Redação do Enem: como evitar os erros mais comuns

Revista Galileu Prestar muita atenção no enunciado é o primeiro passo para fazer com sucesso uma das etapas mais difíceis do exame Para muit...

5492740280_8d3f168541_o

Revista Galileu

Prestar muita atenção no enunciado é o primeiro passo para fazer com sucesso uma das etapas mais difíceis do exame

Para muitos, fazer a redação é um dos momentos mais desafiadores de prestar o Enem. Mas nada de pânico: separamos algumas dicas de como manter a calma e se sair bem na hora de escrever o texto. Confira:

Foco!
Um dos principais erros identificados pelos professores é a fuga do tema. Dependendo do caso, se a redação não abordar o tema proposto ou o formato dissertativo-argumentativo pedido pelo exame, a redação pode ser desclassificada.

Seja específico
Não basta colocar apenas o assunto proposto no título e na introdução do texto de forma generalizada: é necessário ressaltar argumentos específicos do assunto, prestando atenção no enunciado pedido e entender o recorte proposto.

Não precisa repetir o que a questão já diz
A professora de português e redação Thaís Pio dá como exemplo o tema da redação do Enem de 2015, a persistência da violência contra a mulher no Brasil. “No caso, não cabe ao candidato fazer um histórico da violência contra a mulher ou falar sobre o problema em outras partes do mundo”, diz ela em entrevista à GALILEU. “Note que o anunciado já reconhece a situação persistente na sociedade, logo, não é preciso convencer o avaliador da existência ou da gravidade do problema.”

Apresente soluções
Ressalte como o problema apresentado pelo enunciado pode ser resolvido — sempre trazendo propostas plausíveis a curto ou médio prazo. Falar da necessidade de conscientização, por exemplo, é válido, mas não é o suficiente: especifique quais são as instituições envolvidas e como poderiam agir.

Pense por conta própria
Não dá para fazer a redação no “jeitinho”. “É fundamental que o candidato esteja bem informado”, reforça Pio. Use a norma culta do português, evitando gírias, expressões regionais, frases feitas, ditados populares e chavões.

Segundo a professora, outro erro comum dos candidatos é tentar incluir palavras difíceis e pouco utilizadas no cotidiano. Ela, que já foi corretora de redações do Enem, confessa que é comum que os estudantes tentem escrever palavras “bonitas” que não combinam com o estilo do texto e resultam em erros de regência e concordância.

Revise
Após terminar o texto, vale dar uma relida no que escreveu e checar a concordância e as vírgulas nas frases e acentos nas palavras.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,168,Geral,3046,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1341,Regional,2037,Rosário Oeste,1857,Variedades,2698,Videos,802,
ltr
item
Biorosario Notícias: Redação do Enem: como evitar os erros mais comuns
Redação do Enem: como evitar os erros mais comuns
https://lh3.googleusercontent.com/-vSC-3sFjcrg/W9DgPJEE1rI/AAAAAAAB3j8/6HXlHrMuH9AiDh7v1XPVoLsNcPzD2Y4aQCHMYCw/5492740280_8d3f168541_o_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-vSC-3sFjcrg/W9DgPJEE1rI/AAAAAAAB3j8/6HXlHrMuH9AiDh7v1XPVoLsNcPzD2Y4aQCHMYCw/s72-c/5492740280_8d3f168541_o_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/10/redacao-do-enem-como-evitar-os-erros.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/10/redacao-do-enem-como-evitar-os-erros.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy