Examinador do Detran era líder de grupo que vendia CNHs há pelo menos 10 anos; veja nome

OLHAR DIRETO O delegado Sylvio do Valle, da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), divulgou...

Detran-9(2)(1)

OLHAR DIRETO

O delegado Sylvio do Valle, da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), divulgou que o “cabeça” do grupo criminoso que vendia Carteiras Nacionais de Habilitação a candidatos, sem a necessidade da realização de provas, é o examinador do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), Sílvio Bueno. No entanto, a polícia ainda investiga se haveria alguém acima dele no esquema.

A Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) deflagrou nesta quarta-feira (05) mais uma operação em Mato Grosso. O objetivo é o cumprimento de 60 mandados de prisão e busca e apreensão em várias cidades do Estado, com o objetivo de apurar um esquema de venda de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), que era operado de dentro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT).

“A delegacia fazendária recebeu umas informações no ano passado através de uma coordenadoria de fiscalização do Detran, informando alguns processos onde foram apuradas condutas suspeitas de crime.

A partir deste momento a delegacia instaurou inquérito e complementando o inquérito foram somadas denúncias anônimas, monitoramentos e nós chegamos a um grupo que se instalou dentro do Detran, e este grupo buscava a facilidade na obtenção da CNH por diversos candidatos”, disse o delegado Sylvio do Valle.

A quadrilha já estaria em atividade há pelo menos 10 anos. O líder do grupo, que foi preso na operação de hoje, é Silvio Bueno, um examinador do Detran/MT.

“Nós temos que [o cabeça] é um examinador do Detran. É ele quem coordena todo este esquema, ele quem faz as escalas de viagem, é a partir deste momento que são marcadas as provas práticas, onde é consumado o crime”, explicou o delegado.

A quadrilha chegava a cobrar até R$ 4 mil reais pela CNH. A Polícia Civil ainda não apurou a quantidade total de pessoas que podem ter adquirido as CNHs com este grupo e ainda investiga se existem outras pessoas envolvidas no esquema.

"A informação que nós temos é que os próprios instrutores ou donos de auto escola ofertavam esta facilidade para os candidatos, informando que eles teriam duas formas de retirar a habilitação, da forma normal, mais dispendiosa, que necessita fazer todas as aulas, exame teórico, depois fazer as aulas práticas e o exame prático, ou uma forma mais simplificada, que seria este pacote mais completo, que não precisaria fazer nenhuma aula teórica nem a prova, e também nenhuma aula prática ou a prova prática, e neste esquema a gente conseguiu apurar que conseguiam obter até R$ 4 mil”.

Já foram apreendidos quatro veículos, entre eles caminhonetes de luxo. Diligências foram realizadas também nas residências de examinadores aposentadas, e também estão sendo feitas no interior do Estado.

Operações semelhantes

Operações semelhantes foram realizadas ano de 2013 e 2014. A operação “Fraus" da Regional de Barra do Garças (2013) indiciou 125 pessoas no esquema de fraudes na obtenção e emissão de CNH. A operação Narted (2014) da Delegacia Fazendária indiciou 17 suspeitos envolvidos (servidores, ex-servidor, beneficiários, dono e ex-funcionários de autoescolas) no esquema de venda de CNH.

"Ainda assim as práticas ilícitas continuaram ocorrendo de forma persistente", analisa a delegada titular da Defaz, Maria Alice Barros Martins Amorim.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,163,Geral,3016,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1328,Regional,2019,Rosário Oeste,1850,Variedades,2678,Videos,789,
ltr
item
Biorosario Notícias: Examinador do Detran era líder de grupo que vendia CNHs há pelo menos 10 anos; veja nome
Examinador do Detran era líder de grupo que vendia CNHs há pelo menos 10 anos; veja nome
https://lh3.googleusercontent.com/-OYMnsWPO2Ag/XAg9p2Jn8UI/AAAAAAAB9IE/B1_0D5nqwDItWKfiQabi1LQuO_fSp8opgCHMYCw/Detran-9%25282%2529%25281%2529_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-OYMnsWPO2Ag/XAg9p2Jn8UI/AAAAAAAB9IE/B1_0D5nqwDItWKfiQabi1LQuO_fSp8opgCHMYCw/s72-c/Detran-9%25282%2529%25281%2529_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2018/12/examinador-do-detran-era-lider-de-grupo.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2018/12/examinador-do-detran-era-lider-de-grupo.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy