7 fatos sobre como era a vida dos adolescentes antigos

Fatos desconhecidos Ninguém tem dúvida alguma de que a adolescência é a fase mais visceral da vida humana. É neste período que entramos em c...

01110-38

Fatos desconhecidos

Ninguém tem dúvida alguma de que a adolescência é a fase mais visceral da vida humana. É neste período que entramos em contato com o mundo de verdade. A passagem da infância para a vida adulta é repleta de primeiras vezes, inclusive as decepções e os corações quebrados. Não minta para mim, apesar de todos os "arranhões", você sente saudade dessa época aonde parecia que o mundo era o seu quintal, não é mesmo? Os adolescentes não sabem que estão vivendo uma das melhores fases de suas vidas.

Basicamente, revendo a rotina dos adolescentes, eles vão à escola, se divertem com o seu grupo de amigos, flertam e passam todo o resto do tempo assistindo séries e na frente do celular. Mas como será que era a rotina dos jovens a no passado? Os adolescentes do passado estavam sujeitos a opressão, dificuldade e perigos. Ainda assim, olhando de perto, talvez eles não fossem tão diferentes dos de agora. Se ignorarmos que alguns eram oferecidos em sacrifício aos deuses e que outros mal nasciam os primeiros pelos e já eram obrigados a entrar no exército, podemos ver as semelhanças. Listamos 7 fatos sobre como era a vida dos adolescentes antigos.

1 - Educação era um privilégio

Hoje quase todos os jovens possuem acesso ao estudo. Educação básica, fundamental, média e superior são oferecidas aos jovens com sede de conhecimento. Segundo a Universidade Estadual de Michigan, no Egito Antigo, a educação era um privilégio para poucos. Só tinha acesso ao ensino quem fosse de família rica. Quem fazia parte do grupo dos privilegiados aprendia a ler, escrever e também conhecia a "mística" da aritmética.

Se formos para a Grécia Antiga, as coisas mudam um pouco. Nos primeiros anos, a educação primária era mais universal, porém, a educação secundária que ensinava retórica, ciências e filosofia também era reservada a adolescentes de família rica.

2 - O físico era indispensável

Nas culturas antigas, a fisicalidade era muito importante para a educação dos adolescentes. Na sociedade grega, os exercícios físicos foram introduzidos através da corrida, do salto, da natação, do arremesso, da luta e do levantamento de peso. Isso era de extrema importância para preparar os cidadãos para as guerras. Isso tornou o preparo físico parte central do sistema educacional grego. Os romanos, anos mais tarde, reaproveitaram essa ideia de usar o treino físico para preparar o povo para a guerra. Hoje essa prática permanece viva no sistema de educação ocidental.

3 - Eles sempre foram obscenos

Os humanos sempre gostaram de rabiscar coisas na parede - principalmente se for no banheiro de um bar. E é claro que essa característica é mais forte ainda nos adolescentes. Hoje, a maioria dos rabiscos que você encontra por aí foram feitos por um adolescente. No passado, não havia muita diferença nesse quesito. Uma análise de 2006 numa arte rupestre paleolítica, sugeriu que grande parte dos desenhos na caverna foi rabiscada nas paredes por meninos adolescentes.

4 - Jovens travessos

Os adolescentes do passado, no quesito "zoeira", eram tanto criativos quanto os do nosso tempo. De acordo com um achado arqueológico de 2015,  no Forte Romano em Vindolanda, Tyneside, a maioria do adolescentes antigos, assim como os modernos, não conseguiam evitar um pouco de malícia. Arqueólogos encontraram uma telha com uma impressão clara de um pé no concreto. Uma análise rápida da placa e da pegada mostrou que ela foi feita por um adolescente entre 160 e 180 d.C. Nada como um adolescente do passado que também pisava em concreto fresco.

5 - Garotos sombrios

Alguns adolescentes do passado conseguiam mostrar o seu lado mais sinistro ao mundo. Um documento grego datado do ano 267 d.C , forneceu provas de manipulação de resultados em um torneio de luta livre ocorrido no Egito. Funcionou assim: o pai de um adolescente lutador chamado Nicantinous, concordou em pagar suborno ao oponente de seu filho, Demetrius, se este estivesse disposto a perder a luta. E o valor pago seria bem alto. E esse não foi um caso isolado, ao que tudo indica, isso acontecia com muita frequência e os adolescentes sabiam muito bem o que estavam fazendo ao receber dinheiro em luta.

6 - Ritos de passagem

Por todo o mundo, por quase todos os tempos, os seres humanos sempre foram chegados em um rito de passagem. A maioria deles sempre aconteceu na adolescência, na grande passagem da infância para a vida adulta.  E quase sempre, esses ritos de passagem foram bem bizarros. O ativista político norte americano, Faith Spotted Eagle, contou recentemente que uma menina seria imediatamente isolada do campo depois de passar por seu primeiro ciclo menstrual nos tempos passados. Ela então seria iniciada em uma cerimônia de quatro dias, onde as outras mulheres a ensinaram a cozinhar, cuidar das famílias e enfrentar as tribulações da vida. A cerimônia acabou por cair em desuso, mas foi revivida na década de 1990 por uma pequeno grupo feminino.

7 - Muitos não chegarão lá

Talvez a parte mais triste dessa lista seja ver que no passado não era tão fácil chegar na adolescência. Isso é uma consequência das taxas inconstantes da mortalidade infantil ao longo da história. Nikki Brabaw, do estado de Michigan, escreve que no Egito Antigo, onde a expectativa de vida era de 30 à 40 anos, uma em cada dez mulheres morreria em trabalho de parto. Além disso, a mortalidade infantil era tão alta que muitos não receberam nomes até ficarem mais velhos. Muitos túmulos egípcios antigos são marcados apenas com "Os Osiris", nome em reverência ao deus do submundo, usado para identificar as crianças que nunca se tornaram adolescentes.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está agradecendo por ter nascido nessa época, aquele abraço.

Nome

Destaque,3,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,164,Geral,3025,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1332,Regional,2023,Rosário Oeste,1852,Variedades,2686,Videos,789,
ltr
item
Biorosario Notícias: 7 fatos sobre como era a vida dos adolescentes antigos
7 fatos sobre como era a vida dos adolescentes antigos
https://lh3.googleusercontent.com/-_6ya8WEOC3Q/W9daR6UgEVI/AAAAAAAB34U/7kkukD0oVx4-Eoeet1GgiiBwY2ZTAxO1gCHMYCw/01110-38_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-_6ya8WEOC3Q/W9daR6UgEVI/AAAAAAAB34U/7kkukD0oVx4-Eoeet1GgiiBwY2ZTAxO1gCHMYCw/s72-c/01110-38_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/10/7-fatos-sobre-como-era-vida-dos.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/10/7-fatos-sobre-como-era-vida-dos.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy