmW-g/W3yZq1iboyI/AAAAAAAByGQ/DrzrhiEOecgfIezqJi9mkU-yzZyye6VwACHMYCw/PIVETTA_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-uBMWP0mmW-g/W3yZq1iboyI/AAAAAAAByGQ/DrzrhiEOecgfIezqJi9mkU-yzZyye6VwACHMYCw/s72-c/PIVETTA_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e região
https://www.biorosario.com.br/2018/08/mpe-impugna-candidaturas-de-fabris-e.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/08/mpe-impugna-candidaturas-de-fabris-e.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy