Mesmo sem obrigatoriedade, idosos exercem direito ao voto

MIDIA NEWS Voto é obrigatório até os 65 anos de idade; entrevistados relembram Ditadura e defendem: "sempre gostamos de votar" Viv...

c45870478ec614bd64a71e21bdd402b0

MIDIA NEWS

Voto é obrigatório até os 65 anos de idade; entrevistados relembram Ditadura e defendem: "sempre gostamos de votar"

Viver em tempos em que o direito ao voto não era garantido pela Constituição é recorrente na lembrança das pessoas idosas. Nos tempos obscuros da Ditadura Militar no Brasil (1964 a 1985), o voto era restrito.

À época, para dar um viés democrático ao regime, o pleito existia, mas era restrito a dois partidos e seguia regras estipuladas pelos militares no Poder.

Atualmente, no regime democrático, quem viveu nesses tempos não abre mão do exercício conquistado a duras penas, mesmo sabendo que, no Brasil, o voto é facultativo para idosos com mais de 65 anos.

O aposentado Manuel Ferreira da Silva, conhecido como 'Seu Maneco', tem 88 anos e lembra o que enfrentou há mais de 30 anos.

"Naquela época, só se dava palpite a favor do governo, o povo não podia se pronunciar. Já a democracia tem a vantagem de a gente poder falar contra o governo, apontar o que está errado. Naquela época, não. Eles mandavam prender. Graças a Deus veio a democracia”, afirma.

Manoel da Silva 04-10-2018

O aposentado Manuel Ferreira da Silva, conhecido como Seu Maneco, tem 88 anos

Hoje, ele diz que não abre mão do direito ao voto e, por isso, não falta às eleições.

“Eu sempre gostei de votar. Eu acho que é uma festa da democracia. Todo brasileiro tem que participar, para melhorar alguma coisa que às vezes não está certa. Eu gosto de votar. É muito agradável ir votar. A gente encontra com os conhecidos, fica batendo um papo”, conta o idoso.

Já para o aposentado Osmar Rodrigues, de 71 anos, o título de eleitor funciona como uma “arma do bem”. É no ato da votação que é exercido o poder de escolha aos que te representaram e que podem defender suas causas nos próximos anos.

“O titulo de eleitor é um direito que nós temos. Como abrir mão de um direito de dirigir o rumo do nosso País, da nossa cidade? Eu não abro mão. Se um dia eu tiver que votar na cadeira de rodas, eu vou votar na cadeira de rodas”, afirma.

Cenário político atual

No atual pleito eleitoral à Presidência, o País vive uma polarização de dois candidatos que aparecem entre os primeiros lugares nas pesquisas de intenção de voto: Jair Bolsonaro (PSL), candidato de extrema direito, e Fernando Haddah (PT), candidato de esquerda.

Os idosos não veem a polarização com bons olhos. Para Seu Maneco, os políticos esqueceram das demandas da população e brigam por interesses pessoais.

“Eu vejo que há mais interesse pessoal que coletivo. A política não se cria assim. É um local que, em quatro anos, a pessoa fica rica, enquanto a pessoa que trabalha 20 anos, 30 anos... E quando consegue uma casinha para morar está até bom, mas muitos não conseguem”, conta.

Osmar Rodrigues 03-10-2018

"Como abrir mão de um direito de dirigir o rumo do nosso País, da nossa cidade? Eu não abro mão"

“Para eu conseguir minha casa, e sustentar 12 filhos, tive que largar de trabalhar como empregado. Trabalhei por conta. Vendendo verdura, peixe, frutas”, relembra.

Seu Maneco afirma que “político é tudo igual”, e não há figuras de destaque no atual cenário.

No entanto, ao buscar na memória, se lembra do político Dante de Oliveira, responsável – dentre outras coisas – pela emenda que reestabelecia o voto direto no país, em 1985.

“Quem merece saudade é Dante de Oliveira. Ele me ajudou quando eu fui vítima de um enchente. A minha casa tinha água até na metade da parede. Os governantes prometeram indenizar a gente, mas passou dois anos e nada. Dante veio, era deputado federal na época, e conseguiu que a indenização saísse. Ele foi um político muito bom”, relembra.

Já para Osmar, a campanha à presidência deste ano é de pouca perspectiva de melhoria para população, onde o tema violência se torna o cerne da questão.

“Existe uma polarização e esses dois polos são a continuidade do que ocorreu nos últimos três governos do País. Com todos os seus defeitos, eles fizeram muitas coisas bonitas. Mas por outro lado deixaram a violência tomar conta do País. No outro polo, está o candidato que não aceita essa violência”, afirma.

Lado mais fraco

Manoel da Silva 04-10-2018

Para o Seu Manoel, "político é tudo igual"

Em entrevista recente ao MidiaNews, a presidente do abrigo Bom Jesus de Cuiabá, Cleide Miranda de Oliveira, 71 anos, contou que o local é pouco – ou nada – visto pelos políticos de Mato Grosso. Isso porque, segundo ela, “idoso não vota”.

O senhor Osmar acredita que, mesmo os idosos tendo as demandas como qualquer outra categoria de eleitores – saúde, educação e segurança –, são uns dos mais prejudicados.

“A corda sempre arrebenta no lugar mais fraco: o pobre, o idoso mal remunerado, esses são os que mais sofrem as consequências”, disse.

Ele pede para políticos e cidadão olharem de maneira mais atenta a população da terceira idade.

“O idoso ele é preterido, jogado pra escanteio. Eles acham que o idoso não tem mais capacidade, e esquecem da experiência que ele tem. Quantas vezes eu senti, de maneira velada, isso”, afirma.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,161,Geral,3004,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1322,Regional,2012,Rosário Oeste,1848,Variedades,2674,Videos,783,
ltr
item
Biorosario Notícias: Mesmo sem obrigatoriedade, idosos exercem direito ao voto
Mesmo sem obrigatoriedade, idosos exercem direito ao voto
https://lh3.googleusercontent.com/-xkfFi_ieS5Y/W7o_wD3EsaI/AAAAAAAB2oo/VQ04iNMeBkMgG4Q-Fxnl3uYQsod2pLbrACHMYCw/c45870478ec614bd64a71e21bdd402b0_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-xkfFi_ieS5Y/W7o_wD3EsaI/AAAAAAAB2oo/VQ04iNMeBkMgG4Q-Fxnl3uYQsod2pLbrACHMYCw/s72-c/c45870478ec614bd64a71e21bdd402b0_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/10/mesmo-sem-obrigatoriedade-idosos.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/10/mesmo-sem-obrigatoriedade-idosos.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy