Aos 18 anos, advogado de Brasília é mais jovem do país a defender caso na tribuna do STF

G1-DF Mateus Costa Ribeiro apresentou ação contra lei do RS e foi elogiado por Fachin. Primeiro contato com advocacia foi durante castigo: e...

Mateus Costa Ribeiro, advogado mais jovem a defender caso no STF — Foto: TV Justiça/Reprodução

G1-DF

Mateus Costa Ribeiro apresentou ação contra lei do RS e foi elogiado por Fachin. Primeiro contato com advocacia foi durante castigo: ele precisou fazer habeas corpus para ver jogo do Corinthians.

O brasiliense Mateus Costa Ribeiro, aos 18 anos, tornou-se o mais jovem advogado do país a defender um argumento na tribuna do Supremo Tribunal Federal (STF). A “estreia” dele na mais alta Corte brasileira ocorreu nesta quinta-feira (8), com direito a elogio do ministro relator do processo, Luiz Edson Fachin.

Formado na Universidade de Brasília (UnB), ele apresentou uma ação direta de inconstitucionalidade contra uma lei estadual do Rio Grande do Sul que proibiu revistas íntimas de patrões a empregados.

“Rogo a vossas excelências que acolham o pedido definitivo desta ação direta e declarem inteiramente inconstitucional a lei questionada”, disse o jovem durante a sustentação oral.

O caso não chegou a ser julgado no mesmo dia porque foi adiado. Para Fachin, o jovem advogado – que ele definiu como “ilustre causídico [advogado]” – já faz parte de um grupo seleto de advogados.

“Vou procurar sintetizar as quase duas dezenas de páginas que tomei a liberdade de distribuir a vossas excelências não sem antes cumprimentar o jovem advogado que consumou pela primeira vez na tribuna fazendo uma sustentação oral que já o coloca no exercício escorreito do mundo da advocacia. Portanto, o congratulo efusivamente.”

Carreira precoce

Mateus entrou para o mundo da advocacia ao ser aprovado no curso de direito aos 14 anos. Entrou na UnB depois de conseguir uma liminar na Justiça autorizando o processo, e teve de fazer o ensino médio inteiro em 24 horas.

Ele passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na primeira tentativa, depois de quatro anos de curso. De acordo com a OAB, se tornou o mais jovem advogado do Brasil.

O pai de Mateus, João Costa Ribeiro Filho, também trabalha com direito. “Acredito que meu filho será um grande advogado e dará uma grande contribuição para o Brasil”, afirmou. A vocação do filho para a advocacia, segundo a família, surgiu de um castigo imposto por ele.

Mateus tinha 10 anos na época. De brincadeira, fez o primeiro habeas corpus – e ganhou a causa. “Era para eu ter liberdade de locomoção de ir à sala de TV para assistir ao jogo do Corinthians. Esse habeas corpus foi deferido, graças a Deus. Assisti ao jogo, e o Corinthians foi campeão.”

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,153,Geral,2890,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1260,Regional,1933,Rosário Oeste,1815,Variedades,2588,Videos,734,
ltr
item
Biorosario Notícias: Aos 18 anos, advogado de Brasília é mais jovem do país a defender caso na tribuna do STF
Aos 18 anos, advogado de Brasília é mais jovem do país a defender caso na tribuna do STF
https://s2.glbimg.com/el7Y0vOE9m7PeRVmRyeSaAnJ5lI=/239x0:1678x1080/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/I/X/KsI8dbTuKBwe6HlRZ7oQ/mateus-ribeiro.png
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/11/aos-18-anos-advogado-de-brasilia-e-mais.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/11/aos-18-anos-advogado-de-brasilia-e-mais.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy