Comprar seguidores e curtidas no Instagram: entenda os riscos

TECHTUDO Experimentos revelam que seguidores comprados não fazem perfil ser mais popular entre pessoas reais Comprar seguidores no Instagram...

image-1280140-860_poster_16x9-picd-1280140

TECHTUDO

Experimentos revelam que seguidores comprados não fazem perfil ser mais popular entre pessoas reais

Comprar seguidores noInstagram pode ser tentador. Diversos aplicativos e plataformas na web prometem aumentar o número de fãs, curtidas e até comentários em um curto espaço de tempo, sem esforço algum. Alguns oferecem contas falsas para "bombar" seu perfil, enquanto outros captam perfis reais, por meio de mecanismos para automatizar o processo de seguir as contas.

Os preços começam em torno dos US$ 2,99 — aproximadamente R$ 12, pela cotação atual. Com valores baixos para começar a investir, é natural que a tática pareça o atalho perfeito para quem quer se tornar um digital influencer ou divulgar sua marca. Mas os resultados revelam outro cenário, bem mais desanimador: no geral, o método funciona como uma antipropaganda. Entenda os riscos de comprar seguidores no Instagram com a lista que o TechTudo preparou.

Estratégia para conseguir curtidas e comentários no Instagram pode ter efeito contrário (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Estratégia para conseguir curtidas e comentários no Instagram pode ter efeito contrário (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

1. É contra os termos de uso do Instagram

Os termos de uso proíbem o usuário de coletar ou acessar informações de forma automatizada, por métodos não autorizados pela plataforma, o que abrange todas as aplicações que não sejam propriedade do Instagram. Dessa forma, sua conta pode ser desativada ou excluída, caso a rede social identifique o uso de bots para seguir, curtir, comentar, entre outras ações.

2. Você pode perder os seguidores comprados a qualquer momento

Como o Instagram exclui constantemente contas falsas, os seguidores fake comprados podem ser desativados pouco tempo depois. Ou seja, há uma grande chance de você gastar dinheiro e ainda perder seguidores de maneira drástica em seu perfil.

Preços de serviço para compra de seguidores e curtidas no Instagram variam conforme o pacote (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Preços de serviço para compra de seguidores e curtidas no Instagram variam conforme o pacote (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Preços de serviço para compra de seguidores e curtidas no Instagram variam conforme o pacote (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

3. É fácil perceber um perfil com seguidores comprados

Há duas formas mais comuns para investir em seguidores. A primeira é ao contratar um serviço responsável por criar contas falsas para curtir seu perfil pessoal ou da sua marca. Elas também podem curtir seus posts, conforme a negociação com a empresa. A segunda consiste em acessar um bot designado a seguir contas verdadeiras, curtir algumas postagens de forma automática e, depois de um tempo, deixar de segui-las. O objetivo é que pessoas reais sigam a etiqueta do "me segue que eu te sigo de volta" e passem a acompanhar a conta.

No entanto, os dois métodos deixam rastros. O primeiro é o mais aparente, pois esses perfis fake não têm fotos nem interações próprias. E mesmo no segundo, voltado para contas reais, é comum as pessoas deixarem de seguir após perceberem que se trata de um robô.

Contas falsas no Instagram costumam não ter postagens nem interações (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Contas falsas no Instagram costumam não ter postagens nem interações (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Isso ocorre quando o perfil curte várias fotos em um curto espaço de tempo ou tem 150 mil seguidores, mas apenas 200 curtidas por postagem, por exemplo. Esse tipo de conta também costuma ter uma quantidade enorme de curtidas em posts, mas poucos comentários, pois os likes são mais baratos. A presença massiva de comentários genéricos, como "É isso aí" ou "Legal", também desperta o alerta vermelho de compra de seguidores.

4. Estraga sua reputação

Caso seu intuito com a aquisição de seguidores seja se tornar influencer ou promover uma marca, o método pode ter efeito contrário. As empresas anunciantes possuem mecanismos para identificar se uma conta possui muitos perfis falsos e, caso encontrem, nunca farão negócio com você.

Os seguidores que perceberem a artimanha, provavelmente, não deixarão apenas de seguir a conta, como perderão a credibilidade na marca. Assim, a conversão de seguidores em clientes se tornar ainda mais difícil. Em algumas situações mais tensas, é possível que alguém exponha a fraude nos comentários e promova uma repercussão negativa para o perfil.

5. Seguidores falsos não geram engajamento

A métrica mais importante do Instagram é o engajamento. Ela é essencial para definir a divulgação do seu conteúdo no feed de seus seguidores e, eventualmente, na aba "Explorar". Por essa razão, é na taxa de engajamento — não apenas no número absoluto de seguidores em um perfil — que as marcas se baseiam na hora de contratar um influenciador.

O problema é: essa métrica nunca aumenta com a compra de seguidores e curtidas — pelo contrário, ela diminui. Isso porque esses perfis não vão efetivamente interagir com a conta, mesmo os que dão likes. As interações com post — curtidas e comentários — serão divididas pelo número de seguidores para gerar a taxa. Com um alto número de seguidores, o engajamento será baixo e não será possível se sobressair na rede social.

Conta com seguidores comprados não gera engajamento em posts (Foto: Reprodução/Hootsuite)

Conta com seguidores comprados não gera engajamento em posts (Foto: Reprodução/Hootsuite)

A falta de engajamento foi verificada em um teste realizado pela Hootsuite. Eles também contrataram o serviço de bot e, depois de duas horas, a conta já tinha 412 seguidores. Porém, ao postar uma foto, nenhuma dessas pessoas curtiu ou comentou. O perfil atingiu 1 mil seguidores no dia seguinte e, ainda assim, ninguém interagiu com a publicação.

6. Você não ganha dinheiro com perfis falsos

Apesar de saber que os perfis falsos não vão comprar seu produto, os interessados no serviço esperam dar "bombada" na conta e assim, serem mais vistos por pessoas reais. Porém, isso não se mostra verdadeiro na prática. Como dito anteriormente, sua taxa de engajamento cai e isso reflete em menos visibilidade no feed.

Em um experimento feito pela AdeEpresso em 2016, a loja online vinculada à conta do Instagram não conseguiu vender nada quando a empresa usou um bot (com o esquema de seguir pessoas reais). No período anterior, quando o perfil utilizou boas práticas para crescimento orgânico, houve compras reais.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,150,Geral,2693,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1109,Regional,1790,Rosário Oeste,1752,Social,166,Tecnologia,275,Variedades,1921,Videos,618,
ltr
item
Biorosario Notícias: Comprar seguidores e curtidas no Instagram: entenda os riscos
Comprar seguidores e curtidas no Instagram: entenda os riscos
https://lh3.googleusercontent.com/--jpDR0UGAoI/W413oUOSfMI/AAAAAAABzro/muEdCbijaDAnoL8XubwGPekniEzclOd_wCHMYCw/image-1280140-860_poster_16x9-picd-1280140_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/--jpDR0UGAoI/W413oUOSfMI/AAAAAAABzro/muEdCbijaDAnoL8XubwGPekniEzclOd_wCHMYCw/s72-c/image-1280140-860_poster_16x9-picd-1280140_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/09/comprar-seguidores-e-curtidas-no.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/09/comprar-seguidores-e-curtidas-no.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy