Juiz autoriza Mendes a usar o termo corrupção no horário eleitoral

MIDIA NEWS Em decisão, magistrado diz que propaganda não ultrapassou “os limites da crítica" O candidato a governador do Estado, Mauro ...

0015fdb3344cab21a43b9bb997c291d9

MIDIA NEWS

Em decisão, magistrado diz que propaganda não ultrapassou “os limites da crítica"

O candidato a governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), foi autorizado pela Justiça a utilizar o termo corrupção, durante o horário eleitoral, para se referir aos últimos oito anos de gestão do Governo de Mato Grosso. A decisão é do juiz eleitoral Jackson Francisco Coutinho.

O magistrado negou o pedido feito pelo candidato à reeleição, governador Pedro Taques (PSDB), que pretendia retirar do ar propaganda eleitoral que afirmava que “nos últimos oito anos, Mato Grosso sofreu muito com gestões incompetentes e corruptas, que afundaram nosso estado em dívidas e mancharam nossa história com escândalos de corrupção”.

De acordo com o juiz, a propaganda não ultrapassou “os limites da crítica, ainda que bastante contundentes, para invadir a esfera do abuso e da ofensa à honra ou à imagem do representante”.

“Entendo que a imputação de corrupção foi dada as gestões anteriores do executivo estadual e não diretamente a pessoal do Governador Pedro Taques. Em todo caso, a imprensa habitualmente noticia escândalos de corrupção vinculando inclusive a gestão do Governador, contra os quais cabe o ônus da prova”, afirmou o juiz, na decisão.

O juiz ainda pontuou que “a questionada expressão, embora apelativa, adstrita está às críticas políticas, não sendo razoável, mormente em respeito ao direito de informação do eleitor e o da liberdade de expressão, sancionar a conduta do representado”.

“Ao meu sentir é bastante natural e mesmo esperado que os players divulguem falhas e/ou condutas consideradas desabonadoras das gestões passadas como uma forma de promover suas respectivas campanhas”, destacou, acrescentando que a “naturalidade decorre do preceito de que a ‘liberdade de expressão não abarca somente as opiniões inofensivas ou favoráveis, mas também aquelas que possam causar transtorno ou inquietar pessoas, pois a democracia se assenta no pluralismo de ideias e pensamentos’", afirmou o magistrado.

Ainda no entendimento do juiz, não há como conceder o direito de resposta pleiteado por Taques, pois como vem caminhando a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, “deve priorizar a liberdade de manifestação do pensamento, na propaganda eleitoral gratuita, salvo quando houver ofensa à honra de terceiros ou noticiado fato sabidamente inverídico, nos termos do art. 220, caput, da CF/88”.

Argumentos de Taques

De acordo com a defesa de Mendes, o juiz não reconheceu os argumentos do candidato Taques, que afirmou que a propaganda combatida veiculou “informação caluniosa e, principalmente, injuriosa a respeito do candidato representante”.

Ainda segundo a defesa, o Ministério Público Eleitoral (MPE) também se manifestou pela improcedência do pedido.

Nome

Destaque,3,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,150,Geral,2693,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1109,Regional,1790,Rosário Oeste,1753,Social,166,Tecnologia,275,Variedades,1921,Videos,618,
ltr
item
Biorosario Notícias: Juiz autoriza Mendes a usar o termo corrupção no horário eleitoral
Juiz autoriza Mendes a usar o termo corrupção no horário eleitoral
https://lh3.googleusercontent.com/-S_LkHFrjlUg/W5zlx5WO1LI/AAAAAAAB0zE/va89lwRgJEMBk6po7yW7zkz1kH-ell5LQCHMYCw/0015fdb3344cab21a43b9bb997c291d9_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-S_LkHFrjlUg/W5zlx5WO1LI/AAAAAAAB0zE/va89lwRgJEMBk6po7yW7zkz1kH-ell5LQCHMYCw/s72-c/0015fdb3344cab21a43b9bb997c291d9_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/09/juiz-autoriza-mendes-usar-o-termo.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/09/juiz-autoriza-mendes-usar-o-termo.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy