Professora mato-grossense vence prêmio nacional com gincana educativa que prepara alunos para o Ideb

Fabiana Mendes - OLHAR DIRETO A professora Lucia Dagmar Hurtado Arruda foi uma das cinco vencedoras do prêmio ‘Professores do Brasil’, na ca...

MT-4º-E-5º-LUCIA-FOTO-2

Fabiana Mendes - OLHAR DIRETO

A professora Lucia Dagmar Hurtado Arruda foi uma das cinco vencedoras do prêmio ‘Professores do Brasil’, na categoria Esporte como Estratégia de Aprendizagem. Usando atividades lúdicas e motivadoras, ela criou a Gincana Educativa IDEB na EMEB Vinicius de Moraes, em Lucas do Rio Verde (a 354 quilômetros de Cuiabá).

A atividade desenvolveu a percepção, a imaginação, a fantasia e os sentimentos dos alunos, estimulando e melhorando a aprendizagem de forma integral. Isso preparou os estudantes para a prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aplicada pela primeira vez em 2017.

Além dela, outros quatro professores de Educação Física de escolas públicas do Norte e Nordeste do país foram vencedores. Leonardo Coelho de Deus, do Piauí; Mariana Silva Barros, do Pará; André Luiz Cyrino Oliveira, do Ceará, e Weliton de Freitas Silva, do Tocantins, realizaram projetos em que o esporte é a principal ferramenta pedagógica no ensino dos alunos da Educação Básica.

Segundo a assessoria de imprensa, o Instituto Península, que acredita no esporte como ferramenta para o desenvolvimento integral de alunos, apoia a categoria pelo segundo ano consecutivo por meio do Impulsiona, sua iniciativa que capacita professores a disseminarem os valores e práticas do esporte nas escolas. O concurso é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e reconhece práticas de professores aplicadas em sala de aula que visam à melhoria da educação.

“Nós do Instituto Península temos orgulho em apoiar a categoria no Prêmio Professores do Brasil e celebrar o trabalho de professores que fortalecem o esporte como uma poderosa ferramenta pedagógica. A prática esportiva regular melhora o desempenho de alunos em tarefas que envolvem simultaneamente cognição, aprendizagem e raciocínio lógico, e seus valores desenvolvem competências socioemocionais, aspectos muito importantes na formação das novas gerações”, comenta Heloisa Morel, diretora do Instituto Península.

Os cinco vencedores ganharão um vale de R$ 5 mil para investir nas escolas onde atuam. A edição 2018 do concurso premiou 30 professores em seis categorias (Educação Infantil - Creche, Educação infantil: Pré-escola, Ensino Fundamental - Anos Iniciais - Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos, Ensino Fundamental - anos iniciais: 4º e 5º anos, Ensino Fundamental - anos finais: 6º a 9º anos e Ensino Médio), além de temáticas especiais, como Esporte como estratégia de aprendizagem.

Sobre o Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com instituições que buscam reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Sobre o Instituto Península

O Instituto Península é uma organização do terceiro setor que atua nas áreas de Educação e do Esporte. Trabalha para aprimorar a formação dos professores porque acredita que eles são a base para uma escola pública de qualidade. Visa à formação integral de professores e estudantes para que sejam capazes de fazer escolhas melhores e terem uma vida mais plena. Foi fundado em 2010 pela família Abilio Diniz e tem como presidente do Conselho Ana Maria Diniz.

Sobre o Impulsiona

É a iniciativa de educação esportiva do Instituto Península, que utiliza o esporte como estratégia para o desenvolvimento integral dos alunos. Com foco em ampliar o repertório esportivo e disseminar os valores do esporte a crianças e jovens, o Impulsiona oferece cursos online e conteúdos digitais gratuitos para a especialização de professores de educação física, coordenadores pedagógicos e educadores. Lançado em julho de 2017, já alcançou mais de 10 mil escolas em todo o país.

    



Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,153,Geral,2894,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1260,Regional,1935,Rosário Oeste,1815,Variedades,2588,Videos,734,
ltr
item
Biorosario Notícias: Professora mato-grossense vence prêmio nacional com gincana educativa que prepara alunos para o Ideb
Professora mato-grossense vence prêmio nacional com gincana educativa que prepara alunos para o Ideb
https://lh3.googleusercontent.com/-BVYtGwJKMS8/W9XSRs8vkQI/AAAAAAAB3zc/9xL63jvFayEEzr53MfLEtNvQF45JE-UagCHMYCw/MT-4%25C2%25BA-E-5%25C2%25BA-LUCIA-FOTO-2_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-BVYtGwJKMS8/W9XSRs8vkQI/AAAAAAAB3zc/9xL63jvFayEEzr53MfLEtNvQF45JE-UagCHMYCw/s72-c/MT-4%25C2%25BA-E-5%25C2%25BA-LUCIA-FOTO-2_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/10/professora-mato-grossense-vence-premio.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/10/professora-mato-grossense-vence-premio.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy