MPF pede indeferimento da candidatura de Selma e suplentes

MIDIA NEWS A procuradora Cristina Nascimento de Melo, da Procuradoria Regonal Eleitoral, pediu o indeferimento do registro de candidatura da...

c2a1daa2cf5745f2d85b498736040e5e

MIDIA NEWS

A procuradora Cristina Nascimento de Melo, da Procuradoria Regonal Eleitoral, pediu o indeferimento do registro de candidatura da chapa que tem a ex-juíza Selma Arruda (PSL) como candidata ao Senado.

O pedido se estende aos suplentes Beto Possamai (1º suplente) e Clerie Fabiana (2ª suplente), ambos do PSL.

Conforme a procuradora, Clérie Fabiana não teve seu nome escolhido em convenção partidária do PSL, realizada em 4 de agosto.

Ao longo do pedido, Cristina Melo afirma que, ao contrário dos cargos proporcionais, a candidatura majoritária (Senado) deve ser definida por completo – com a indicação dos respectivos suplentes - no ato da convenção partidária.

“Neste passo, a candidatura a ser lançada é da chapa, una e indivisível, formada por três candidatos. É ela que será submetida ao sufrágio popular, daí a primeira premissa: para que a chapa subsista é necessário que os candidatos sejam escolhidos a tempo e modo pelo partido político ou consórcio partidário”, diz trecho do documento.

Conforme a procuradora, a chapa encabeçada por Selma “nasceu incompleta e inválida”, já que a indicação da segunda suplente após o prazo previsto em legislação eleitoral e sem a anuência de todos os partidos que compõe a coligação “Segue em Frente Mato Grosso”.

Cristina Melo ressaltou que o fato está, inclusive, relatado na ata da convenção do partido da ex-juíza.

“Para piorar, constou expressamente da ata de convenção do PSL que cabe “a coligação definir na convenção da majoritária a indicação do 2º suplente”.

“Acontece que os partidos coligados não se reuniram para deliberarem sobre a escolha do candidato do 2º suplente de senador da chapa majoritária encabeçada pela candidata Selma Arruda. Diante da inércia, o PSL, de forma intempestiva, deu como sua a vaga então aberta, a qual, a rigor, pertence ao consórcio partidário”, acrescentou a procuradora.

Segundo ela, a chapa deve ser indeferida por completo e não há nem que se falar em substituição de Clérie, já que, “a rigor, ela não é candidata”.

Também no pedido, a procuradora salienta que substituição não constitui uma oportunidade permanente para que os partidos e coligações escolham candidatos para suas chapas.

“A substituição apenas confere aos partidos e coligações o direito de trocar alguém que tenha sido tempestivamente escolhido em convenção por um outro candidato, quando o primeiro venha a falecer, renunciar ou, por qualquer motivo que não a falta de indicação partidária, ter seu registro indeferido”, afirmou.

“Logo, sem mais delongas, o Ministério Público Eleitoral se manifesta pelo indeferimento do presente requerimento de registro de candidatura, bem como da chapa majoritária respectiva”, concluiu a procuradora.

Outro Lado

Por meio de assessoria, a candidata Selma Arruda afirmou que o jurídico já está protocolando a defesa neste caso.

Nome

Destaque,3,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,150,Geral,2693,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1109,Regional,1790,Rosário Oeste,1753,Social,166,Tecnologia,275,Variedades,1921,Videos,618,
ltr
item
Biorosario Notícias: MPF pede indeferimento da candidatura de Selma e suplentes
MPF pede indeferimento da candidatura de Selma e suplentes
https://lh3.googleusercontent.com/-nsoiQqvUo-s/W470_1dcBsI/AAAAAAABz1c/kTas3nXSXG8h40ReqNcPEvRBnPUXUGBIwCHMYCw/c2a1daa2cf5745f2d85b498736040e5e_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-nsoiQqvUo-s/W470_1dcBsI/AAAAAAABz1c/kTas3nXSXG8h40ReqNcPEvRBnPUXUGBIwCHMYCw/s72-c/c2a1daa2cf5745f2d85b498736040e5e_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/09/mpf-pede-indeferimento-da-candidatura.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/09/mpf-pede-indeferimento-da-candidatura.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy