Novato, deputado nascido em Portugal defende bandeira da Saúde

MIDIA NEWS Eleito por Tangará da Serra, Doutor João (MDB) avalia que setor deve ser descentralizado Morando há mais de 30 anos em Mato Gross...

8d722f020cf3dc346d017a063cabb32d

MIDIA NEWS

Eleito por Tangará da Serra, Doutor João (MDB) avalia que setor deve ser descentralizado

Morando há mais de 30 anos em Mato Grosso, o médico nefrologista Doutor João (MDB) disputou uma eleição pela primeira vez neste ano e foi eleito deputado estadual para a próxima legislatura, com 19.836 votos.

Natural do vilarejo de Santo Aleixo, próximo a Lisboa, em Portugal, João mudou-se para o Brasil aos três anos e morou nos estados de Minas Gerais – onde se formou em Medicina - e São Paulo – onde fez sua especialização. Desde 1985, está em Mato Grosso.

Sua candidatura, conforme ele próprio revela, surgiu meio que em uma “brincadeira”.

“Começou como uma brincadeira – no bom sentido da palavra. Em meio a uma conversa com meu filho. Ficávamos falando se ia ou não, se disputava ou não, até em função do trabalho social que eu já realizava, também por conta de exercer a medicina e ter esse contato diário com as pessoas, conhecer um pouco a realidade do Estado”, disse ele, ao MidiaNews.

“A ideia foi ganhando corpo, até que um dia sentei e decidi disputar. A família apoiou. Fomos para a rua, com pouco dinheiro, para encarar o eleitor, para pedir voto e graças a Deus deu tudo certo”, acrescentou o eleito.

Doutor João disse que, ainda durante a campanha, sentia que a população buscava uma renovação no Parlamento.

“A gente sentia nas ruas que as pessoas queriam mudança, em todos os sentidos, e, felizmente, tivemos sucesso”.

Descentralização da Saúde

Apesar de nunca ter ocupado um cargo público, Doutor João afirma conhecer um pouco da realidade do Estado, especialmente na área da Saúde.

E ele diz que essa será sua principal bandeira de atuação na Assembleia Legislativa. Uma das pautas, segundo o emedebista, é a defesa da descentralização da Saúde.

“Trabalho em Tangará há nove anos. Na hemodiálise, normalmente, 90% dos atendimentos são feitos pelo SUS (Sistema único de Saúde) e a gente vê muito o sofrimento das pessoas”, afirmou.

“Enquanto não descentralizar Saúde de Mato Grosso, você não consegue evoluir. É preciso pegar as regiões e dar condições de os munícipios atenderem ao menos o serviço básico”, disse.

Na avaliação dele, a construção de um novo Pronto-Socorro em Cuiabá, por exemplo, acaba transferindo do interior para Capital problemas já existentes.

“Não adianta construir um Pronto-Socorro de 300, 400 leitos, se você não arruma aqui em cima, vai cair tudo na Capital. Hoje estão num corredor velho, amanhã vão cair em um corredor novo”, disse.

“Minha ideia é levar esse projeto em frente, dar uma estrutura para as cidades de médio porte, cidades polo. Hoje, qualquer coisinha, a pessoa tem que pegar uma ambulância e parar no Pronto-Socorro de Cuiabá ou Várzea Grande. Isso é um absurdo”.

Sem repasses

Outro problema, segundo João, são os constantes atrasos nos repasses a Saúde dos municípios e que prejudicam, por exemplo, o funcionamento dos hospitais regionais.

“Na minha região tem um regional na Barra do Bugres. Aí fica 4, 5 meses com repasse atrasado. Acaba entrando em greve e aumentam os problemas”, disse.

“Em Tangará, por exemplo, tem um hospital municipal que a estrutura física dele é fantástica, maravilhosa, só que funciona com menos de 10% da capacidade. O governo tinha prometido um repasse mensal, mas não repassou nada. E aí fica assim: as prefeituras do interior não têm condições de bancar isso e acaba encarecendo para o Estado”, acrescentou.

Segundo o deputado eleito, esses são problemas que acontecem em todo o Estado e que geram não somente um alto custo financeiro, como também uma perda social muito grande a população do Estado.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,153,Geral,2874,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1251,Regional,1927,Rosário Oeste,1812,Variedades,2578,Videos,728,
ltr
item
Biorosario Notícias: Novato, deputado nascido em Portugal defende bandeira da Saúde
Novato, deputado nascido em Portugal defende bandeira da Saúde
https://lh3.googleusercontent.com/-MgBJzS8WEuw/W92ZvObeMHI/AAAAAAAB4bk/hx3Kqi4_EPgaM8ZCWsnqd1jYtD6DdCDwACHMYCw/8d722f020cf3dc346d017a063cabb32d_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-MgBJzS8WEuw/W92ZvObeMHI/AAAAAAAB4bk/hx3Kqi4_EPgaM8ZCWsnqd1jYtD6DdCDwACHMYCw/s72-c/8d722f020cf3dc346d017a063cabb32d_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/11/novato-deputado-nascido-em-portugal.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/11/novato-deputado-nascido-em-portugal.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy