POLÊMICA: Escola é denunciada por ter banheiro unissex

METROPOLES Uma escola pública do Paranoá terá de se explicar por manter um banheiro único para meninos e meninas. A acusação de pais de estu...

a6e0a91f680b1caa6ef4f335467a9c09

METROPOLES

Uma escola pública do Paranoá terá de se explicar por manter um banheiro único para meninos e meninas. A acusação de pais de estudantes da Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (CAP) é de que o centro de ensino tem propagado “ideologia de gênero” no local. Na última quinta-feira (1º/11), a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) notificou o colégio para que preste esclarecimentos.

Segundo a promotora de Justiça Catia Gisele Vargara, o órgão foi acionado pelos conselhos tutelares do Paranoá e do Itapoã após denúncia de familiares de alunos. A CAP possui apenas seis meses de funcionamento e afirma ter uma metodologia inovadora direcionada a estudantes de 4 a 8 anos, da educação infantil ao terceiro ano do ensino fundamental.

“Pedi informações sobre o caso e a adoção de providências para preservar a intimidade e privacidade das crianças, tendo em vista o dever de protegê-las integralmente”, disse a promotora. A escola tem até o fim desta semana para responder a notificação.

De acordo com o conselheiro tutelar Manuel Cardoso, alguns pais disseram que não sabiam sobre a existência do banheiro único, só a descobriram após o relato dos filhos. “Uns relataram que a menina chegou em casa contando que viu as partes íntimas do colega. Outros pais relataram que a filha estava receosa em ir ao banheiro porque os amiguinhos estavam a acariciando”, expôs.

Os conselheiros foram à escola para realizar vistoria e confirmaram que o toalete era usado ao mesmo tempo por crianças de diferentes sexos. “Não tenho nada contra a metodologia de ensino deles, mas temos que prevenir possíveis abusos. Como vamos intervir num banheiro em que todo mundo entra? Se fosse individual, entra um e o outro sai, estava tudo bem”, garante.

De acordo com Cardoso, o projeto original da escola apresentado à Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) tinha dois banheiros: masculino e feminino. Entretanto, quando a unidade de ensino começou a funcionar, foi adotado o cômodo único. “A escola nos disse que realizou reunião com as famílias dos alunos para tratar do assunto, mas nem todos os pais foram”, admite.

O filho de Jaqueline Mendes, 25 anos, estuda na CAP desde julho. Ela afirmou ao Metrópoles que não estava sabendo do ocorrido e nunca teve qualquer tipo de problema na escola. João Pedro, 6, disse a ela que o banheiro era separado.

Por sua vez, Deosciolcíto Silva, 53 anos, disse estar a par do ocorrido. “Minha esposa compareceu à reunião sobre o tema e, em nosso ponto de vista, essa polêmica não interfere na qualidade do ensino. Meu filho é muito bem acompanhado pelos monitores e professores do colégio. É uma ótima escola.”

Resposta

A direção da unidade pronunciou-se por meio de uma nota encaminhada pela Secretaria de Educação. A instituição afirmou não reconhecer “ideologia de gênero” como teoria ou conceito aplicável no campo dos estudos sobre educação em direitos humanos e educação para diversidade. “Portanto, inexistem projetos em andamento sobre o tema”, concluiu.

A escola também informou que está elaborando um material elucidativo sobre o projeto político-pedagógico diferenciado da unidade e demais questões pertinentes. “Até o momento, não houve objeção por parte da comunidade escolar na forma do uso dos espaços da escola”, finalizou.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,153,Geral,2891,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1260,Regional,1935,Rosário Oeste,1815,Variedades,2588,Videos,734,
ltr
item
Biorosario Notícias: POLÊMICA: Escola é denunciada por ter banheiro unissex
POLÊMICA: Escola é denunciada por ter banheiro unissex
https://lh3.googleusercontent.com/-5KC67lC_xMg/W-Sz10-NXII/AAAAAAAB4_E/gk3-4DMHkXkGkIaas8NctANrwQYyxa98ACHMYCw/a6e0a91f680b1caa6ef4f335467a9c09_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-5KC67lC_xMg/W-Sz10-NXII/AAAAAAAB4_E/gk3-4DMHkXkGkIaas8NctANrwQYyxa98ACHMYCw/s72-c/a6e0a91f680b1caa6ef4f335467a9c09_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/11/polemica-escola-e-denunciada-por-ter.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/11/polemica-escola-e-denunciada-por-ter.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy