BR-163: aumenta número de motoristas que abandonam local de acidente

ASSESSORIA Um caso é registrado a cada 28 horas no trecho sob concessão da Rota do Oeste A cada 28 horas um caso de abandono de local de aci...

download-1

ASSESSORIA

Um caso é registrado a cada 28 horas no trecho sob concessão da Rota do Oeste

A cada 28 horas um caso de abandono de local de acidente é registrado na BR-163, em Mato Grosso, onde a Concessionária Rota do Oeste registra um aumento no percentual de ocorrências desta natureza nos últimos três anos.  A prática é considerada infração e crime de trânsito, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De 1º de janeiro a 30 de novembro de 2018, foram identificados 286 acidentes em que pelo menos um dos envolvidos não foi encontrado pelas equipes da Rota do Oeste que fizeram o atendimento. O número representa 9% do total de ocorrências registradas nos 850,9 quilômetros sob concessão. O levantamento mostra ainda que em 93 casos tiveram vítimas e em seis foram registrados óbitos.

Em todo o ano de 2017, o abandono do local de acidente representou 7,8% dos casos, o equivalente a 252 ocorrências, com vítimas em 97 delas e mortos em 6 situações.  Em 2016, foram 203 registros (6,7% dos casos), com feridos em 93 situações e cinco óbitos.

O diretor de Operações da Rota do Oeste, Fernando Milléo, destaca que o levantamento da Concessionária demonstra que os casos são mais frequentes nas travessias urbanas da rodovia, sendo que a região de Sinop foi a que concentrou a maioria dos casos, com 23% dos registros. Em segundo lugar no ranking está a travessia urbana de Rondonópolis (11%), seguida do segmento de Sorriso (9%).

Milléo orienta aos usuários a acionarem a Concessionária, por meio do 0800 065 0163, sempre que ocorrer qualquer tipo de ocorrência no trecho sob concessão da BR-163. A medida pode salvar a vida de quem eventualmente se ferir. “As nossas equipes são preparadas para prestar o atendimento médico e dar o suporte necessário aos envolvidos em acidentes. Mesmo que o motorista se sinta ameaçado por terceiros, recomendamos que acione o socorro e siga para uma base da Polícia”.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao deixar de atender o que prevê o artigo 176 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista comete infração gravíssima, com pena de multa e suspensão do direito de dirigir. A legislação estabelece ainda medida administrativa (recolhimento do documento de habilitação).

O chefe da 6ª Delegacia da SRPRF-MT, Leonardo Ramos, destaca que há ainda os artigos 304 e 305 do CTB, que analisam como crime a situação de não prestar socorro às vítimas ou deixar o local do sinistro, mesmo que não existam feridos. “Sabemos que algumas pessoas deixam o local por diversos tipos de medos, como uma eventual agressão de terceiros. Caso haja a necessidade de deixar o local para preservar a sua segurança, o motorista deverá providenciar o socorro, mesmo que de forma remota. Quando falamos em prestar socorro, não é mexer na vítima, mas sim chamar os serviços especializados, como o Samu, Corpo de Bombeiros e o resgate da Concessionária, caso esteja na BR-163”, orienta.

Justamente para garantir essa assistência médica às vítimas de acidentes de trânsito, o artigo 301 do CTB veda a prisão em flagrante e exigência de fiança ao motorista envolvido em acidente que resulte em vítima, desde que preste “pronto e integral” socorro. “Não quer dizer que o responsável pelo acidente ficará impune. Ele vai responder pelo ato praticado, mas no primeiro momento não caberá prisão”, explica o PRF Ramos.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,173,Geral,3249,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1446,Regional,2125,Rosário Oeste,1897,Variedades,2822,Videos,890,
ltr
item
Biorosario Notícias: BR-163: aumenta número de motoristas que abandonam local de acidente
BR-163: aumenta número de motoristas que abandonam local de acidente
https://lh3.googleusercontent.com/-1TNqUF0PIN0/XCSkLYJ2XpI/AAAAAAAB_dk/KECo8DfCkUwuBZzGILsn-jEU4R3HifkUACHMYCw/download-1_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-1TNqUF0PIN0/XCSkLYJ2XpI/AAAAAAAB_dk/KECo8DfCkUwuBZzGILsn-jEU4R3HifkUACHMYCw/s72-c/download-1_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/12/br-163-aumenta-numero-de-motoristas-que.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/12/br-163-aumenta-numero-de-motoristas-que.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy